Quadrim Comenta - Valente

You are here: Home » Quadrim Comenta » Quadrim Comenta – Valente

valente_capasValente para Sempre e Valente para Todas
Autor: Vitor Cafaggi (roteiro e arte)
Editora: Pandemônio
96 páginas (Valente para Sempre) e 100 páginas (Valente para Todas)

 Vitor Cafaggi é um dos nomes mais brilhantes que surgiu nos últimos anos. Quando começou a publicar as tiras de “Puny Parker” ou Pequeno Parker em seu site (http://punyparker.blogspot.com.br), já se notava algo diferenciado: uma mistura da história do Homem-Aranha com um traço que remetia a Calvin. Porém, em 2010 Vitor resolveu lançar uma nova série de tirinhas: Valente. A série Pequeno Parker terminou no meio de 2011, mas Valente se mantém até hoje e pelo visto vai ser uma série duradoura, daquelas que se um dia terminar todos (leitores, fãs, profissionais, o próprio mercado) sentirão saudades.

Dito isto, antes de começar a descrever a história, preciso dizer: Valente é um cachorro como eu ou você.

Confuso? Explico: Valente, o protagonista das tirinhas feitas pelo genial Vitor, apesar de ser um cachorro antropomórfico (não diga isso 3 vezes em frente ao espelho!), tem as mesmas inseguranças, a mesma personalidade e a infinita capacidade de complicar a própria vida que muitos de nós temos.

Valente e Bu

Vitor, em “Valente para Sempre“, nos introduz na vida de Valente, um estudante aparentemente devastado pela vida já em sua juventude, cujos únicos momentos de felicidade são os sábados de RPG com os amigos ou os bate-papos com sua amiga Buana… Até que um dia ele vê uma bela gata (duplo sentido!) no ponto de ônibus e sua vida vira de cabeça pra baixo: a primeira paixonite, os “sonhos acordados” de um jovem apaixonado, a primeira decepção… Tudo isso cria uma conexão do leitor com o personagem, afinal qual de nós nunca passou por isso, qual de nós nunca torceu pro mocinho no fim da história conquistar a mocinha e cavalgarem num trator de jardinagem rumo ao pôr-do-sol? (nostálgicos entenderão)

A partir de seu encontro com Dama (a garota do ponto de ônibus), seguimos pela vida de Valente enquanto ele usa de flan de baunilha e truques da mágica para conquistá-la até se decepcionar ao descobrir que ela reatou com o ex… Apenas para conhecer Princesa (uma panda), também dentro de um ônibus, e começar a se interessar por ela e reviver todo o processo.

Porém, nesse ponto Vitor nos mostra como a busca do amor pode ser complicada: ao introduzir Princesa na vida de Valente, Vitor cria um triângulo amoroso que consiste no jovem apaixonado, a primeira paixão dele que percebe que tem sentimentos por ele e a paixão atual que ainda não quer namorar sério. E tudo gira em torno da decisão de Valente: continuar investindo em seu relacionamento com Princesa ou tentar recomeçar com Dama? Manter o “seguro” ou arriscar? E se algo que ele fizer colocar tudo a perder? E quando acontecer algo ruim, como lutar pra se reerguer?

Personagens Valente

No segundo volume “Valente para Todas“, Vitor explora melhor o triângulo amoroso onde Valente não consegue se decidir qual rumo tomar pois tem sentimentos pelas duas. Porém conforme o volume avança, vemos um dos relacionamentos se solidificando até que enfim parece que a situação está definida. Mas como toda boa novela, tudo pode mudar no fim de um capítulo, numa virada de página. E é isso que torna a história fascinante, pois ela se assemelha muito a coisas da vida real, que pode ter acontecido com você ou com aquele seu amigo tímido ou aquele nerd que você conhece do colégio.

É nesse volume que Princesa e Dama brilham. Se Valente é o indeciso, as duas pretendentes mostram personalidades bem definidas e podemos dizer que, embora com personalidades diferentes, ambas são leoas disputando o amor de Valente. É divertido ver as duas interagindo com ele, deixando-o cada vez mais sem saber o que fazer.

Os coadjuvantes não aparecem tanto na história com exceção de Buana (ou Bu), a “irmã” de Valente, que serve de confidente e voz da razão (embora em muitas tiras ela mostre um lado mais “maluca”). Eu particularmente gostaria de ver mais de Esopo (o melhor amigo) ou da própria irmãzinha de Valente, que nas poucas aparições que teve sempre foi hilária.

Valente e Esopo

Como destaque, eu gosto muito do estilo “tira de pensamentos” que Vitor usa em alguns momentos da trama, onde além da cena “normal” mostra a mesma cena com os pensamentos dos personagens. Uma maneira interessante de mostrar como muitas vezes as aparências enganam ou como podemos ser confusos com nós mesmos…

Se você gosta de tirinhas, é fã de Calvin ou então de histórias adolescentes estilo “Sessão da Tarde”, vá se divertir com Valente. Se você curte quadrinhos mais filosóficos, leia Valente e veja lições de vida. Se você é um(a) romântico(a) incorrigível, vá suspirar pelas desventuras de Valente em busca do amor perfeito.

E se você está pensando “mas porque eu vou comprar algo que eu leio na Internet de graça?”, te dou 4 razões para comprar os livros:

  1. Os livros vêm com uma galeria de extras feitos por outros quadrinistas;
  2. Ao comprar o livro, você prestigia o autor e valoriza o trabalho dele (e claro, ajuda ele a bancar novos exemplares e/ou outras obras);
  3. Você nunca vai ter um autógrafo do autor na tela do seu PC, caso o encontre numa convenção. A menos que leve um notebook e peça pro autor assinar;
  4. Vai que sua internet fique ruim (o que não é difícil aqui no Brasil)…

Um aviso antes de encerrar: A tiragem do primeiro volume está esgotada e nem 0 Vitor possui mais exemplares, porém você encontra exemplares sendo vendidos em lojas como a Comix ou a Monkix.

Luis Henrique Garavello Filho

Podcaster, fã de praticamente tudo de quadrinhos (DC/Marvel/Mangá/Tintin/Asterix/Mônica), uma Wikipedia viva de informações inúteis e um catálogo de personagens que você já esqueceu ou nunca ouviu falar!

Facebook Twitter 

Comentários

comentários


Esse espaço é destinado aos visitantes da Quadrim para interagir entre si e com os membros da equipe. Não é necessário realizar login, basta informar nome e e-mail. Pedimos a todos que se expressem com respeito e cordialidade, evitando ofensas gratuitas e palavras de baixo calão.

A Quadrim não se responsabiliza pelas opiniões postadas nesse espaço por seus visitantes, mas solicita a todos que se utilizem de sua liberdade de expressão com a devida atenção às regras normais de convívio social. Os comentários estão sujeitos a moderação no caso de descumprimento dessas instruções.


2 Thoughts on “Quadrim Comenta - Valente

  1. Muito bom o quadrinho. Preço super acessível,e vale muito a pena. Impossível não se identificar co algum dos personagens ou com alguma situação apresentada.

  2. Pingback

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.



Konami Easter Egg by Adrian3.com