Quadrimcast #43 - Turma da Mônica

You are here: Home » Quadrimcast » Quadrimcast #43 – Turma da Mônica

QC_43_Destaque_Artboard 1

Pegue seu ticket e embarque nessa viagem para o bairro do Limoeiro, #TropaQuadrimcast! Hoje temos a presença sempre ilustre de SIDNEY GUSMAN para celebrar o aniversário da mais famosa personagem brasileira dos quadrinhos! Sim, vamos falar da MÔNICA E SUA TURMA!

É isso aí amigos, a Mônica faz 50 anos (e se você está acompanhando as notícias, sabe que vem muita coisa por aí). E como não podíamos nos omitir de tão importante celebração, vamos fazer um passeio pela história da Mônica, como foi a criação dela, as editoras por onde ela passou, o que vem por aí de novidades no aniversário da “dona da lua” (© Cebolinha), curiosidades que talvez você nunca soube…

Para esta festa, temos André Faccas (@andrefaccas), Luis Garavello (@luisgaravello), Ricardo Sorvillo (@ricardosorvillo) e Walter Stodieck (@waltao), juntamente ao convidado já citado Sidney Gusman, contando a história da Mônica desde a sua primeira participação como coadjuvante do Cebolinha (que você pode ver abaixo) até os dias de hoje.

A estreia da Mônica nas tirinhas!

A estreia da Mônica nas tirinhas!

E não falamos só dela! Falamos de várias revistas que foram publicadas ao longo dos anos pela Maurício de Sousa Produções, falamos sobre algumas lembranças das nossas infâncias com a Mônica, o porquê saíram as Coleções Históricas, quais produtos serão lançados para comemorar o aniversário, informações EXCLUSIVAS sobre algumas coisas que ainda não foram anunciadas… E rolou até um quiz entre os participantes!

Quadros:
Abertura e Apresentação das participantes – 0min 00s a 1min 36s
Leitura de mails e comentários – 1min 36s a 23min 40s
Assunto Principal: Turma da Mônica – 23min 40s a 1h 29min 55s

Saiba ouvindo esta edição:
– Quem queria morar no bairro do Limoeiro!
– Quem nos xingou e quem nos elogiou pelo cast passado!
– Quem foi alfabetizado duas vezes pelo Maurício!
– De onde o Maurício se inspirou pra criar a turminha!
– Quem era a “Estherzinha”!
– Qual produto associado à crianças que o Maurício se recusa a licenciar!
– Quem já se encontrou com o Maurício!
– O que é “bocomoco”!
– Quais ouvintes nossos são criações de Stan Lee!
– Com que famoso vilão o Cebolinha foi comparado!
– Quem quer fazer um cast sobre o novo Papa!

Links!
A primeira propaganda do Jotalhão!
Tweet enviado por Marco Lupoi, diretor da Panini, parabenizando a aniversariante

Primeiro Volume das Tiras Clássicas, com o visual original da Mônica

Primeiro volume das Tiras Clássicas, com o visual original da Mônica

MOMENTO SOLIDARIEDADE!
Conforme dissemos no cast, estamos engajados na campanha “Somos Heróis” para arrecadar dinheiro para que o fã de quadrinhos Lucas Fraga possa comprar uma cadeira de rodas motorizada!

Para quem quiser ajudar, basta ir no site da Vakinha que lá tem todas as informações!

RESULTADO DA PROMOÇÃO DE Y!
E saiu o vencedor… Ou melhor, A vencedora dos 5 últimos encadernados de Y! É a Angélica Hellish, que mandou sua frase e foi a escolhida! Parabéns, Angélica, entre em contato conosco pelo nosso mail!

PROMOÇÃO TURMA DA MÔNICA!
E pra quem não ganhou, temos mais uma promoção, agora relacionada à nossa querida aniversariante! E dessa vez temos prêmios a rodo. Se da última vez premiamos um ganhador (no caso, ganhadora), dessa vez serão 5 ganhadores! Quer saber como participar? Vai lá no nosso post da promoção!

CAMISETAS FICTION CORPORATION!
Já visitou a nossa parceira FICTION CORPORATION pra comprar as nossas camisas CYCLOPS WAS RIGHT e SUPERMAN DO REINO DO AMANHÃ? Ainda não? Vai lá, clica no banner da Fiction ali do lado (e se você recebeu esse texto pelo feed, entra no site!) e compre uma camiseta bacana pra você usar naquele evento nerd, naquela festa de criança, na reunião de condomínio ou pra bater um papo no boteco com os camaradas!

Agradecimentos!
Queremos agradecer de coração ao pessoal que divulgou, comentou, retuítou, enfim, a todos que ajudaram a divulgar o Quadrimcast #42 sobre Y, com a galera do ComicPod!

Também queremos estender nossos agradecimentos especiais aos podcasts e sites que nos mencionaram em suas edições ou nos convidaram a fazer participações especiais:
RenegadosCast #28 – God of War, com a participação de Ricardo Sorvillo!

E você, quer fazer algum comentário? Dar uma sugestão? Divulgue o nosso cast, comente aí embaixo do post, envie seu e-mail para quadrimcast@quadrim.com.br!

Também estamos presentes nas redes sociais! Siga-nos no twitter do @Quadrimcast e dê um “curtir” na nossa página do Facebook! Faça parte da #TropaQuadrimcast e defenda o seu setor.

Vitrine by Walter Stodieck da 42 Brand Studio

Equipe Quadrim

Nerds e Apaixonados por cinema, séries de TV, animação, games e, especialmente, quadrinhos; os membros da Quadrim se reúnem aqui pra dar sua opinião, mesmo sem ninguém pedir, sobre todos os assuntos que fazem parte desse maravilhoso mundo.

Facebook Twitter 

Comentários

comentários


Esse espaço é destinado aos visitantes da Quadrim para interagir entre si e com os membros da equipe. Não é necessário realizar login, basta informar nome e e-mail. Pedimos a todos que se expressem com respeito e cordialidade, evitando ofensas gratuitas e palavras de baixo calão.

A Quadrim não se responsabiliza pelas opiniões postadas nesse espaço por seus visitantes, mas solicita a todos que se utilizem de sua liberdade de expressão com a devida atenção às regras normais de convívio social. Os comentários estão sujeitos a moderação no caso de descumprimento dessas instruções.


28 Thoughts on “Quadrimcast #43 - Turma da Mônica

  1. Pingback

  2. Equipe Quadrim|

    É isso aí pessoal, falamos da querida baixinha dentuça e gord… (QUADRIMCAAAAAAAAAAAAAST! POFT!)

    • Meus queridos, não lembro quando mandei um e-mail para vocês, mas os acompanho desde o lançamento do primeiro podcast de vocês. Nota 10 para a nova versão do site.

      Bem, sou professor de literatura desde os meus 18 anos e neste ano comemoro em abril 10 anos de profissão. Desde as primeiras aulas, as histórias em quadrinhos foram mote para muitos estudos de literatura em sala. Mas ao ouvir esse podcast sobre a Turma da Mônica, fiquei sem palavras. Genial o trabalho do Maurício. Acompanho a turma desde uma coleção que ganhávamos quando íamos aos postos de troca da Coca-Cola com várias tampinhas e trocávamos por revistas.

      Atualmente estou com turmas de segundo ano do ensino médio e os alunos deliram quando mostro a eles que a literatura Romântica tem tudo a ver com muitos quadrinhos (da Mônica aos X-Men). Imaginem a surpresa deles quando perceberam! Agora quando assistem a episódios da tv, já vão fazendo comparações, paralelos…

      E o site de vocês é recomendação básica nas aulas, assim como o da galera do NerdCast e do JurassiCast. Continuem fazendo bons pods! Espero um dia poder fazer um de literatura misturando o que já uso em sala.

      Sucesso!

      P.S.: Sou do Ceará, onde tenho a minha Rua do Limoeiro! Rs…
      Tenho o Boneco do Cascão que muda de rosto quando se baixa e levanta o boné. Queria a turma toda, mas nunca encontrei (foi um presente da minha mãe; nos anos 80)

      • Wilson, adoramos seu comentário. Sério mesmo, que bom que gosta de ouvir a gente e ainda adora a Turma! Vejo que está fazendo um bom trabalho com a galera mostrando que quadrinhos não são apenas (ótima) diversão, mas também arte. Fale pros seu alunos comentarem no site também, queremos conhecê-los!

        Nosso amigo JP Mayer, arte-finalista da DC, é da cidade Limoeiro aí do Ceará também. Pessoalmente, também costumo visitar Fortaleza.

        Um grande abraço!

  3. Cleberson Rodrigues|

    Bem pessoal, minha estória favorita da turma da Mônica é uma que eu não me lembro o número, mas que a Magali se depara com a chuva e a impossibilidade de sair de casa pra comprar comida e decide fazer mingau,é lógico que o gato fica desesperado, gostei desta estória pelo contexto que vivia enquanto lia, ainda era um infante de uns 8 anos e estava chovendo enquanto acompanhava essa formidável trama de um suspense inocente…

  4. Ainda não consegui baixar o episódio (coloquem uma opção do arquivo zipado, por favor) ma não posso deixar de falar qual a minha história favorita da turma da Mônica… Apesar de não se passar no bairro do limoeiro.
    É uma história linda com o Chico Bento e o nascimento de sua irmãzinha que no decorrer da história acaba morrendo e virando uma estrela… Lembro que na época em que li algumas lágrimas se formaram, pois a história é conduzida de forma emocionante e me emociona ainda mais agora que sou pai.
    Se alguém lembrar de qual revista é essa história eu gostaria de caçar em algum sebo para guardá-la e ler para minha filhota algum dia.

    • Luis Henrique Garavello Filho|

      Norberto, essa história da Mariana tem online no site do Ouro da Casa (http://ourodacasa.com.br/mariana/index.php). No mesmo site informa que foi a Chico Bento 87 da Editora Globo (1990).

      Inclusive no Ouro da Casa tem uma história do Sidney Gusman, Lino Paes e Jaime Podavin que faz uma homenagem a essa história que é muito emocionante também.

  5. Pingback

  6. Uma história da revista da Mônica que me marcou foi quando o Piteco encontrou uns anciões enclausurados numa caverna. Eles passavam a vida olhando pras imagens projetadas numa parede (eram sombras de quem passava pela entrada) e achavam que a realidade era só aquilo. Até que o Piteco perturbou tanto os velhos que eles o perseguiram até o lado de fora, onde descobriram as cores da vida real. Muitos anos depois, na faculdade, descobri que a HQ tratava do mito da caverna, de Platão. Muito bom!

  7. Alexandre Cavalcanti|

    Olá, galera da Quadrim,

    Meu nome é Alexandre Cavalcanti e, atendendo aos pedidos do Ricardo, resolvi sair do feed.
    Para vocês terem uma ideia de minha idade, fui alfabetizado com as saudosas revistas do Capitão América e Heróis da TV (com as histórias do Thor, Motoqueiro Fantasma e Mestre do Kung Fu).
    Enquanto estava ouvindo o podcast, parei para pensar o meu relacionamento com as histórias da Turma da Mônica.
    Eu adorava as revistas de atividades e as histórias da Turma da Mônica, e fazia questão de pedir para os meus pais, avós, tios, primos, quem quer que fosse, comprar uma pra mim na banca.
    Na medida que fui ficando mais velho, acabei deixando de lado as histórias do Maurício, e acabei passando para o meu vício em quadrinhos de super-heróis (continua com acento depois da Reforma Ortográfica) e, em especial, os quadrinhos do selo Vertigo.
    Nessa época, a Turma da Mônica passou a ser meu guilty pleasure, e deixava para ler as revistas na casa de amigos meus com criança, na fila da dentista…
    Hoje (e acredito que isso se deve muito ao trabalho do Sidão), voltei a ler Mônica com frequência. Recomendo para amigos meus e dou de presente para meus priminhos, inclusive.
    Uma das coisas que mais sofri ao ouvir o podcast vou imaginar a minha conta bancária sendo lentamente esvaziada a cada lançamento que o Sidão comentava (tenho certeza que vou ter problemas em casa…).
    No mais, um grande abraço para todos vocês.

    Alexandre

    P.S. Sei que teve gente que ficou irritada com os podcasts sobre Y. Penso o seguinte: se teve algo de sexista, isso pode ser apenas considerado como um comentário ruim, mas nada digno de nota, ou que desmereça o excelente trabalho de vocês.
    Só achei que vocês foram um pouco covardes (ou será que prudentes?), ao não deixarem o Márcio e o Brunão no mesmo podcast.
    Quero desafiar vocês a fazerem um Dossiê Wolverine e convidarem o Brunão para falar sobre a fase do John Byrne…

  8. Thiago Machado|

    Não farei comentários longos desta vez, pois este programa foi excelente e dispensa chover no molhado, ainda com a grande presença de Sidney Gusman.
    Já nato tenho dinheiro, e os anúncios feito pelo Gusman estão me incentivando a penhorar meus rins. à propósito, fiquei interessado no idéia embalagens utilizáveis, sou biólogo e ideias ecologicamente sustentáveis me interessam e muito, fico contente.

  9. Thiago Machado|

    Qual foi a história da Turma da Mônica que você mais gostou e por quê?
    Uma historia da Turma da Mônica que mais gostei, difícil, mas tem uma da minha infância que me lembro sempre, a que a Marina apareceu, com o seu ‘lápis mágico’, achei interessante uma personagem do ‘mundo de fora’ entrar no gibi, fora isto possuo um carinho especial por ela, pois sempre fui o nerd clássico e portanto me identifico muito com o franjinha, e pasmen possuo um grande fraco por garotas que possuam um pé nas artes.
    Sim, tomei um fora neste fim de semana.

  10. Thiago Machado|

    Andei olhando, rapidamente, sobre ovo da Pascoa da Turma da Mônica, e sabem, bem que eu gostaria de dar um para uma garota nerd de Belo Horizonte, ou arredores.

  11. Thiago Machado|

    E como o dia dos namorados esta bem próximo da Pascoa, por que não, fazer outros agrados.

  12. A história que eu mais gostei (não me recordo o título) foi quando a Mônica e a Magali se transformam em moscas por uma fada para espionar o clubinho dos meninos e saber tudo o que eles conversavam lá dentro. É uma história muito engraçada!

  13. Não tinha comentado o pod ainda… Muito legal mesmo pessoal,a nossa querida Mônica merece.

    Agora, vem cá… Verdade que o pessoal achou tão ruim o pod sobre Y?
    Tão precisando tomar mais maracujina…

  14. Pingback

  15. Pingback

  16. Na época em que lia Turma da Mônica regularmente, minhas histórias preferidas eram aquelas mais “viajantes” que saíam do cotidiano e arriscavam algo fora da realidade. Por exemplo, no dia em que a Enterprise caiu no Limoeiro (era uma versão mini, só cabiam umas três pessoas, hehe). Foi nessa edição que conheci Spock, que só tempos depois descobriria que fazia parte de um seriado chamado Star Trek.

  17. Obrigado, Quadrimcast, por resgatar de um passado distante uma memória tão agradável. Queria lembrar o nome do filme da Turma da Mônica a que assisti no cinema, mas não fazia idéia. O mestre Jedi Faccas nos agraciou com mais uma mostra de sabedoria: “A princesa e o robô”!

  18. Lembro também de uma época em que o coelho da Mônica não tinha nome. Era apenas “o coelhinho da Mônica” Acho que foi realizada uma eleição nas revistas pra decidir qual seria e acabou vencendo o nome “Sansão”.

  19. Pingback

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.



Konami Easter Egg by Adrian3.com