Recapitulando Game of Thrones - O que aconteceu até agora

You are here: Home » Colunas » Matérias » Recapitulando Game of Thrones – O que aconteceu até agora

gameofthrones01

Como você já deve saber, a terceira temporada de Game of Thrones estréia no domingo dia 31/03, e mais do que a maioria das séries por aí, a quantidade de tramas paralelas que vão convergir em algum momento é grande. Além de morrer personagem toda hora!

Pra ajudar você, amigo leitor, vamos relembrar a história até aqui, pra você poder acompanhar a estréia da terceira temporada (que promete MUITO!), sem ficar se perguntando: “Mas cadê o Ned Stark?

A Primeira Temporada

Game of Thrones começa em Winterfell, o reino do Norte, governado por Eddard Stark, casado com Catelyn, e tem 6 filhos, Rob, Sansa, Aria, Bran e Rickon, além do bastardo Jon Snow. Eles encontram uma loba gigante, símbolo de sua casa, morta pelo chifre de um veado. Seis filhotes foram encontrados junto a ela, o que todos consideram boa sorte.

Logo, Ned é informado que a comitiva do Rei Robert Baratheon, seu amigo de longa data, está chegando a Winterfell. O motivo, depois revelado, é a morte da Mão do Rei, Jon Arryn, amigo dos dois. Ned, relutante, aceita, para descobrir o que aconteceu a Jon Arryn e proteger o Rei. Ao mesmo tempo, Bran é jogado de uma janela do alto da torre por Jaime Lannister, que mantém um caso incestuoso com sua irmã, a Rainha Cersei.

Enquanto isso, nas terras além do mar de Westeros, o príncipe Viserys, da Casa Targaryen, planeja uma aliança com o Dothraki Khal Drogo, oferecendo sua irmã Dhaenerys em troca do apoio de seu exército.

Jon Snow, o filho bastardo de Ned Stark, resolve ir para a Muralha servir ao lado de seu tipo Benjen.

Enquanto a comitiva do Rei, na qual Ned leva suas filhas Sansa e Arya, viaja, Bran sofre uma tentativa de assassinato, o que força sua mãe Catelyn a seguir à capital Porto Real a fim de avisar Ned do perigo. Ela é recebida por Mindinho, um ex-namorado. Desconfiada dos Lannister, Catelyn acaba por encontrar o irmão da rainha, o anão Tyrion, e o prende, levando-o ao Ninho da Águia, Casa de Jon Arryn. Em um julgamento por combate, Tyrion é libertado, após se aliar a Bronn, um mercenário.

gameofthrones02

Em Porto Real, as investigações de Ned o levam a descobrir que os três filhos da Rainha Cersei não são de Robert. Ele confronta a Rainha e ameaça contar a verdade, quando o Rei Robert é ferido por um javali em uma caçada e acaba morrendo. Cersei acusa Ned de traição, ele é traído por Mindinho e condenado pelo sanguinário Joffrey, filho mais velho de Cersei, recém empossado Rei.

A prisão de Ned Stark desencadeia uma reviravolta na estrutura da série, pois seu filho Rob começa a reunir o Norte para lutar por seu pai, enquanto os irmãos de Robert, Stanis e Renly, achando-se herdeiros do trono de ferro, articulam seu aliados e exércitos.

Na Muralha, Jon Snow logo se mostra um guerreiro valoroso, ao lado de seu lobo branco Fantasma. O desaparecimento de seu tio Benjen para lá da Muralha força os Patrulheiros a formar uma expedição para investigar o crescente avanço dos selvagens no comando de Mance Ryder.

Além-mar, Daenerys Targaryen casa-se com Khal Drogo, e com o tempo apaixona-se por ele, e logo descobre-se grávida. As constantes cobranças e arrogância de Viserys acabam por irritar Drogo, que o mata derramando uma caldeira de ouro fervente em sua cabeça.

Depois disso, Drogo é ferido em combate e morre pelo ferimento. Daenerys perde a criança, os dois pela ação de uma bruxa escravizada por eles.

Ned Stark é então morto a mando de Joffrey, Sansa se vê prisioneira dos Lannister, e Arya consegue escapar, ajudada por um patrulheiro. Ela escapa de Porto Real junto a Gendry, bastardo de Robert Baratheon, e também perseguido.

As guerras entre os Stark e Lannister segue feroz. Robb, agora declarado Rei do Norte, captura Jaime Lannister. Tywinn Lannister, seu pai, ocupado com a guerra, denomina Tyrion como Mão do Rei. O Reino está dividido, com leão e lobo lutando ao norte, e os irmãos Baratheon em um embate ao Sul.

A temporada termina com Daenerys cremando o corpo de seu marido junto ao da bruxa e os ovos de dragão que ganhou de presente de casamento. Ela mesma entra no fogo, somente para sair de lá sem ferimentos, ao lado de três bebês dragões, prenunciando o problema futuro.

gameofthrones05

A Segunda Temporada

Se a primeira temporada podemos considerar Eddard Stark o personagem principal, o que não é de todo correto, a segunda é de Tyrion Lannister. Suas ações e embates psicológicos com sua irmã e a corte de Porto Real conduzem a trama.

A temporada começa com a chegada de Tyrion a Porto Real, a guerra entre os Stark e Lannister prossegue, e Daenerys ruma com seu khalasar para Westeros, apesar de muitos terem a abandonado. Em Pedra do Dragão, Stannis Baratheon alia-se a sacerdotisa vermelha Melisandre.

gameofthrones04

Robb Stark envia seu melhor amigo, Theon Greyjoy, rumo às Ilhas de Ferro encontrar seu pai Balon, para pedir sua ajuda na guerra. Mas Balon pretende conquistar o Norte. Enquanto isso, Catelyn ruma ao Sul para propor aliança a Renly Baratheon, e presencia o encontro e promessa de guerra entre os irmãos. Mais tarde, Renly é morto por uma sombra enviada (e parida!) por Melisandre. Catelyn é obrigada a fugir com Brienne de Tarth, uma guerreira de Renly, acusadas injustamente do assassinato.

Daenerys chega fragilizada a Qarth, uma próspera cidade onde todos estão interessados em seus dragões. Procurando chegar ao Norte, o grupo de Arya, disfarçada de menino, é capturado e levado a Harrenhal, onde fica a mercê de Gregor Clegane, A Montanha. Ela logo é levada a trabalhar servindo os soldados, e em pouco tempo se vê próxima a Tywinn Lannister, que desconhece sua identidade. Com a ajuda do misterioso Jaqen Hggar, ela começa a eliminar aqueles que a prejudicaram.

Para lá da Muralha, Jon e os Patrulheiros chegam ao Punho dos Primeiros Homens, e de lá ele parte em uma expedição comandada por Qorin Meia-Mão. Pouco depois, eles são capturados por um grupo de selvagens, entre eles Igrit, uma garota que acaba mexendo com o virgem Jon.

Theon ataca Winterfell, governada pelo jovem e aleijado Bran. O garoto consegue fugir com seu irmão Rickon, o cavalariço Hodor e a selvagem Oshea. Theon os persegue, e quando não consegue encontrá-los, queima dois garotos de mesma idade para provar força. Agora senhor de Winterfell, Theon logo verá que sua posição é fraca. A notícia da morte dos meninos, porém se espalhará em questão de tempo. Para Catelyn Stark, seu único filho a salvo é Robb, que vence todas as suas batalhas e acaba se apaixonando por uma enfermeira de Volantis, que serve no campo de batalha. Tomada pela dor, ela resolve enviar Jaime Lannister escoltado por Brienne para Porto Real, a fim de trocá-lo por suas filhas. Isso gera a revolta dos apoiadores de Robb, e minam sua força.

Em Porto Real, Tyrion luta para manter a ordem enquanto prepara a defesa da cidade contra a iminente batalha contra Stannis, que com a morte de Renly, arrebatou praticamente todo seu exército. A exceção é a Casa Tyrell, o qual acaba se aliando aos Lannister, com o noivado de Joffrey e Margaery Tyrell. Com a ajuda de Varys, Tyrion prepara secretamente o fogovivo, fortifica a cidade e prepara uma estratégia para bloquear a invasão.

O final da temporada é nada mais que empolgante. Temos principalmente a espetacular Batalha da Água Negra, com Tyrion colocando em ação seu plano, e lutando na linha de frente, enquanto Joffrey foge para os braços da mãe. Sandor Clegane, o Cão de caça de Joffrey, foge da batalha e de Porto Real. Os Lannisters vencem, com a chegada de Tywinn, que volta para assumir sua condição de Mão do Rei, o que deixa o então ferido Tyrion em uma situação complicada.

gameofthrones03

Em outras frentes, Daenerys enfrenta os Imortais, místicos de Qarth para retomar seus dragões que haviam sido roubados. Arya e seus amigos conseguem fugir de Harrenhal, após uma última ajuda de Jaqenn Hggar, que dá a ela uma moeda e os dizeres “Valar Morghulis”. Jon mata Qorin para provar que passou para o lado dos selvagens e se tornar um espião. Sansa procura uma forma de fugir e voltar para casa. E no Punho dos Primeiros Homens, os patrulheiros (e especialmente o melhor amigo de Jon, Sam Tarly), vêem a chegada dos Caminhantes Brancos, a ameaça mística que paira pela história.

Você pode também recapitular tudo que rolou no vídeo abaixo:

É isso. Impossível resumir todas as passagens, todas as informações interessantes em poucas linhas. Somente para você começar a acompanhar a terceira temporada (já falei que promete MUITO?), sabendo do que de principal rolou na série até agora. E a gente volta pra comentar Game of Thrones em breve. Até lá!

Ricardo Sorvillo

Ricardo Sorvillo é membro do Quadrimcast e mora na Terra Média, sempre passeia por uma galáxia muito distante e salva o mundo de invasões alienígenas às terças, mas sempre é trazido de volta por sua esposa e filho, com quem sempre entra em disputa pelo controle do vídeo-game.

Facebook Twitter 

Comentários

comentários


Esse espaço é destinado aos visitantes da Quadrim para interagir entre si e com os membros da equipe. Não é necessário realizar login, basta informar nome e e-mail. Pedimos a todos que se expressem com respeito e cordialidade, evitando ofensas gratuitas e palavras de baixo calão.

A Quadrim não se responsabiliza pelas opiniões postadas nesse espaço por seus visitantes, mas solicita a todos que se utilizem de sua liberdade de expressão com a devida atenção às regras normais de convívio social. Os comentários estão sujeitos a moderação no caso de descumprimento dessas instruções.


One thought on “Recapitulando Game of Thrones - O que aconteceu até agora

  1. Assisti à estréia da terceira temporada e achei bem fraquinha…
    A “cena” inicial, toda preta e só com o som das criaturas do inverno atacando os corvos eu achei uma puta sacanagem…
    E olha que essa é a trama que mais me interessa, com a história do John Snow…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.



Konami Easter Egg by Adrian3.com