Carmine Infantino: O lápis mais rápido

You are here: Home » Colunas » Matérias » Carmine Infantino: O lápis mais rápido
carmine-infantino

Carmine Infantino: 1925 – 2013

Por Octávio Aragão

Traços cinéticos, com jeito de sketch publicitário, Carmine Infantino era um estilista das HQs, cuja identidade residia mais nos esboços que na finalização e, talvez por isso, nem sempre agradasse aos leitores acostumados com os escorços de Neal Adams e John Buscema ou a fúria contida do desenho de Jack Kirby e Jim Steranko.

Se Kirby era o Rei, Infantino era o Deus da Velocidade. Quando desenhava personagens como Flash ou Adam Strange cedia a eles uma agilidade única, que, infelizmente, nunca gerou seguidores.

Apesar de conhecer suas histórias desde muito cedo, a primeira vez em que li o nome de Carmine Infantino – assim, completo, nome e sobrenome – foi em 1977, na contracapa da edição especial Superman contra Homem-Aranha, publicada pela EBAL, quando ele não desenhava, mas exercia na DC Comics um papel semelhante ao de Stan Lee, na Marvel. Já ouvi dizer que sua fase como editor foi conturbada, mas isso nunca me impressionou como o dia em que dei com o nome dele nas HQs da Era de Prata que eu tanto curtia.

A partir desse momento, aprendi a reconhecer um estilo e o mal estava feito. Deixei de lado o menino que era fã de personagens e pulei para o estágio seguinte: identificar os criadores pela obra. Era só olhar para um desenho e afirmar com certeza absoluta se era um Kubert, um Kane ou um Curt Swann. Isso, senhoras e senhores, tem nome. Chama-se maturidade. E boa parte da pouca que possuo devo a esse artista controverso.

Adeus, Carmine.

Mas, se possível, volte rápido.

flash123

Equipe Quadrim

Nerds e Apaixonados por cinema, séries de TV, animação, games e, especialmente, quadrinhos; os membros da Quadrim se reúnem aqui pra dar sua opinião, mesmo sem ninguém pedir, sobre todos os assuntos que fazem parte desse maravilhoso mundo.

Facebook Twitter 

Comentários

comentários


Esse espaço é destinado aos visitantes da Quadrim para interagir entre si e com os membros da equipe. Não é necessário realizar login, basta informar nome e e-mail. Pedimos a todos que se expressem com respeito e cordialidade, evitando ofensas gratuitas e palavras de baixo calão.

A Quadrim não se responsabiliza pelas opiniões postadas nesse espaço por seus visitantes, mas solicita a todos que se utilizem de sua liberdade de expressão com a devida atenção às regras normais de convívio social. Os comentários estão sujeitos a moderação no caso de descumprimento dessas instruções.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.



Konami Easter Egg by Adrian3.com