Amolando Faccas #7 - Alguns Pensamentos sobre Homem de Ferro 3

You are here: Home » Colunas » Amolando Faccas » Amolando Faccas #7 – Alguns Pensamentos sobre Homem de Ferro 3

Olá, tropeiros e companheiros de viagem.

Essa coluna é um tanto quanto restritiva, é apenas para quem já viu Homem de Ferro 3. Mas, se você ainda não viu e quer arder no mármore dos SPOILERS ASSASSINOS, fique à vontade.

clip_image001A escolha é totalmente sua.

Fique com uma imagem aleatória enquanto decide se lê ou não esta coluna.

clip_image003Cão-Vergonha esta aqui porque você ainda não viu Homem de Ferro 3

Ok, você ainda está aqui.

Vamos ao que interessa. Homem de Ferro 3 foi um filme polêmico. Ainda gera polêmica, dentro e fora do cinema. Uns amaram e outros odiaram. Eu mesmo já dei minha opinião no Quadrim Comenta do filme. Não ouviu ainda? Cão-Vergonha lamenta por você.

Mas, vamos ser honestos? HdF3 é no mínimo estranho. Afinal, se fosse uma obra-prima como dizem alguns por aí, seria aclamado pela maioria, como foi o filme dos Vingadores. Eu sei, foi injusta essa comparação, mas acho que você entendeu a ideia.

O que faz um filme ser bom ou ruim é um conjunto de algumas coisas importantes. Primeiro, um bom roteiro, cenas marcantes, atores inspirados e massavelhice, afinal é um blockbuster e não um drama iraniano para hipsters.

clip_image004Cena marcante E massavéia ao mesmo tempo, não? Além de gerar ótimos pôsteres.

O filme tem cenas marcantes?

Tem, vide o ataque à casa de Malibu, a sequência da invasão da mansão do Mandarim, Tony brincando de Cavaleiros do Zodíaco com a Mark 42 (entendedores entenderão, uma das minhas preferidas), entre outros.

Então, o problema não foi esse.

O filme tem atores inspirados em seus papéis?

clip_image005Pegadinha do Mallandro! Mas foi bem interpretada.

Faça-me o favor, que pergunta besta. Estamos falando de Robert Downey Jr aqui. Um cara que absorveu Tony Stark em seu organismo de tal forma que eu não sei se ele um dia vai sair do personagem. Ainda em um filme onde ele fica 80% sem a armadura, tem muita pérola que é coisa dele.

Temos Gwyneth Paltrow, Guy Pearce, Don Cheadle e, principalmente, Ben Kingsley que faz duas atuações brilhantes, isso ninguém pode negar. Mas ainda vou falar dele mais para frente.

Então, mais uma vez, o problema não está aqui.

Massavelhice? Ah, rapaz! É o que mais tem!

clip_image006Talvez a cena mais esperada. Essa sim decepcionou um pouco.

HdF3 tem poucas cenas super-heroicas, mas quando o faz, meu amigo, sai de baixo. É tiro, raios repulsores, mãos fumegantes derretendo metal em golpes de kung fu, é granada feita de enfeite de natal, soco, pontapé, quedas, destruição e caos de forma generalizada, principalmente em mansões e no porto (alguém lembrou também de Máquina Mortífera 2?).

Chega a tirar o fôlego e cansar, só de olhar. Por isso, mais uma vez concluímos que o problema também não é aqui. Onde estão os problemas, afinal?

No roteiro, obviamente.

Homem de Ferro 3 sofreu do que eu chamo de “Síndrome do Terceiro Filme”. Gente, desde Star Wars, Hollywood aprendeu a pensar em trilogias. Tudo é trilogia. Só que nem todas histórias são feitas para serem trilogias. HdF é claramente uma delas, afinal o personagem já faz sua quarta aparição no cima e ainda tem mais com Vingadores 2 no horizonte, isso sem falar de mais sequências do próprio HdF.

Mas o que é a “Síndrome do Terceiro Filme”? E por que ela foi determinante nesse filme?

clip_image007Senta aí e presta atenção, jovem!

Vamos lá, voltando a falar de trilogias. O terceiro ato é onde tudo se fecha, todos os plots se resolvem, o grande clímax. Tudo tem que ser maior, mais perigoso, mais intenso que os dois primeiros filmes. Isso foi agravado por um detalhe extra-roteiro: o fim do contrato de RDJ com a Marvel Studios, ou seja, se tudo der errado, não teremos mais o filho do senhor Downey vestindo a armadura do Vingador Dourado.

NUNCA.

MAIS.

Então, o que deve ter se passado na cabeça dos produtores? Vamos deixar o filme com o MÀXIMO de Robert Downey Junior que pudermos, e assim, foi criada boa parte das sequências do filme, onde Tony Stark está por conta, sem nenhum de seus bilhões de dólares em recursos disponíveis.

Mas o roteiro era baseado em Extremis! Adapta-se e ele vira mero McGuffin do roteiro, o meio onde os vilões ganharam seus poderes. E o Mandarim? Onde entra o Mandarim nisso? E o garoto, que ninguém lembra do nome? E a Dra. Maya Hensen? E o Happy? E a mudança do War Machine para Patriota de Ferro? E o trauma de Tony depois de Nova York? Ele está bem com a Pepper?

clip_image008

Entenderam onde eu queria chegar?

Muitos elementos dando caras distintas aos 3 atos do filme. Começamos com um filme íntimo, chegando a ter uma tensão da armadura quem sabe ficando viva; um filme da Disney, com menino adulto e tudo; e um buddy cop com o Rhodes, tudo isso ornado com cenas de tiradas do RDJ, um fiapo de trama do Mandarim que fez arder a bunda dos fanboys, mas não me incomodou nem um pouco.

Foi exatamente esse excesso que me incomodou.

Mas taí um caminho que a Marvel deve seguir. Porque esse é o custo do sucesso. Todos os atores querem mais dinheiro, os fãs querem mais personagens, mais atores que vão pedir mais dinheiro que antes e por aí vai. Dizem à boca pequena que um levante dos protagonistas dos Vingadores está sendo feito contra a Marvel Studios em relação a salários e se a Marvel for esperta vai resolver rápido para não perder os rostos de seu maior sucesso. E, curiosamente, adivinhem quem lidera esse levante?

Ele mesmo, Robert Downey Junior que hoje não tem mais contrato, depois de Homem de Ferro 3.

Enfim, acho que vimos a primeira escorregada da Marvel nos cinemas, que unindo todas as informações, tem mais a ver com grana do que com roteiro. Tomara que isso tudo se acerte e que nós fãs possamos aproveitar pelo menos mais um pouco do Universo Cinemático.

PS: Parem de se arder pelo Mandarim, sério.

André Faccas

André Faccas - 29 anos, aprendeu a ler com quadrinhos, que se tornaram tão vitais quanto Água e oxigênio. Nunca leu Sandman, acha Alan Moore superestimado e sente saudades de Frank Miller, antes de ser abduzido pela mídia. Mestre Jedi e espião do MI6, com licença para trollar.

Facebook Twitter 

Comentários

comentários


Esse espaço é destinado aos visitantes da Quadrim para interagir entre si e com os membros da equipe. Não é necessário realizar login, basta informar nome e e-mail. Pedimos a todos que se expressem com respeito e cordialidade, evitando ofensas gratuitas e palavras de baixo calão.

A Quadrim não se responsabiliza pelas opiniões postadas nesse espaço por seus visitantes, mas solicita a todos que se utilizem de sua liberdade de expressão com a devida atenção às regras normais de convívio social. Os comentários estão sujeitos a moderação no caso de descumprimento dessas instruções.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.



Konami Easter Egg by Adrian3.com