Quadrim Comenta - Wanted: O Procurado

You are here: Home » Quadrim Comenta » Quadrim Comenta – Wanted: O Procurado

wanted01Wanted: O Procurado
Autores: Mark Millar (roteiro) e J.G. Jones (arte)
Editora: Mythos
152 páginas

Sabe quando você quer convencer sua esposa “que essas coisas que você lê não são uma perda de tempo” ou quer provar para seus pais que histórias em quadrinho também são literatura ou até mesmo indicar uma boa oportunidade de entrada na nona arte para aquele seu colega de trabalho, indicando uma boa história em quadrinhos?

Definitivamente, Wanted não é o encadernado mais indicado para isso.

Na realidade, a melhor definição para Wanted é guilty pleasure, que em português podemos traduzir – não tão bem – como prazer secreto. É aquele chocolate que você guarda dentro da gaveta do escritório, aquela hora a mais que você fica jogando videogame depois que sua esposa foi dormir e que você sabe que vai te fazer falta na hora de acordar, a sensação secreta de prazer ao ver aquele desafeto ser despedido ou quando aquele amigo leva um chifre da namorada que era “muita areia para o caminhão dele”.

wanted02

Wanted não é um bom gibi. E não “bom” no sentido de bem escrito ou bem desenhado, mas no sentido que ele não tem uma boa mensagem, muito pelo contrário.

Wesley Gibson é a mais perfeita encarnação do loser americano. Sério, o cara é tão perdedor, mas tão perdedor, que tem a cara do Eminem. A namorada o trai com o melhor amigo. Ele é humilhado pela chefe em seu trabalho boçal, que ele odeia mais do que tudo. Hipocondríaco, sofre bullying dos vizinhos e de qualquer um que cruze seu caminho.

wanted03

Ele joga toda a responsabilidade por ser um perdedor no fato do pai tê-lo abandonado e ele ter sido “criado pela mãe para ser uma bichinha”, nas próprias palavras dele.

Tudo vai mudar no dia que ele descobrir que o mundo é secretamente dominado por super-vilões, seu pai fazia parte desse grupo secreto e foi recentemente assassinado e ele vai herdar toda a fortuna, desde que assuma os poderes que carrega secretamente em seu DNA e a identidade do falecido pai.

Obviamente surpreso com a descoberta, Wesley vai passar por um treinamento nas mãos de Fox, a ex-namorada de seu falecido pai, e pelas mãos do Professor, o líder dos super-vilões responsável pelo clã da América do Norte.

Partindo de uma premissa interessante – O que aconteceria se o mundo em que vivemos tivesse sido dominado pelos supervilões – Millar ignora a profundidade que o tema poderia oferecer, preferindo dedicar-se à exploração da ultra-violência e da falta de moral de seu protagonista, que ao se ver livre de qualquer amarra da sociedade, passa a matar, estuprar e torturar como modo de vida.

wanted04

A arte espetacular de J.G. Jones deixa tudo ainda mais próximo da realidade, até que os planos da Fraternidade – especificamente do vilão Mr. Rictus, que quer sair da “clandestinidade” e mostrar para todo mundo quem realmente manda – começa a dar rumos diferentes para a trama, transformando-a em mais uma estória clichê de bem contra o mal (Ou vilão contra vilão pior).

Millar não resiste em colocar menções a heróis e vilões do universo Marvel e DC dentro da sua estória (com muito mais peso para o DC) e a única “lembrança” que o Professor guardou de seu mais temível inimigo é justamente a capa do Superman (Outra participação marcante é de Adam West e Burt Ward, que acreditam serem apenas atores, apesar de terem sido realmente Batman e Robin).

wanted05

Millar começava aqui sua tendência de colocar plot twists questionáveis e também, infelizmente, sua fama de fazer “finais ruins”. O final de Wanted, particularmente, pode ofender os leitores mais sensíveis, mas ele não deixa de ter um fundo de verdade. A estória não é realmente para qualquer um, ela explora o lado negro do ser humano, tira sarro da nossa paixão por quadrinhos e super-heróis e te dá a sensação de ter feito algo desagradável quando você termina a leitura.wanted_fim

Mark Millar escreve sua obra autoral pensando no cinema, e Wanted tinha um universo e uma estrutura PERFEITA para virar um filme. Infelizmente, Hollywood tem a tendência de entender tudo errado, pegou a estória, bateu no liquidificador, coou, jogou fora a metade do que sobrou e criou um filme com o resto.

A única coisa boa que sobrou foi Angelina Jolie, porque de resto, absolutamente NADA se aproveita.

wantedmovie

Marcio Sampayo

Marcio Sampayo é membro do Quadrimcast, tem 37 anos e fã de Quadrinhos, Cinema e Cultura Pop desde que se conhece por gente. Marvete convicto, tem uma obsessão nem sempre bem explicada por Action Figures, Capitão América e Bruce Willis, não necessariamente nessa ordem.

Facebook Twitter 

Comentários

comentários


Esse espaço é destinado aos visitantes da Quadrim para interagir entre si e com os membros da equipe. Não é necessário realizar login, basta informar nome e e-mail. Pedimos a todos que se expressem com respeito e cordialidade, evitando ofensas gratuitas e palavras de baixo calão.

A Quadrim não se responsabiliza pelas opiniões postadas nesse espaço por seus visitantes, mas solicita a todos que se utilizem de sua liberdade de expressão com a devida atenção às regras normais de convívio social. Os comentários estão sujeitos a moderação no caso de descumprimento dessas instruções.


5 Thoughts on “Quadrim Comenta - Wanted: O Procurado

  1. Felipe Passos Silveira|

    Millar fora da Marvel e DC só fez HQs meia-bocas para horríveis. A esperança é essa Jupiter Legacy, com desenhos de Frank Quitely, e dificilmente Quitely entra em barca ruins!

  2. Definição perfeita: “A estória não é realmente para qualquer um”.

    Quem vive nesse mundo de super-heróis dificilmente vai gostar de algo tão fora desse nicho e que ainda aborda o tema com tom de escárnio.

  3. Eu curti demais Wanted, incluindo o final e não me ofendi não, achei uma puta sacada…
    O filme realmente foi uma merda, salvando mesmo apenas a Jolie, mas ainda assim uma merda, como fizeram com Kick-Ass, tiraram tudo o que a hq tinha de legal.
    Já li o primeiro capítulo do Jupiter Legacy e não achei nada demais.

  4. Ainda considero um dos melhores trabalhos autorais do Millar. Pena que virou leite com pera no cinema, apesar de ser um bom leite com pera.

  5. Pingback

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.



Konami Easter Egg by Adrian3.com