Especial - As Viagens de Asterix

You are here: Home » Colunas » Matérias » Especial – As Viagens de Asterix

asterix_to_the_rescue_mapOlá Tropa, hoje temos mais uma matéria especial! E como o Quadrimcast #48 foi sobre Asterix, nada melhor do que um texto sobre algo que aconteceu em várias aventuras do mesmo: as viagens feitas por Asterix e Obelix (e muitas vezes Ideiafix e Panoramix!). Então vamos a elas (lembrando que aqui são viagens a outros territórios que não faziam parte da Gália)!

Asterix Godos

Germânia (Asterix e os Godos)
Como foram parar lá: A primeira aventura fora de terras gaulesas levou os nossos heróis à Germânia, após os Godos terem sequestrado Panoramix para que ele fizesse a poção mágica pra eles.

Referências históricas: Uderzo e Goscinny retrataram a Germânia (atual Alemanha) como um lugar onde os habitantes eram muito militarizados e belicosos.. Bem parecido com a imagem que muitos tinham dos alemães. Destaque especial para os elmos que se parecem muitos com capacetes do exército alemão na 1a. Guerra Mundial.

Asterix Roma

Roma (Asterix Gladiador e depois Os Louros de César)
Como foram parar lá: Roma, o centro do Império Romano, foi visitado duas vezes por Asterix e Obelix, primeiramente para resgatar o bardo Chatotorix e depois para conseguir os louros de César… Para uma sopa!

Referências históricas: Roma é retratada como a maior metrópole da época, com o Coliseu como um dos monumentos centrais da aventura em Gladiador… E claro, um prédio que parece um cortiço, inclusive com briga de vizinhos.

Asterix Egito

Egito (Asterix e Cleópatra)
Como foram parar lá: Para ajudar um arquiteto (beeeem incompetente), os gauleses vão para a terra de Cleópatra!

Referências históricas: São mostradas várias passagem históricas (e misteriosas), como a construção de um templo, o trio Asterix, Obelix e Panoramix preso em uma pirâmide, viagem pelo Nilo e uma visita à Esfinge!

Asterix Bretoes

Bretanha (Asterix entre os Bretões)
Como foram parar lá: Para ajudar um parente contra os romanos, Asterix viaja à Bretanha juntamente com Obelix e um barril de poção mágica.

Referências históricas: Os bretões são representados com os estereótipos mais conhecidos dos ingleses: extremamente corteses, falando invertido, pontualidade… E ainda temos um jogo de rugby e uma visita inesquecível à Torre de Londres…

Asterix Norte Africa

Norte da África (Asterix Legionário)
Como foram parar lá: Para resgatar Tragicomix (noivo de Falbalá), Asterix e Obelix alistam-se na Legião Romana e são mandados para o norte da África lutando por César contra Cipião!

Referências históricas: Na verdade não é mostrado muito da região além do deserto, porém há muitas referências à história do Império Romano e da própria Legião.

Asterix Gregos

Grécia (Asterix nos Jogos Olímpicos)
Como foram parar lá: Após saberem que um legionário de Aquarium representará Roma nos Jogos Olímpicos, toda a aldeia dos gauleses decide viajar para Grécia para torcer pelo seu próprio representante, Asterix!

Referências históricas: São mostrados os jogos olímpicos antigos, bem como grandes construções gregas como a Acrópole, a beleza das gregas, a dança…

Asterix Hispanicos

Hispânia (Asterix na Hispânia)
Como foram parar lá: Após salvar o filho de um chefe hispânico, Asterix e Obelix fazem uma viagem para devolvê-lo a sua aldeia natal.

Referências históricas: Várias características dos espanhóis são demonstradas: o “Olé”, as danças, as músicas…

Asterix Helveticos

Helvécia (Asterix entre os Helvéticos)
Como foram parar lá: Para salvar a vida de um romano (acredite se quiser!) Asterix e Obelix vão para a Helvécia (atual Suíça) encontrar a rara planta Estrela de Prata.

Referências históricas: Além da segurança de seus bancos, os Helvécios são retratados como um povo extremamente limpo e organizado, sem contar a pontualidade, as canções tirolesas…

Asterix Corsos

Córsega (Asterix na Córsega)
Como foram parar lá: Após um ataque a Babaorum (para celebrar a batalha de Gergóvia), os gauleses resgatam um líder corso e decidem ajudá-lo a voltar à sua terra natal.

Referências históricas: A Córsega atualmente faz parte da França, mas isso só aconteceu na época de Carlos Magno. Além de retratar o povo corso como frio e ríspido, há muitas referências a Napoleão, nativo da ilha.

Asterix Amerindios

América (A Grande Travessia)
Como foram parar lá: Ao tentar fazer uma pesca, Asterix e Obelix ficam à deriva e vão parar numa terra estranha e desconhecida, cheia de “romanos”.

Referências históricas: Os indígenas norte-americanos são retratados com suas tapas, danças, arte… E há referências à teoria de que os Vikings estiveram na América, à Estátua da Liberdade, à Hamlet…

Asterix Belgas

Bélgica (Asterix entre os Belgas)
Como foram parar lá: Abracourcix, chefe dos gauleses, descobre que os romanos atualmente temem mais os belgas do que os gauleses e resolve “tirar satisfações”, o que leva Asterix e Obelix a visitarem o país vizinho.

Referências históricas: Os belgas se assemelham muito aos gauleses, porém são retratados como grandes glutões, inventores das batata fritas… E claro, a homenagem ao símbolo dos quadrinhos belgas, Tintin!

Asterix Jerusalem

Mesopotâmia (A Odisséia de Asterix)
Como foram parar lá: Panoramix está sem óleo de rocha (petróleo) e Asterix e Obelix devem ir à Mesopotâmia buscar o precioso líquido.

Referências históricas: Começam com o espião, Zerozerosix (e a cara do Sean Connery), passa por Jerusalém (e uma referência ao nascimento de Cristo), o Mar Morto, as brigas entre os povos da região (hititas, medas, sumérios, assírios, acádios…), derramamento de óleo…

Asterix Indianos

Índia (As 1001 Horas de Asterix)
Como foram parar lá: Para salvar uma princesa indiana de ser sacrificada, um faquir viaja em seu tapete mágico para pedir a ajuda de… Chatotorix, o bardo que faz chover! Claro que Asterix e Obelix embarcam junto!

Referências históricas: Além das referências às várias lendas indianas (tapetes voadores, o prazo de mil e uma horas para salvar a princesa) e seus milhares de deuses, brevemente os heróis voam por Roma, Atenas, Fenícia, fazem uma parada na Pérsia para arranjar um novo tapete (inclusive com uma menção ao Aiatolá), o hábito dos indianos se banharem no Rio Ganges, uma menção a Iznogoud (famoso personagem francês)…

Asterix Atlantida

“Atlântida” (A Galera de Obelix)
Como foram parar lá: Obelix faz o impensável: bebe a poção mágica e vira uma estátua (e depois vira uma criança). Para salvá-lo, Asterix e Panoramix acabam indo à Atlântida.

Referências históricas: A lenda de Atlântida em si é usada em boa parte (com seres míticos como centauros, vacas voadoras…). E a participação de Spartacus!

Luis Henrique Garavello Filho

Podcaster, fã de praticamente tudo de quadrinhos (DC/Marvel/Mangá/Tintin/Asterix/Mônica), uma Wikipedia viva de informações inúteis e um catálogo de personagens que você já esqueceu ou nunca ouviu falar!

Facebook Twitter 

Comentários

comentários


Esse espaço é destinado aos visitantes da Quadrim para interagir entre si e com os membros da equipe. Não é necessário realizar login, basta informar nome e e-mail. Pedimos a todos que se expressem com respeito e cordialidade, evitando ofensas gratuitas e palavras de baixo calão.

A Quadrim não se responsabiliza pelas opiniões postadas nesse espaço por seus visitantes, mas solicita a todos que se utilizem de sua liberdade de expressão com a devida atenção às regras normais de convívio social. Os comentários estão sujeitos a moderação no caso de descumprimento dessas instruções.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.



Konami Easter Egg by Adrian3.com