Especial - A Galeria de Vilões do Superman

You are here: Home » Colunas » Matérias » Especial – A Galeria de Vilões do Superman

clip_image001

Saudações, tropeiros!

No ritmo dos 75 anos do Superman e do filme o Homem de Aço, decidimos mostrar para todos os nossos leitores que a galeria de vilões do Homem do Amanhã não é composta só de Lex Luthor e General Zod.

O Herói Kryptoniano possui uma extensa, colorida e bem variada galeria de inimigos, que vão desde simples mafiosos a tiranos intergaláticos! Conheça mais deles, começando pelos mais famosos!

clip_image002

Lex Luthor é o vilão mais conhecido dessa galeria, além disso é a antítese perfeita do nosso herói. Se Kal-El tem o lado bom de ser humano, Luthor é o pior na humanidade, sendo ganancioso, invejoso e cruel. Nasceu como um criminoso comum, logo fora reimaginado como um cientista louco e daí sua armadura de batalha clássica verde e lilás (cores opostas ao vermelho e azul do Superman no espectro de cores), já foi um empresário bilionário e até mesmo presidente dos Estados Unidos, quando também criou uma forte rivalidade com o Batman. Luthor é um inimigo que não se combate com os punhos e seu intelecto e criatividade não possuem limites para criar planos para destruir o Homem de Aço, fazendo a humanidade reconhecer quem é seu verdadeiro salvador.

clip_image004

Se Lex representa o pior da humanidade, Brainiac é o lado negro de ser alienígena. Um membro da raça dos coluanos, obcecado pela conquista de novos conhecimentos, sempre recolhendo amostras de raças pela galáxia (em dimensões de bolso, as famosas cidades engarrafadas). Apesar da versão humanoide verde ser a mais conhecida, Brainiac também foi um androide, visual famoso por ser aquele que participou de Crise nas Infinitas Terras. Em um arco de histórias recente, o coluano se tornou um inimigo mais pessoal de Clark Kent, por ser responsável pela morte de Jonathan Kent.

clip_image005

Contrariando o que muita gente pensa, o General Zod não foi criado para o cinema e sim reaproveitado pelo escritor Mario Puzzo (o mesmo de O Poderoso Chefão) em seu roteiro. Zod surgiu originalmente na década de 60, tentando conquistar o planeta com um exército de clones de si mesmo (alias, bem parecidos com nosso próximo vilão). Seus comparsas Ursa e Non foram anexados ao grupo e ele se tornou icônico graças a interpretação de Terrance Stamp. Nos quadrinhos, Zod ressurgiu várias vezes, mas nas mãos de Geoff Johns que a versão dos cinemas foi anexada a continuidade do Homem de Aço, na história chamada “O Último Filho”, desenhada por Adam Kubert.

clip_image006

Bizarro é tão icônico que se tornou sinônimo de piada, versão distorcida de qualquer coisa. O vilão é literalmente uma versão “ao contrário” do herói, com um padrão de discurso que é o avesso das ações dele, resultando em divertidas situações. Porém, não há nada de inofensivo nesse vilão que tem os mesmos poderes do Superman e diferentes origens no decorrer dos anos. A mais conhecida se trata de um clone do Homem de Aço que não se desenvolveu corretamente, criado a mando de Lex Luthor. Mas já existe o Mundo Bizarro, um reflexo distorcido da Terra como Bizarro é do Superman, sendo inclusive um planeta cúbico…

clip_image007

Metallo é um vilão nascido de um acidente. John Corben, um soldado, sofre um acidente de carro, e seu corpo é totalmente destruído. Para sua sorte, um cientista desenvolvendo um corpo sintético movido a um coração de kryptonita salvou seu cérebro, que retribuiu matando seu salvador e causando destruição em Metrópolis, chamando a atenção do Homem de Aço. Recentemente, antes do reboot, Metallo foi recrutado pelo General Samuel Lane para participar do Projeto 7734, uma divisão do exército preparada especialmente para defender o planeta de um ataque kryptoniano.

clip_image008

O Parasita também é um clássico adversário da Maravilha de Metrópolis. Rudy Jones era um simples funcionário da Lexcorp, com ambição e fome, MUITA fome. Ao entrar em contato com produtos químicos altamente tóxicos, Jones se tornou uma criatura capaz de absorver energia vital de outros seres, absorvendo poderes de meta-humanos como efeito colateral. Em uma história controversa, o Parasita substituiu Lois Lane por alguma semanas, causando danos psicológicos no Homem de Aço.

clip_image009

Apesar de não ser uma cidade como Gotham, Metrópolis tem sua máfia local, conhecida como Intergangue. Porém, esse grupo criminoso ganhou mais notoriedade quando passou a traficar armas alienígenas, especialmente de Apokolips. Em suas fileiras já estiveram diversos vilões, como Bruno “Carranca” Manhein, Morgan Edge (dono da Rede Galáxia de Comunicações) e até mesmo Lex Luthor.

clip_image010

O Sr. Mxyzptlk pode parecer apenas um grande incômodo na vida do nosso herói kryptoniano, mas ele é mais perigoso que isso. Vindo da Quinta Dimensão, Mxyzptlk pode distorcer a realidade à sua vontade, geralmente de uma maneira cartunesca. Esse poder todo o torna invencível, tendo apenas uma fraqueza: caso ele diga seu próprio nome ao contrário, acaba sendo banido por 90 dias de volta a sua dimensão natal.

clip_image011

Apesar de ser conhecido graças a sua participação no desenho dos Superamigos, o Homem Brinquedo nunca foi levado a sério pelos fãs até os anos 90, quando Dan Jurgens (o mesmo que “matou” o Superman) contou uma história onde um perturbado Winslow Schoot matava crianças que capturava graças a seus brinquedos. Sua versão clássica, porém, é de um gênio em robótica que cria diversos drones de combate em forma de brinquedos infantis.

clip_image012

Ultraman (Não é o gigante japonês, relaxem) é a versão do Superman de uma realidade onde os próprios conceitos de bem e mal são invertidos. Como resultado disso, Clark Kent é um astronauta humano que ao ir ao espaço ganhou poderes ao ser banhado de kryptonita, passando a liderar o Sindicato do Crime, uma versão terrorista da Liga da Justiça, que governa seu planeta com mão de ferro.

clip_image013

Darkseid, sendo o maior vilão do Universo DC, não teria outra escolha a não ser ter uma rivalidade com seu maior herói. O Homem de Aço teve seus primeiros contatos com Apokolips através da Intergangue, que contrabandeava armas, porém a busca pela Equação Anti-Vida trouxe Darkseid para enfrentar o Superman por diversas vezes, inclusive quando o tirano de pedra raptou Kara Zor-El para ser uma de suas guerreiras.

clip_image014

Outro tirano interestelar é Mongul, o imperador do Mundo Bélico, um planeta artificial que se locomove pelo universo espalhando a guerra e ainda possuindo a arena de gladiadores mais conhecida da galáxia. Mongul é sempre lembrado pela história “Para o Homem que Tem Tudo”, na qual tem uma das lutas mais brutais da história do Homem do Amanhã.

clip_image015

O Erradicador é uma inteligência artificial do planeta Krypton, criada para preservar a cultura kryptoniana. Em seu primeiro encontro com Superman, ele o transformou em um Kryptoniano nativo, sem ligação com os humanos, onde apenas Jonathan e Martha puderam reverter o processo. Depois da morte do Superman, o Erradicador voltou, na forma de um dos 4 substitutos, enquanto secretamente ajudava na regeneração do Homem de Aço.

clip_image017

Solaris, o Sol Tirano, foi criado por Grant Morrison para a saga DC Um Milhão, sendo considerado o maior inimigo da Dinastia Superman. Sendo um sol artificial programado para processar e transmitir dados através dos planetas, Solaris decidiu se libertar de sua “escravidão” atacando a Terra. Em Grandes Astros Superman, também de Morrison, Solaris é vencido definitivamente ao enfrentar um Devorador de Sóis, adotado pelo Superman.

clip_image018

O Superman Ciborgue era originalmente Hank Henshaw, um cientista que, junto de sua equipe, fora atacado por raios cósmicos, que lhe deram poderes especiais. Porém, esses mesmos raios causaram a morte de todos, menos de Henshaw, que transferiu sua mente para uma máquina, enlouquecendo no processo. Criando um corpo meio kryptoniano meio máquina, ele se passou pelo Superman até o retorno do original e acabou se tornando uma ameaça universal, sendo um dos generais de Sinestro durante sua guerra contra a Tropa dos Lanternas Verdes.

clip_image020

Por fim, o monstro Apocalypse conseguiu o que muitos tentaram, que é a Morte do Superman, mas apenas durante a Revanche é que descobrimos sua origem: Apocalypse é fruto de diversas experiências genéticas em Krypton, desenvolvendo a habilidade de regenerar qualquer dano fatal, sendo impossível vencê-lo duas vezes da mesma forma, o que faz do monstro um ser temido pelas principais forças do universo.

Gostou? Se você acha que esquecemos de alguém, mande seu comentário abaixo, vamos expandir essa lista com a sua ajuda! Para o alto e avante!

André Faccas

André Faccas - 29 anos, aprendeu a ler com quadrinhos, que se tornaram tão vitais quanto Água e oxigênio. Nunca leu Sandman, acha Alan Moore superestimado e sente saudades de Frank Miller, antes de ser abduzido pela mídia. Mestre Jedi e espião do MI6, com licença para trollar.

Facebook Twitter 

Comentários

comentários


Esse espaço é destinado aos visitantes da Quadrim para interagir entre si e com os membros da equipe. Não é necessário realizar login, basta informar nome e e-mail. Pedimos a todos que se expressem com respeito e cordialidade, evitando ofensas gratuitas e palavras de baixo calão.

A Quadrim não se responsabiliza pelas opiniões postadas nesse espaço por seus visitantes, mas solicita a todos que se utilizem de sua liberdade de expressão com a devida atenção às regras normais de convívio social. Os comentários estão sujeitos a moderação no caso de descumprimento dessas instruções.


One thought on “Especial - A Galeria de Vilões do Superman

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.



Konami Easter Egg by Adrian3.com