Quadrim Comenta - Joe Golem e a Cidade Submersa

You are here: Home » Quadrim Comenta » Quadrim Comenta – Joe Golem e a Cidade Submersa

joe-golem-e-a-cidade-submersa_capaJoe Golem e a Cidade Submersa
Brasil, 2013, 274 páginas
Papel Pólen Soft
Editora: Gutemberg
Autores: Mike Mignola e Christopher Golden

Exemplar gentilmente cedido pela editora Gutemberg.

E aí Tropa? Hoje a resenha será um pouco diferente. Afinal não vamos falar de quadrinhos. Quer dizer, não de uma obra em quadrinhos. Até porque ao menos um dos nomes da dupla responsável por este livro ilustrado é bem conhecido dos fãs de quadrinhos: Mike Mignola (que dispensa apresentações, mas se você não conhece Hellboy, BRPD, recomendo muito)!

Já Christopher Golden é um escritor que fez novelizações não só de Hellboy, mas de Liga da Justiça, X-Men, Buffy e também já publicou obras em quadrinhos (como Talent), inclusive uma parceria com o próprio Mignola chamada Baltimore e o Vampiro.

Ok, mas porque este Comenta seria diferente? Porque na verdade Joe Golem e a Cidade Submersa é um livro ilustrado! Ou seja, não espere páginas desenhadas por Mignola, quadros, balões… Mignola nos premia com algumas belas ilustrações ao longo do livro, mas raramente algo que ocupe a página inteira. 

Joe Golem Interior 1

O que resta então? Uma história que tranquilamente poderia fazer parte do universo do Hellboy. Sobrenatural? Tem. Pessoas usando equipamentos para prolongar a vida? Claro! Menção a deuses ancestrais, outras dimensões? Checado. Um protagonista forte e paranormal? Óbvio!

A trama na verdade se centra na dupla Félix Orlov, um antigo mágico que consegue se comunicar com os mortos e sua amiga e “assistente”, uma menina chamada Molly. Quando Orlov é sequestrado, Molly recebe a ajuda do misterioso Sr. Church (um detetive lendário) e seu parceiro Joe (sim, se você precisa de confirmação, ele é o Golem). Tudo isso numa Nova York “alternativa”, que em 1925 sofreu com terremotos e inundações e se dividiu em Uptown, a cidade “rica e desenvolvida” e Downtown, a “cidade submersa”.

Joe Golem Interior 2

A partir do sequestro de Orlov, o que vemos é Molly e Joe lutando contra as forças do Dr. Cocteau, um maluco que deseja se tornar… Adivinhem? Um deus! Mas o que Orlov tem a ver com isso? Bom, um segredo do passado de Orlov é a chave para Cocteau conseguir o que deseja…

Se você é fã de Hellboy, pode comprar sem medo. Se por algum motivo você gosta de aventuras nesse estilo mas não gosta da arte do Mignola (gosto não se discute), também pode se aventurar!

Você pode comprar Joe Golem e a Cidade Submersa no site da Comix.

Luis Henrique Garavello Filho

Podcaster, fã de praticamente tudo de quadrinhos (DC/Marvel/Mangá/Tintin/Asterix/Mônica), uma Wikipedia viva de informações inúteis e um catálogo de personagens que você já esqueceu ou nunca ouviu falar!

Facebook Twitter 

Comentários

comentários


Esse espaço é destinado aos visitantes da Quadrim para interagir entre si e com os membros da equipe. Não é necessário realizar login, basta informar nome e e-mail. Pedimos a todos que se expressem com respeito e cordialidade, evitando ofensas gratuitas e palavras de baixo calão.

A Quadrim não se responsabiliza pelas opiniões postadas nesse espaço por seus visitantes, mas solicita a todos que se utilizem de sua liberdade de expressão com a devida atenção às regras normais de convívio social. Os comentários estão sujeitos a moderação no caso de descumprimento dessas instruções.


One thought on “Quadrim Comenta - Joe Golem e a Cidade Submersa

  1. Pingback

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.



Konami Easter Egg by Adrian3.com