Quadrim Comenta - A Narradora das Neves

You are here: Home » Quadrim Comenta » Quadrim Comenta – A Narradora das Neves

Narradora Neves capaA Narradora das Neves
Autor: Béka (Bertrand Escaich e Caroline Roque) e Marko (Marc Armspach)
Editora: Nemo
48 páginas
Exemplar gentilmente cedido pela Editora Nemo.

A Narradora das Neves” é mais uma obra do trio francês Béka e Marko (Béka é como a dupla Bertrand e Caroline assina seus trabalhos) que a Nemo traz para o Brasil. Se na aventura anterior “O Apanhador de Nuvens” o trio nos fez visitar o povo Dogon, no deserto africano, nesta aventura vamos a um outro deserto bem diferente mas que abriga um povo muito interessante: o povo inuit (ou esquimó).

A história é protagonizada pela jovem Buniq que ao ver o avô Ukioq decidir “sentar no gelo” (uma tradição onde os idosos, ao sentirem que perderam sua utilidade para a tribo, se isolam da comunidade e aguardam a morte por hipotermia), decide evitar isso convidando-o a uma última aventura: Buniq deseja ser uma “narradora das neves”, alguém que sabe as histórias e mitos de seu povo e, para isso, precisa viajar e conhecer outras tribos.

narradora das neves  tira 2

Com a companhia de seu avô e de Taq, seu fiel amigo, Buniq então faz uma viagem através do gélido deserto (sim, desertos podem ser gelados!). Durante o caminho irão conhecer outras histórias, vivenciar aventuras e passar por um grande perigo, até finalmente encontrarem seus destinos.

O interessante dessa história é a sensação de “ciclo da vida” que permeia a tudo, desde o avô que, mesmo sabendo que está velho, ainda ajuda sua neta a alcançar o objetivo, bem como a própria Buniq que mostra que uma história passada pode se repetir em outro momento. Além de, como na obra anterior, apresentar um pouco da mitologia de um povo tão desconhecido.

narradora das neves  tira 1

A arte de Marko, como de costume, é muito bonita sem necessidade de excessos. Mesmo com cenários “reduzidos” (afinal basicamente a história se passa no gelo ou dentro de um iglu) existe um cuidado em tentar retratar o povo inuit sem apelar para estereótipos..

Se antes o trio me aqueceu nas areias do deserto africano, desta vez me emocionaram com uma bela história sobre família, morte e conhecimento num local onde à primeira vista pode parecer ermo e frio, mas contém muita vida. Pegue seu cobertor, seu chocolate quente e aventure-se no mundo de Buniq!

Luis Henrique Garavello Filho

Podcaster, fã de praticamente tudo de quadrinhos (DC/Marvel/Mangá/Tintin/Asterix/Mônica), uma Wikipedia viva de informações inúteis e um catálogo de personagens que você já esqueceu ou nunca ouviu falar!

Facebook Twitter 

Comentários

comentários


Esse espaço é destinado aos visitantes da Quadrim para interagir entre si e com os membros da equipe. Não é necessário realizar login, basta informar nome e e-mail. Pedimos a todos que se expressem com respeito e cordialidade, evitando ofensas gratuitas e palavras de baixo calão.

A Quadrim não se responsabiliza pelas opiniões postadas nesse espaço por seus visitantes, mas solicita a todos que se utilizem de sua liberdade de expressão com a devida atenção às regras normais de convívio social. Os comentários estão sujeitos a moderação no caso de descumprimento dessas instruções.


One thought on “Quadrim Comenta - A Narradora das Neves

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.



Konami Easter Egg by Adrian3.com