Amolando Faccas 16 - O Novo Lobo (E como isso mostra as falhas da DC)

You are here: Home » Colunas » Amolando Faccas » Amolando Faccas 16 – O Novo Lobo (E como isso mostra as falhas da DC)

clip_image001

Saudações, tropeiros!

Muitas aventuras desde a última coluna, hein? As principais delas acabam envolvendo as DIVERSAS polêmicas as quais a DC Comics tem se envolvido nas ultimas semanas, fazendo os fãs ao redor do mundo rasgarem as cuecas e a mídia questionar o clima interno da editora, que está mesmo criando um histórico ruim com diversos criadores.

Tá por fora?

Vamos fazer um rápido review delas (não, não vou falar DE NOVO de Ben Affleck como Batman):

CENSURA

clip_image002

A dupla criativa de Batwoman, série bem elogiada pela critica especializada, formada por JH Williams III e Haden Blackman, que receberam duras censuras no final do arco atual do título, onde fariam Kate Kane, a protagonista, se casar com Maggie Sawyer. Bem, parece que a DC não tem muita coisa contra personagens gays, mas tem contra o casamento! Isso levou a saída de Williams e Blackman do título e da DC Comics.

MACHISMO

clip_image003

Para valorizar o lançamento do título solo da Arlequina, escrito por Jimmy Palmiotti e Amanda Conner, a DC lançou nas redes sociais um concurso para diversos desenhistas com alguns testes para disputarem o cargo nesse título. Até ai, ótima iniciativa. Porém, a descrição dos testes causaram mal estar entre o público feminino leitor de quadrinhos, excessivamente sexista. Os quadros eram sobre tentativas de suicídio da palhacinha do crime. O último deles, mostraria Quinzel numa banheira cheia de água, prestes a se matar eletrocutada, nua. As artes ainda não começaram a pipocar, mas é pra ficar de olho…

O NOVO LOBO

clip_image005

Lobo, um personagem que apesar de não emplacar um sucesso há anos, ainda é um dos favoritos dos fãs de quadrinhos e tal qual  Deadpool, é figura certa entre os mais politicamente incorretos. E ele ficava por ai, pipocando em títulos menores, sendo resgatado por MESTRES como Rob Liefield (risos) e Jim Starlin como coadjuvante em Hawkman e StormWatch, em versões bem diferentes.

Isso não bastaria para a DC, que determinada em trazer o personagem de volta às luzes do sucesso, fez uma revolução ao criar uma novíssima versão que nada teria a ver com o Lobo clássico que todos conhecemos e gostamos.

Bem, vou me estender nesse assunto, pois acredito que nele se reside boa parte dos problemas da DC. E também porque a história de estreia do Lobo já saiu no ComiXology, então dá para falar com mais propriedade.

Bem, Justice League 23.2 (parte do mês FOREVER EVIL que a DC já tem programado faz algum tempo) é sim uma boa história. Um mercenário caçador de recompensas, capaz de se misturar a alta sociedade espacial e a escória do submundo da mesma maneira, violento, que não pede desculpas por seus atos imorais (apesar de algumas crises de consciência) está firme na missão de achar e destruir o impostor que carrega seu nome.

Basicamente, a edição trata disso. Qual o erro, então?

clip_image006

Esse novo Lobo não deveria ser o novo Lobo e sim, um novo personagem! Sim, o grande pecado é justamente esse, ignorar que, o personagem antigo era tão icônico, mesmo fora da mídia, sem sucessos, com suas características, que a fúria dos fãs foi imediata. Alias, nós, fãs brasileiros, formamos a turba mais barulhenta dessa polêmica, com diversas citações em sites famosos nos EUA e Reino Unido.

Acho que isso que é o erro todo da DC, sabiam? Eles possuem ligações com a Warner Bros, possibilidades infinitas de acesso rápido ao cinema e a TV (e aos desenhos, senão o Sorvillo me mata por esquecê-los), mas eles não conhecem o potencial dos próprios personagens, mudando-os sempre que necessário, descaracterizando tanto que não são mais aquilo que os fizeram ter legiões de fãs, causando fúria e revolta.

A história do novo Lobo acaba com um “Continua” bem grande no último quadro. Ou seja, é uma história em andamento com a possibilidade de no fim, ser uma grande pegadinha do Mallandro, o que leva este assunto a cruzar com os outros dois anteriores.

clip_image007

Estaria a DC vivendo de polêmicas para divulgar suas histórias em títulos menores? Viraria a Casa das Lendas uma Casa das Polêmicas? Isso é muito pouco para uma editora que tem Superman, Mulher-Maravilha, Batman, Lanterna Verde e diversos outros em seu portfólio, além das histórias mais clássicas e reverenciadas pelos fãs como Cavaleiro das Trevas, Watchmen, Reino do Amanhã, Crise nas Infinitas Terras e tanta outras.

clip_image008

Vale reforçar também que, as melhores séries pós Novos 52 são justamente aquelas que, apesar de trazerem novidades aos mitos, como Mulher-Maravilha, Flash, Aquaman, Animal Man, Monstro do Pântano, Batman e mesmo a Liga da Justiça, após a saída de Jim Lee, se mantêm fiéis a ideia mais conhecida sobre esses heróis ou grupos.

Acho que dá pra traçar um padrão aqui, não?

clip_image009

Enquanto isso, na Marvel, o selo MARVEL NOW, sem reboot, mas com bastante novidades, já tirou a diferença nas vendas causadas pela pelos Novos 52, com algum planejamento e histórias divertidas. Isso, sem falar do MARVEL STUDIOS, que nos lembrou porque personagens como Homem de Ferro, Thor e Capitão América são legais, trazendo rios e rios de dinheiro.

clip_image011

Acho que fica a dica, DC.

André Faccas

André Faccas - 29 anos, aprendeu a ler com quadrinhos, que se tornaram tão vitais quanto Água e oxigênio. Nunca leu Sandman, acha Alan Moore superestimado e sente saudades de Frank Miller, antes de ser abduzido pela mídia. Mestre Jedi e espião do MI6, com licença para trollar.

Facebook Twitter 

Comentários

comentários


Esse espaço é destinado aos visitantes da Quadrim para interagir entre si e com os membros da equipe. Não é necessário realizar login, basta informar nome e e-mail. Pedimos a todos que se expressem com respeito e cordialidade, evitando ofensas gratuitas e palavras de baixo calão.

A Quadrim não se responsabiliza pelas opiniões postadas nesse espaço por seus visitantes, mas solicita a todos que se utilizem de sua liberdade de expressão com a devida atenção às regras normais de convívio social. Os comentários estão sujeitos a moderação no caso de descumprimento dessas instruções.


10 Thoughts on “Amolando Faccas 16 - O Novo Lobo (E como isso mostra as falhas da DC)

  1. fui chegando no final e ficando com um medo sincero do cão da vergonha não aparecer.

    ufa! 😀

  2. Thaigo - O Rato|

    Bom texto Faccas, bem embora tenha coisas que eu discorde:
    Harlequina e o feminismo: acho a palacinha muito fofa mas sejamos sinceros, ela sempre foi um fetiche, nada verdade isto é o de menos, quantas vezes, tanto nogibi quanto no Batman animate series, vimos o Coringa maltrantado ela, chutando ela, etc, e a a pobre Harley, toda mulher de malandro, voltando pro palhaço do crime? Na verdade eu tinha demorado pra notar isto, só cai na real quando vi que uma amiga minha, uma daquelas feministas radicais que acha um ultraje o uniforme das heroínas disse gostar da Harlequina, retruquei: “É sério que você curte uma personagem que é maltratada pelo macho dela e depois volta abanando o rabo?”, ela ficou sem resposta. Revejam os capitulos que ela aparece no Animated Series, tão submissa.

    Sobre o “novo”, ora recomendo a leitura de amolando Faccas 11: http://www.quadrimcast.com.br/2013/07/05/amolando-faccas-11-mitologias-e-paradigmas-de-quadrinhos/
    E viva o novo Lobo, que ele seja bem vindo, afinal é necessário quebrar o paradigma, o status quo – que os fanboys insistem em manter.
    Talvez o novo Lobo, melhor o Lobo, possa trazer novas histórias e abordagens. Tantas possibilidades. Seja bem-vindo

    Sobre a Batwoman, eu estou muito triste, prometi a min mesmo que comprario do TDB assim que me fosse possível, a arte de JH Williams III é linda e a personagem é muito bacana.

  3. Thiago - O Rato|

    Ainda sobre o novo Lobo, lembro do mimimi do novo Blue Beetle e poxa, o Jaimito era legal pacas, por que o novo Lobo também não pode?

    A galera de hoje ama o Wally, ele fez jus ao nome Flash também, sem ser o personagem original.

    Sonho com um dia Bruce empacotar e alguém – Grayson – continuar o legado do morcego.

  4. Alberto Carlos|

    O caso do Lobo me lembra o que aconteceu com Devil may cry e o novo Dante, um mimimi geral da internet e no final o jogo foi foda.

  5. leandro alves|

    Thiago o rato falou certo sobre a arlequina, como gostar dela se ela é submissa ao fdp do coringa e a tudo de humilhante que ele faz a ela? Se bem que no esquadrão suicida, ela o mandou a @#$!&… com MUITAS ressalvas, mas mandou. E sobre o sadismo que ela passa, basta ver a empolgação do filme do esquadrão, quando na verdade a Grande maioria quer ver a Harley quinzel e meio que se dane os demais integrantes, pois vai ser o filme dela, nao dos suicidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.



Konami Easter Egg by Adrian3.com