Quadrim Entrevista - LoboLimão

You are here: Home » Quadrim Entrevista (Post) » Quadrim Divulga - Catarse » Quadrim Entrevista – LoboLimão

Olá, Tropa, mais um dia, mais um Quadrim Entrevista! E hoje vamos falar com três curitibanos que se tornaram uma sensação. Além de várias séries em seu site, eles já emplacaram um projeto no Catarse e agora buscam financiar mais uma obra! Com vocês a equipe do LoboLimão!

logo_lobo_limao

Quadrim: Pessoal do LoboLimão, antes de mais nada… Como devemos chamá-los? Felipe, Marcel e Thiago? Saito, Keiichi e Yoshi? Por acaso isso seriam identidades secretas?

LoboLimão: Nossos nomes são: Felipe Kendy Saito, Marcel Keiichi Mori e Thiago Yoshiharu Itice. Assinamos nossos trabalhos usando nossos nomes japoneses como um apelido ou nome artístico, mas pode nos chamar como quiser. Só não chame de Fernando, Marcelo e Iuri.

Quadrim: Agora a pergunta básica que fazemos aos entrevistados: como vocês começaram a ler quadrinhos? Quais são seus artistas, personagens, histórias preferidas?

Lobo Limão: Acho que todos começamos lendo Turma da Mônica quando éramos crianças. Mais tarde passamos para os mangás. Cada um tem seus gostos, artistas e estilos preferidos. De um modo geral acho que dá pra citar Akira Toriyama, Takehiko Inoue, Eiichiro Oda, Brian Lee O’Malley, Pierre Alary, dentre outros.

Quadrim: LoboLimão é um estudio que está na ativa desde 2010. Como surgiu a ideia de montar o estúdio?

Lobo Limão: Começou com uma ideia do Yoshi de criar um estúdio de quadrinhos, games e animações. Ele convocou vários amigos logo depois de se formar. Então criamos um site para postar tirinhas e criar público para depois começar a produzir coisas maiores.

Quadrim: No site do LoboLimão, existem várias séries: Batsuman, Last RPG Fantasy, Hardplis! (entre outras)… Como é trabalhar com vários temas diferentes ao mesmo tempo? Cada um cuida de uma série ou é meio “todo mundo mete a mão na massa”?

Lobo Limão: Cada um é responsável pela sua série e seus dias de postagem, trabalhamos em conjunto apenas nos trabalhos maiores como no caso dos livros.

Quadrim: Falando em Last RPG Fantasy, o projeto do livro-jogo foi financiado através do Catarse com sucesso. Porque tiveram a ideia de lançar esse projeto via Catarse e qual foi a sensação ao ver o objetivo atingido?

Lobo Limão: Quando visitamos o FIQ em 2011 preparamos o Fanzine DinoHunterz #01 para distribuirmos durante a feira. Tínhamos apenas um ano de Estúdio e achamos que seria uma boa ideia. Mas quando chegamos lá tivemos um choque ao ver a qualidade dos materiais independentes, livros impressos em gráficas, com capas com abas, cd incluso, todo colorido…

E foi durante este evento que ficamos sabendo do Catarse, durante o lançamento do quadrinho “Achados e Perdidos” do selo “Quadrinhos Rasos”, que foi o primeiro projeto de HQ do Brasil a ser realizado via financiamento coletivo.

Voltamos com essa ideia na cabeça e partimos para a produção do Livro-Jogo, e a sensação de vê-lo atingir o objetivo ficou melhor ainda quando ele passou da meta e fechou acima do esperado!

lobo_limao_last_rpg_re28

Last RPG Fantasy!

Quadrim: E além do financiamento, Last RPG Fantasy ganhou o Ângelo Agostini de Melhor Publicação Independente de 2012. Como foi esse processo, desde a votação, a confirmação do prêmio, a cerimônia de entrega…?

Lobo Limão: Ficamos bem surpresos com o troféu, pois quando soubemos que a votação seria aberta divulgamos poucas vezes em nossas redes sociais. Quando o resultado foi divulgado em Janeiro de 2013 nem comentávamos mais a respeito.

E foi enquanto montávamos a exposição “Das webcomics aos quadrinhos impressos” no SESC em Curitiba que recebemos mensagens e ligações de pessoas próximas dizendo que havíamos ganhado o prêmio!

Foram dois acontecimentos no mesmo mês muito importantes para o Estúdio, a abertura de uma exposição com nossos trabalhos e a premiação como Melhor Quadrinho Independente.

Quadrim: Agora vocês estão novamente no Catarse com o projeto MAKI, onde três histórias aparentemente independentes irão se interligar… Qual a origem desse projeto?

Lobo Limão: Para este ano havíamos decidido fazer um compilado com três histórias, cada uma escrita e desenhada por cada um de nós três do LoboLimão. Mas enquanto discutíamos os temas e estilos acabamos tendo a ideia de fazer com que as histórias se complementassem ou que contassem a mesma história três vezes sob pontos de vista diferentes. No final, acabamos decidindo por todos produzirem todos os capítulos.

lobo_limao_maki_logo

Maki!

Quadrim: MAKI tem uma peculiaridade: o dinheiro arrecadado será destinado totalmente (tirando as taxas cobradas pelo Catarse e pela MOIP) à impressão, sendo os brindes custeados por vocês. Porque o projeto foi pensado assim e não com o custo dos brindes incluídos no projeto?

LoboLimão: Sempre buscamos a transparência, principalmente tratando-se do financiamento coletivo. Já no primeiro projeto deixamos claro que todo o valor arrecadado seria destinado exclusivamente à produção dos materiais propostos, nada ficaria conosco. Não pedimos nenhum tipo de “salário” ou “incentivo”, produzimos nossas histórias porque gostamos e queríamos vê-las impressas.

No novo projeto da HQ MAKI queremos deixar isso mais claro ainda, quem colabora está ajudando a transformar o livro em realidade, se as recompensas são algo que você “ganha” você não poderia pagar por elas.

Quadrim: Falemos da história em si, o que vocês podem revelar (que não seja spoiler, claro) aos leitores/colaboradores? O que eles podem esperar quando tiverem MAKI em mãos?

Lobo Limão: Algumas surpresas e muitas referências a outros estilos e histórias. Cada capítulo está sendo trabalhado com um estilo gráfico diferente, com paletas de cores contrastantes e uma visão de mundo peculiar. Se conseguirmos ultrapassar a meta de arrecadação serão anexadas mais páginas com extras de produção e um acabamento diferenciado na capa.

Quadrim: E o que há de planos para o futuro do Lobo Limão? Novos trabalhos impressos? Novas séries no site?

Lobo Limão: Temos muitas ideias engavetadas, pois como nossa equipe é pequena não conseguimos produzir tudo que gostaríamos. Mas para o próximo ano pretendemos lançar materiais impressos com as séries com mais público do site, algo como uma coletânea do Batsuman, ou um encadernado dos primeiros arcos de Last RPG Fantasy (série).

Quadrim: E pra finalizar, que recado vocês dariam a quem pensa em trabalhar com quadrinhos…

Lobo Limão: Basta ter iniciativa, pró-atividade e dedicação. Em vários eventos que participamos as pessoas nos dizem que não tem tempo para isso, ou que não existe retorno financeiro. Quando iniciamos tínhamos acabado de nos formar e largamos estágios e empregos para nos dedicarmos ao Estúdio. Sempre encaramos nossa atividade como uma empresa e não como um hobby, e assim como qualquer início de empresa investimos tempo e dinheiro para sairmos do zero e sabemos que o retorno não virá a curto prazo.

O que podemos deixar como dica são os mesmos passos que fazemos diariamente, desenhe sempre, analise as mais variadas referências, desenvolva um estilo próprio, participe de eventos e palestras e faça sua “gibiteca”.

Lobo_limao_maki_estilos

E aí, leitores, curtiram? Se sim, recomendo irem até a página do MAKI no Catarse e deixarem sua contribuição pra ver a obra desse trio ser publicada! Por R$ 25,00 você contribui e já ganha o livro (e tem recompensas com o livro-jogo Last RPG Fantasy se você quiser)! Então não perca tempo, pois o projeto se encerra no dia 23/09/2013!

Equipe Quadrim

Nerds e Apaixonados por cinema, séries de TV, animação, games e, especialmente, quadrinhos; os membros da Quadrim se reúnem aqui pra dar sua opinião, mesmo sem ninguém pedir, sobre todos os assuntos que fazem parte desse maravilhoso mundo.

Facebook Twitter 

Comentários

comentários


Esse espaço é destinado aos visitantes da Quadrim para interagir entre si e com os membros da equipe. Não é necessário realizar login, basta informar nome e e-mail. Pedimos a todos que se expressem com respeito e cordialidade, evitando ofensas gratuitas e palavras de baixo calão.

A Quadrim não se responsabiliza pelas opiniões postadas nesse espaço por seus visitantes, mas solicita a todos que se utilizem de sua liberdade de expressão com a devida atenção às regras normais de convívio social. Os comentários estão sujeitos a moderação no caso de descumprimento dessas instruções.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.



Konami Easter Egg by Adrian3.com