Caixa do Jogo 02 - Zombicide

You are here: Home » Colunas » Caixa do Jogo » Caixa do Jogo 02 – Zombicide

01

Zombicide
EUA, 2012 / Brasil, 2013
Autores: Raphaêl Guiton, Jean-Baptiste Lullien e Nicolas Raoult.
Arte: Nicolas Fructus, Édouard Guiton, Mathieu Harlaut e Eric Nouhaut.
Editora: Guillotine Games / Galápagos Jogos
Tempo: 60 minutos
1 a 6 jogadores
A partir de 14 anos

A moda dos zumbis já era, certo? Errado! Mesmo com a quantidade enorme de quadrinhos, filmes e séries com o tema, ainda surgem boas idéias (The Walking Dead ainda é legal, vai!) e Zombicide é um grande exemplo. Além de ser um caso de sucesso do Kickstarter (site americano de financiamento coletivo) com 3.900% da meta alcançada e publicado em sete idiomas, o jogo definitivamente merece a fama que tem. Lançado este ano pela Galápagos no Brasil, logo teve sua tiragem esgotada. Relançado para o Natal, novamente esgotou no site em 3 dias (!). E por que esse sucesso todo de um jogo considerado caro (R$ 259,00)? É muito bom!

No mundo vasto dos jogos de tabuleiro e card games, o que é publicado em nosso país não chega nem a ser a ponta do iceberg. Claro que hoje temos mais opções, como dito no texto anterior. E o lançamento de Zombicide, mesmo sendo um sucesso comercial facilmente previsto (moda zumbi) não deixa de ser uma aposta pelo preço. O comprador que não acompanha os sites especializados ou grupos de discussão pode ter um pouco de receio ao comparar os valores de alguns jogos disponíveis no mercado nacional. Mas é só abrir a caixa de Zombicide para ter certeza de que o preço é justo pelo que o jogo proporciona.

São mais de 70 miniaturas em cor única e 9 mapas dupla-face, entre outros acessórios, todos com ótimo acabamento e feitos com material de qualidade. Alguns zumbis durante a partida insistem em cair da mesa e mesmo assim não foi notada nenhuma falha na pintura. Nem nas mini-cartas. O único senão é a falta de embalagens plásticas para a maioria dos acessórios, menos as miniaturas. Usar alguma embalagem sobrando de outro jogo é altamente recomendável.

02

Tá, mas e a diversão? Olha, é muita. Zombicide coloca os jogadores no papel dos sobreviventes de um apocalipse zumbi que devem passar pelas 10 missões disponíveis no Manual de Regras. E nenhuma é fácil, meu amigo. As missões têm tempos sugeridos que vão de 45 minutos a 3 horas, com os mais variados objetivos desde impedir que mais zumbis entrem no jogo, alcançar a Zona de Saída ou chegar no nível máximo de Perigo. E é aí que Zombicide também pega elementos do RPG, como ficha de personagem com ganho de experiência, escolha de habilidades e formação do grupo. Sem contar os combates com rolagem de dados, é claro. Tudo isso em um jogo COOPERATIVO, ou seja, todo mundo ganha ou todo mundo perde.

04

Os 9 mapas são configurados de maneiras diversas, criando cenários diferentes da cidade de Zombicide, com ruas ou avenidas amplas, prédios com portas que devem ser arrombadas, bueiros de onde surgem mais inimigos. A cada turno surgem mais zumbis, que podem ser Lerdos, Corredores (cuidado com eles!), Balofos ou o temido Abominação. Com uma jogabilidade que envolve combate e movimento no tabuleiro, os sobreviventes ainda precisam coletar itens e fazer pouco barulho para que não sejam notados pelos mortos-vivos. A escolha da arma de ataque pode ser decisiva para não chamar a atenção de uma horda!

03

Zombicide garante com a edição básica muitas horas de diversão para até 6 jogadores (e quanto mais melhor). A criação de novas missões e personagens é incentivada pela editora, que disponibiliza mais algumas no site (e se souber inglês há todo um universo de missões oficiais ou criadas por jogadores). A Galápagos lançou em novembro também a primeira expansão, Zombicide Season 2: Prison Outbreak, com um novo tipo de zumbi, novas armas e acessórios, além do sobrevivente morto poder voltar… digamos, alterado. E o Season 2 pode ser jogado separadamente ou juntando com a primeira versão aumentando as possibilidade de jogo. Ainda inédita no Brasil, há mais uma expansão com zumbis radioativos. E sets com cachorros. Outros zumbis…

Ufa!

Para aprender a jogar Zombicide recomendo os dois vídeos abaixo, que ajudaram muito a começarmos a partida mais rápido:

Leo Spy

Leo Spy é colecionador antigo de quadrinhos, mas nem tanto quanto certos velhos do Quadrimcast, fã de cinema desde sempre e de vez em nunca escreve contos que um dia alguém vai ler. Edita podcasts em troca de encadernados pra viver.

Twitter 

Comentários

comentários


Esse espaço é destinado aos visitantes da Quadrim para interagir entre si e com os membros da equipe. Não é necessário realizar login, basta informar nome e e-mail. Pedimos a todos que se expressem com respeito e cordialidade, evitando ofensas gratuitas e palavras de baixo calão.

A Quadrim não se responsabiliza pelas opiniões postadas nesse espaço por seus visitantes, mas solicita a todos que se utilizem de sua liberdade de expressão com a devida atenção às regras normais de convívio social. Os comentários estão sujeitos a moderação no caso de descumprimento dessas instruções.


2 Thoughts on “Caixa do Jogo 02 - Zombicide

  1. Ótima resenha! De fato esse jogo é muito bom… os idealizadores pensaram em tudo, nos mínimos detalhes. E recomendo muito o tutorial do Jack, o Explicador, que foi uma ótima ajuda pra entender as regras mais rápido!

  2. Ótima resenha, mano!!

    Já tinha ouvido falar dele no Kickstarter, justamente pelo sucesso que foi, e vendo agora a resenha deu mais vontade ainda de correr atrás, até pela mistura tabuleiro e RPG, que parece ter vertido num jogo muito bacana.

    Keep the good work, e eu vou seguir a regra no. 1: Do cardio. Correndo atrás do jogo!

    Abs!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.



Konami Easter Egg by Adrian3.com