Quadrim Comenta - Planetary: Volume 1

You are here: Home » Quadrim Comenta » Quadrim Comenta – Planetary: Volume 1

Planetary-1-pg001-164-1a-e-4a-capa1

Planetary: Volume 1
Autores: Warren Ellis (roteiro) e John Cassaday (arte)
Editora: Panini / Vertigo
Capa: Cartão
Lombada: Quadrada
Tipo de papel: LWC
Formato: 17 x 26 cm
Páginas: 164

Nos quadrinhos, como em várias áreas do entretenimento e da cultura pop, de tempos em tempos surge um fenômeno que muda tudo, define padrões e transforma a nossa percepção a respeito da indústria como um todo. Watchmen e Cavaleiro das Trevas fez esse papel nos anos 80, a Image fez o mesmo (não estou julgando qualidade) nos 90.

Nos anos 2000 tivemos duas obras, de autores ingleses (sempre eles) que abordaram facetas modernas do novo século. Uma delas foi Authority, e sua descendente mainstream, Supremos. A outra, Planetary.

Planetary fez menos barulho por não ser polêmica e agressiva como Authority mas, pessoalmente, é uma obra superior, especialmente pela construção da história, pelo mar de referências, e a arte sensacional de John Cassaday. A manutenção da dupla criativa até o final da série (mesmo com os problemas que isso acarretou), manteve uma direção à história, em um conjunto coeso e com qualidade lá em cima.

01

Falando especificamente do Vol.1, gentilmente cedido pela Comix para essa resenha, somos apresentados (ou reapresentados, se você já leu o início da série quando publicado pela Pandora Books) a Elijah Snow, Jakita Wagner e O Bateirista. Não vou me deter em analisar a trama. Qualquer coisa que eu diga vai parecer superficial. O importante é que Planetary te pega pela trama bem construída e os milhões de referências à obras e personagens da cultura pop mundial. De Doc Savage, Liga da Justiça, monstros japoneses a policiais de Hong Kong, Warren Ellis te apresenta esse mundo estranho, enquanto planta as primeiras dicas de algo muito mais importante acontece por trás. O que vai ser revelado nos outros volumes.

A Panini resolveu publicar nesse primeiro volume as seis primeiras edições da série, mais o preview lançado na Wizard. O formato americano e o bom papel tornam a edição satisfatória, mas a ausência de um extra sobre as referências da série, além da opção editorial de publicar a série, que tem 27 edições no total, em pequenos volumes, e sem capa dura, desmerecem a obra. Planetary, pela importância e qualidade, e por ser uma série curta, merecia um acabamento mais caprichado. Nem que isso custasse mais um pouco.

De qualquer forma, a boa notícia é que as capas são bonitas, as edições são suficientemente boas para se guardar na estante, e teremos finalmente a publicação do final da série. Isso é louvável. Planetary, e seus inúmeros fãs, mereciam.

Você pode comprar Planetary Volume 1 no site da Comix.

02

Ricardo Sorvillo

Ricardo Sorvillo é membro do Quadrimcast e mora na Terra Média, sempre passeia por uma galáxia muito distante e salva o mundo de invasões alienígenas às terças, mas sempre é trazido de volta por sua esposa e filho, com quem sempre entra em disputa pelo controle do vídeo-game.

Facebook Twitter 

Comentários

comentários


Esse espaço é destinado aos visitantes da Quadrim para interagir entre si e com os membros da equipe. Não é necessário realizar login, basta informar nome e e-mail. Pedimos a todos que se expressem com respeito e cordialidade, evitando ofensas gratuitas e palavras de baixo calão.

A Quadrim não se responsabiliza pelas opiniões postadas nesse espaço por seus visitantes, mas solicita a todos que se utilizem de sua liberdade de expressão com a devida atenção às regras normais de convívio social. Os comentários estão sujeitos a moderação no caso de descumprimento dessas instruções.


One thought on “Quadrim Comenta - Planetary: Volume 1

  1. Pingback

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.



Konami Easter Egg by Adrian3.com