Quadrim Comenta - A Luta Contra Canudos

You are here: Home » Quadrim Comenta » Quadrim Comenta – A Luta Contra Canudos

luta canbusdos

Autores: Daniel Esteves (roteiro) e Jozz e Akira Sanoki (arte)
Editora: Editora Nemo
Acabamento: brochura
Formato: 20 x 27,3
Páginas: 64

A história do povoado de Canudos e de sua destruição pelo exército brasileiro, em fins do século XIX, é recontada na inédita HQ A Luta contra Canudos, lançamento da Editora Nemo. Partindo de referências históricas e relatos da época, o roteiro de Daniel Esteves e os desenhos de Jozz e Akira Sanoki mostram, em páginas de quadrinhos dinâmicas e detalhadas, todo o drama e a intensidade de um dos episódios mais marcantes de nossa história.

A narrativa é dividida em capítulos e interlúdios, que revelam as diferentes perspectivas envolvidas e seus personagens. De um lado, Antônio Conselheiro e seus fieis seguidores, que ergueram no sertão baiano uma comunidade que acreditava que a República era o inimigo: a cobrança de impostos efetuada de forma violenta, a celebração do casamento civil e a separação entre Igreja e Estado seriam provas disso. De outro, o exército nacional e seus soldados, que acreditavam ou defendiam os avanços políticos que a República representaria.

O texto resgata as características regionais e sociais da fala popular, ao mesmo tempo em que os desenhos constroem o cenário, os figurinos e a simbologia que envolve os personagens. Um dos pontos interessantes é que a obra flerta com a linguagem jornalística, já que apresenta múltiplos pontos de vista sem, necessariamente, designar papeis de heróis e vilões.

A brutalidade dos embates e o sofrimento dos personagens envolvidos são retratados com pertinência. A Luta Contra Canudos é imperdível para quem quer conhecer mais detalhadamente as motivações dessa guerra, assim como um presente para os apreciadores das HQs, que vão ter em mãos um trabalho consistente sobre um dos períodos mais marcantes da história de nosso país.

Além disso, é interessante notar a carga emocional presente na obra, principalmente em seu final, quando o clímax da guerra entre a República e Canudos atinge seu ápice.

06_Canudos_01-428x580

Como ponto fraco na edição, e serve para até como uma dica à editora, um prefácio do autor ou editor, situando melhor o momento histórico onde se insere a narrativa, explicando brevemente o contexto que a história começa a ser contada, ajudaria leitores não conhecedores da história do Brasil a se situar. Algo que foi feito com muita propriedade em Wáluk, por exemplo.

Ainda assim, é uma boa edição, que poderia ser usada em escolas, inclusive.

Ricardo Sorvillo

Ricardo Sorvillo é membro do Quadrimcast e mora na Terra Média, sempre passeia por uma galáxia muito distante e salva o mundo de invasões alienígenas às terças, mas sempre é trazido de volta por sua esposa e filho, com quem sempre entra em disputa pelo controle do vídeo-game.

Facebook Twitter 

Comentários

comentários


Esse espaço é destinado aos visitantes da Quadrim para interagir entre si e com os membros da equipe. Não é necessário realizar login, basta informar nome e e-mail. Pedimos a todos que se expressem com respeito e cordialidade, evitando ofensas gratuitas e palavras de baixo calão.

A Quadrim não se responsabiliza pelas opiniões postadas nesse espaço por seus visitantes, mas solicita a todos que se utilizem de sua liberdade de expressão com a devida atenção às regras normais de convívio social. Os comentários estão sujeitos a moderação no caso de descumprimento dessas instruções.


2 Thoughts on “Quadrim Comenta - A Luta Contra Canudos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.



Konami Easter Egg by Adrian3.com