Quadrim Comenta - O Quinto Beatle: A história de Brian Epstein

You are here: Home » Quadrim Comenta » Quadrim Comenta – O Quinto Beatle: A história de Brian Epstein

foto 11O Quinto Beatle: A história de Brian Epstein
Título Original: The fifth Beatle – The Brian Epstein story
Autores: Vivek J. Tiwary (roteiro), Andrew C. Robinson e Kyle Baker (arte)
Editora: Aleph
Tradutor: Delfin
Número de páginas: 168
Preço: R$ 59,90

“Eles vão ser maiores… que o Elvis!”

A frase acima pode resumir bem quem foi Brian Epstein, primeiro empresário dos Beatles e protagonista da graphic novel O Quinto Beatle. E que fique bem claro: apesar de ser item indispensável na estante de todo beatlemaníaco, o grupo não é o foco da história, centrada na vida conturbada e trágica de Epstein.

Desde a primeira vez que viu (e ouviu) os “quatro garotos de Liverpool”, Epstein ficou determinado a realizar a façanha da frase que começa esta resenha, mesmo com todos dizendo que não conseguiria. De 1961 a 1967 acompanhamos o esforço de Epstein, um sonhador incorrigível, para, segundo o autor, “levar o amor ao mundo” através de músicas como Love Me Do. Como curiosidade, vale mencionar que Tiwari narra os acontecimentos, principalmente seus encontros com os Beatles, como Epstein contava, sendo que algumas situações foram desmentidas mais tarde pelos envolvidos. O que fica ainda mais claro no posfácio escrito por ele.

Mas Brian Epstein não foi “apenas” o empresário da banda mais popular do mundo. E não foram só suas ideias em relação ao mundo da música que foram questionadas. Entre negociações de contrato e apresentação no The Ed Sullivan Show, a edição mostra a vida de Brian em plena Inglaterra com leis que condenavam um homossexual à cadeia, com muito preconceito. O que acaba dando um outro significado à – vamos dizer romantizada – biografia, com o contraste entre “levar amor ao mundo” e poder também receber esse amor. Em uma mesma história encontramos comédia, drama e tragédia.

A maravilhosa arte de Robinson impressiona a cada página. Além de todo fã poder reconhecer os rostos de seus ídolos, as expressões são um aspecto importante na narrativa. Desde a “viagem” de Epstein no show no Cavern Club ao encontro com o Coronel, com destaque aos desenhos que dizem ao leitor muito mais sobre as personagens do que o diálogo. Uma curta e divertida história de Kyle Baker completa o álbum.

O Quinto Beatle é uma edição luxuosa, mérito da Editora Aleph. Toda colorida, papel couché 170g, formato maior, recheada de extras, como depoimentos e esboços do desenhista. Enfim, uma obra para guardar. Seja você um beatlemaníaco ou não.

“Se existiu o Quinto Beatle, ele foi o Brian.” – Paul McCartney, 1999

foto 4

Leo Spy

Leo Spy é colecionador antigo de quadrinhos, mas nem tanto quanto certos velhos do Quadrimcast, fã de cinema desde sempre e de vez em nunca escreve contos que um dia alguém vai ler. Edita podcasts em troca de encadernados pra viver.

Twitter 

Comentários

comentários


Esse espaço é destinado aos visitantes da Quadrim para interagir entre si e com os membros da equipe. Não é necessário realizar login, basta informar nome e e-mail. Pedimos a todos que se expressem com respeito e cordialidade, evitando ofensas gratuitas e palavras de baixo calão.

A Quadrim não se responsabiliza pelas opiniões postadas nesse espaço por seus visitantes, mas solicita a todos que se utilizem de sua liberdade de expressão com a devida atenção às regras normais de convívio social. Os comentários estão sujeitos a moderação no caso de descumprimento dessas instruções.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.



Konami Easter Egg by Adrian3.com