Quadrim Comenta - São Paulo dos Mortos

You are here: Home » Quadrim Comenta » Quadrim Comenta – São Paulo dos Mortos

00

Roteiro e edição: Daniel Esteves.
Arte: Al Stefano, Alex Rodrigues, Jozz, Ibraim Roberson, Lucas Perdomo, Laudo Ferreira, Omar Viñole, Samuel Bono, Wagner de Souza, Wanderson de Souza.
Formato: 25 x 16 cm.
Acabamento: Capa colorida, lombada quadrada e miolo P&B.
Nº de Páginas: 96 págs.

São Paulo dos Mortos é uma história em quadrinhos criada por Daniel Esteves (Nanquim Descartável), que mostra em cinco contos não muito longos uma epidemia zumbi na maior cidade do Brasil. O autor conta ainda com uma grande equipe de desenhistas para “dar vida” os zumbis. São Paulo dos Mortos foi financiada através do Catarse, e felizmente não só atingiu sua meta de 11 mil como acabou ultrapassando esse valor (arrecadou pouco mais de R$ 16 mil).

A coletânea possui cinco histórias. Vamos a elas:

O primeiro conto se chama Próxima Estação e nele vemos uma mulher se esconder entre as estações de metrô, para fugir dos zumbis que infestaram a região. É muito interessante, pois ele é todo contado em primeira pessoa, inclusive os próprios desenhos que vemos são através da visão da narradora. Pra mim, essa foi de longe a melhor das cinco.

01

Vício é a história que se segue, e nela temos um panorama da Cracolândia. Em meio a confusões, loucuras e zumbis, temos ali uma crítica social muito interessante também. Difícil é saber quem é viciado e quem é morto-vivo nessa história.

A terceira é um pouco clichê, talvez a única dessa hq. Com Ela No Fim Do Mundo nos mostra a rotina de um homem tentando alimentar e cuidar da mulher que ele ama, mas que foi transformada em zumbi. Os acontecimentos que antecedem a tranformação da mulher é que são de fato interessantes.

O quarto conto – Itaquerão – mostra que loucos por futebol só pensam nisso, mesmo com sua cidade infestada de mortos-vivos. Essa história nos apresenta três amigos invadindo o estádio do Corinthians, que está infestado de zumbis, pra zoar e jogar bola. Um pouco mais divertida que as outras, mas ver mortos-vivos jogando bola não me agradou muito, mas aí acho que vai mais de um gosto pessoal do que furo de roteiro.

Carona Para O Governador é a última história da hq. É praticamente um conto de política e vingança, onde, TALVEZ, o Daniel tenha aproveitado para mostrar suas convicções políticas. Ótima leitura, a segunda melhor dentre as cinco.

05

A hq é toda em preto e branco e isso não diminui em nada a sua qualidade, principalmente porque os desenhistas souberam retratar muito bem os locais mostrados, não deixando os personagens em quadros vazios e sem graça. Cenários com bons detalhes num apocalipse zumbi podem fazer uma grande diferença, principalmente se pudermos reconhecer elementos das nossas cidades.

Recomendo  a todos que curtem ou não o tema zumbis e terror.

São Paulo dos Mortos foi lançada em Novembro de 2013 e encontra-se disponível para compra no site Petisco.

Nikita

Nikita é como a Bárbara gosta de ser chamada na internet. Leitora de Quadrinhos desde os 14 anos, é apaixonada pelo gênero terror/horror e princesas Disney, em particular a Bela. Nas horas vagas dedica seu tempo a estudar o inexplicável, além de curtir desenhar e ouvir o bom e velho rock n\' roll

Facebook Twitter Skype 

Comentários

comentários


Esse espaço é destinado aos visitantes da Quadrim para interagir entre si e com os membros da equipe. Não é necessário realizar login, basta informar nome e e-mail. Pedimos a todos que se expressem com respeito e cordialidade, evitando ofensas gratuitas e palavras de baixo calão.

A Quadrim não se responsabiliza pelas opiniões postadas nesse espaço por seus visitantes, mas solicita a todos que se utilizem de sua liberdade de expressão com a devida atenção às regras normais de convívio social. Os comentários estão sujeitos a moderação no caso de descumprimento dessas instruções.


2 Thoughts on “Quadrim Comenta - São Paulo dos Mortos

  1. Pingback

  2. Pingback

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.



Konami Easter Egg by Adrian3.com