Nós Fomos - Festival Guia dos Quadrinhos 2014

You are here: Home » Colunas » Matérias » Nós Fomos – Festival Guia dos Quadrinhos 2014

Pra quem estava em São Paulo no fim de semana do dia das crianças, pode aproveitar o Festival Guia dos Quadrinhos (antigo “Mercado das Pulgas”), que desta vez aconteceu em dois dias. E nós fomos lá acompanhar o evento!

Festival Guia Quadrinhos

Isso era só uma parte do evento…

Bom, pra quem não conhece, o Festival Guia dos Quadrinhos (a partir de agora abreviado para FGQ aqui) é uma reunião de vários colecionadores/lojas/fãs de quadrinhos. Muitos colecionadores e lojas levam suas revistas para vender (ou action figures, ou até mesmo videogames), muitas vezes com preços bem bacanas (afinal muitos são exemplares usados).

Nas edições anteriores tudo se concentrava no andar térreo da Associação Beneficente dos Provincianos de Osaka Naniwa-Kai, porém este ano uma sala no segundo andar virou o auditório. Uma medida extremamente acertada pois:

– Evitou o problema de aglomerações na hora das palestras

– Evitou o problema de som, afinal a palestra acontecia no palco que vocês podem ver na imagem no começo da matéria… E com isso o som dos stands se misturava aos das palestras

– Permitiu a criação de um “beco dos artistas” onde vários independentes podiam vender seus trabalhos e interagir com o público.

E o auditório também serviu para expor o trabalho do artista homenageado da edição 2014 do FGQ, o Flávio Luiz, que tinha vários de seus originais expostos nas paredes da sala.

Além de coisas bacanas (como edições Showcase da DC por 50 reais ou formatinhos a 0,25…. Sim, 25 CENTAVOS), e de uma exposição especial comemorando os 50 anos do Demolidor, o evento contou com uma boa programação de palestras espalhadas pelos dois dias.

SÁBADO 11/10

A primeira palestra do sábado teve a participação de Marcelo del Greco (Nova Sampa) e Cassius Medauar (JBC), falando sobre a evolução e o futuro dos mangás aqui no Brasil, inclusive contando “causos” ocorridos nas editoras.

A segunda palestra era uma das mais aguardadas: Marcelo Alencar e Paulo Maffia (Abril) anunciaram várias novidades da editora para a celebração de 80 anos do Pato Donald, incluindo um encadernado feito no Brasil.

Logo em seguida a palestra aguardada pelos fãs de super-heróis! Alexandre Callari, Bernardo Santana, Rogério Saladino (Panini) e Thiago Cardim (site Judão) falando sobre a necessidade de DC e Marvel reinventarem seus personagens de tempos e tempos.

(Aqui um adendo: se você for ver uma palestra assim, ao menos pesquise antes de perguntar algo. Não seja um mané que pergunta pra editores de quadrinhos QUANDO SAI O FILME DO FLASH!).

Finalizando a programação do sábado, muitos autores independentes se reuniram numa palestra mediada pelo jornalista Jota Silvestre: Germana Viana, Daniel Esteves, Will e o homenageado do FGQ, Flávio Luiz falando sobre projetos, crowdfunding, online x impresso, dicas pra quem quer começar…

DOMINGO 12/10

O dia da criança foi mais tranquilo do que o sábado, mas era comum ver pais trazendo os filhos para visitar o evento. E a programação de palestras continuava, começando com Flávio Teixeira (MSP) falando sobre seu trabalho como roteirista.

A palestra seguinte trouxe vários artistas da Disney para falar especificamente de Zé Carioca: os roteiristas Denise Ortega, Kaled Kalil, o arte-finalista/desenhista Tomaz Edson e o roteirista/desenhista Fernando Ventura!

E finalizando o dia, uma palestra sobre o futuro dos quadrinhos de super-heróis no Brasil, com a participação de Levi Trindade (Panini), Leonardo Vicente (HQM), Thiago Borbolla e Renan Martins (site Judão).

Após o fim do evento, é bacana ver o salto de qualidade que o FGQ teve da edição de 2013 pra cá. Com certeza todos os que foram lá puderam aproveitar sem filas, sem baderna, sem youtuber expulso… ! E com certeza esperamos que a edição 2015 seja ainda melhor!

Equipe Quadrim

Nerds e Apaixonados por cinema, séries de TV, animação, games e, especialmente, quadrinhos; os membros da Quadrim se reúnem aqui pra dar sua opinião, mesmo sem ninguém pedir, sobre todos os assuntos que fazem parte desse maravilhoso mundo.

Facebook Twitter 

Comentários

comentários


Esse espaço é destinado aos visitantes da Quadrim para interagir entre si e com os membros da equipe. Não é necessário realizar login, basta informar nome e e-mail. Pedimos a todos que se expressem com respeito e cordialidade, evitando ofensas gratuitas e palavras de baixo calão.

A Quadrim não se responsabiliza pelas opiniões postadas nesse espaço por seus visitantes, mas solicita a todos que se utilizem de sua liberdade de expressão com a devida atenção às regras normais de convívio social. Os comentários estão sujeitos a moderação no caso de descumprimento dessas instruções.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.



Konami Easter Egg by Adrian3.com