Quadrim Comenta - Garfield Vol. 3

You are here: Home » Quadrim Comenta » Quadrim Comenta – Garfield Vol. 3

Comenta_Garfield_V3_CapaFicha técnica do álbum
Título: Garfield: Volume 3
Criado por: Jim Davis
Escrito por: Mark Evanier e Scott Nickel
Desenhos: Andy Hirsch (capítulos 1, 3 e 4), Gary Barker (capítulo 1), Mark Heike (capítulo 1), Stephanie Heike (capítulo 1), Mike Decarlo (capítulo 2), David Degrand (capítulos 2 e 4) e Fred Hembeck (capítulo 3)
Cores: Lisa Moore
Capa: Gary Barker e Dan Davis com cores por Lisa Moore
Número de páginas: 112
Formato: 17 × 26 cm
Preço: R$ 29,90
ISBN: 978-85-8286-084-7

O gato mais folgado do mundo ganha mais um volume de histórias cheias de confusões, em Garfield: Volume 3, lançamento da Editora Nemo. Produzido por um time de roteiristas e desenhistas, a partir das criações de Jim Davis, esse título irá prender a atenção das crianças e adultos, com uma narrativa irreverente.

O volume abre com um “pronunciamento chocante” do egocêntrico gato, que “alerta” os leitores sobre a primeira história que, como é exclusivamente sobre Odie, não seria lá muito interessante… “Uma história do Odie” traz o cão fofinho na missão de guiar a polícia até o criminoso que roubou a casa de seu novo amiguinho. A segunda aventura, “Quarteto Terrível”, traz de volta a Força Pet, um grupo de amigos com superpoderes que se parecem com a turminha de Garfield. Seu objetivo é derrotar a vilã Vetvix e seus comparsas.

Comenta_Garfield_V3_02

O capítulo seguinte começa com uma HQ bastante verossímil para muitos: “Loucura de segunda”. Aqui, Garfield tenta escapar de todas as maneiras possíveis deste dia tão temido por ele e por tantos de nós; no final, ele acaba livrando seu dono, Jon, de um trapaceiro. A história ainda conta com a participação de Quentin, o ratinho que mora na casa de Jon. Na aventura seguinte, “O monstro lasanha”, o gato tem que enfrentar uma abominável mutação que seu prato favorito sofre, transformando-se num monstro que tenta destruí-lo.

O novo fofo” abre o terceiro capítulo, em que Garfield que dar uma lição no convencido gato Nermal, que se acha fofíssimo demais. A Força Pet aparece mais uma vez em “A hora do lanche”, com Garzuca tentando comer seu sanduíche de almôndegas, cebola e molho extra, mas sendo impedido por personagens do futuro que querem evitar a destruição do mundo, que seria causada por essa refeição do herói.

Garfield não é como os gatos normais que gostam de caçar pássaros, mas às vezes até mesmo ele não resiste. Em “O pássaro-gato”, do quarto capítulo, uma simpática bruxa da vizinhança castiga Garfield transformando-o no que era o alvo de sua caça. Para fechar a edição em grande estilo, “A volta do monstro lasanha” mostra o retorno da lasanha modificada com mais duas parceiras de sabores diferentes.

Comenta_Garfield_V3_01

Um dos grandes méritos das HQs de Garfield, é a quebra de quarta parede, quando se utiliza do recurso de conversar com o leitor e mostrar que tudo está acontecendo em um história em quadrinhos. E de certa maneira, é o que salva essa edição de ser bem desinteressante. A grande maioria das histórias não tem lá muita graça, e terminam sem uma boa sacada.

Apesar de alguns artistas tentarem emular o traço de Jim Davis em seus primeiros anos, algumas dessas histórias saíram com a arte um pouco estranha, e as que se saem melhor, tanto em roteiro quanto desenhos, são as que emulam o traço atual. Confesso que gosto mais das histórias mais próximas da tirinha, onde a dinâmica dos personagens dentro da casa funcionam, mas a sátira sobre viagens no tempo na história “Hora do Lanche” é bem bacana. Agora, as duas histórias com as lasanhas que ganham vida são bastante fracas. No geral, é uma edição mediana, longe da tradição da tirinha e mesmo das edições anteriores.

Ricardo Sorvillo

Ricardo Sorvillo é membro do Quadrimcast e mora na Terra Média, sempre passeia por uma galáxia muito distante e salva o mundo de invasões alienígenas às terças, mas sempre é trazido de volta por sua esposa e filho, com quem sempre entra em disputa pelo controle do vídeo-game.

Facebook Twitter 

Comentários

comentários


Esse espaço é destinado aos visitantes da Quadrim para interagir entre si e com os membros da equipe. Não é necessário realizar login, basta informar nome e e-mail. Pedimos a todos que se expressem com respeito e cordialidade, evitando ofensas gratuitas e palavras de baixo calão.

A Quadrim não se responsabiliza pelas opiniões postadas nesse espaço por seus visitantes, mas solicita a todos que se utilizem de sua liberdade de expressão com a devida atenção às regras normais de convívio social. Os comentários estão sujeitos a moderação no caso de descumprimento dessas instruções.


2 Thoughts on “Quadrim Comenta - Garfield Vol. 3

  1. leandro alves|

    mesmo não tendo o traço do autor original (que Deus o tenha) eu compraria e iria rir das tirinhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.



Konami Easter Egg by Adrian3.com