Quadrim Entrevista - QUAD 2

You are here: Home » Quadrim Entrevista (Post) » Quadrim Divulga - Catarse » Quadrim Entrevista – QUAD 2

E temos mais um QUADRIM ENTREVISTA falando com autores que lançam projetos no Catarse! Hoje conversamos com um trio que volta a lançar uma obra via Catarse, obra esta baseada em um universo de ficção científica! Entrevistamos ALUÍSIO CERVELLE SANTOS, DIEGO SANCHES E EDUARDO SCHAAL, a equipe do QUAD! (O quarto integrante da equipe, Eduardo Ferigato teve problemas de última hora e não pôde participar da entrevista)

Quad_2_vitrine

Quadrim: Falando sobre o Quad 1 (que foi resenhado aqui pela Quadrim), como foi a recepção, as críticas, o lançamento no FIQ…

Eduardo Schaal: A principal crítica foi que as pessoas diziam que era uma obra curta, que acabava muito rápido.

Aluísio Cervelle: Acho que o pessoal ainda não está acostumado a antologias. Talvez as pessoas pensassem que veriam uma história feita por nós quatro.

Diego Sanches: O pessoal que comprou no Catarse, viu a gente falando sobre a história, sabia do formato e não teve essa impressão. Foi mais quem conheceu no FIQ, comprou depois. Mas eu encaro isso como uma crítica boa.

Eduardo Schaal: Acho q é uma critica boa porque mostra que as histórias estavam fluidas, que o pessoal queria mais.

Quadrim: Quad 2 já estava nos planos durante o processo de financiamento de Quad 1?

Aluísio Cervelle: A gente esperou o fim do projeto do Quad 1. Foi mais ou menos no FIQ, até por essas críticas que recebemos. Como nós quatro somos primariamente ilustradores, (o Schaal e o Ferigato já tinham feito quadrinhos), nós preferimos testar as águas.

Diego Sanches: Quando a gente estava fazendo, não pensava em fazer uma sequência, mas quando o projeto terminou já sentiu que tinha uma abertura para continuar e no FIQ a recepção foi tão boa que já tinha gente perguntando quando saía o segundo.

Aluísio Cervelle: O legal do FIQ é que vinha gente comprar e no dia seguinte vinha dizer “li ontem, quando sai o próximo?”, foi uma surpresa.

Quad_2_Imagem

Quadrim: O Quad tem como tema um assunto que faz sucesso no Brasil mas não é tão explorado no Brasil: a ficção científica. Como vocês vêem isso?

Eduardo Schaal: Como eu sou mais velho, vou me lembrar dos anos 80, o Watson Portela, Mozart Couto, a Aventura e Ficção da Abril, mas sempre foi um gênero marginal… No começo dos anos 90, a editora Vidente lançou uma revista chamada Porrada Special, com nomes como Hector Gomez, Marcelo Campos, Roger Cruz, eu também publiquei nessa época, de forma independente… Saiam coisas da Metal Hurlant, Horacio altuna, Moebius, até mesmo de forma pirata. No final de 96 saiu a revista Metal Pesado que tinha nomes como Vilela, Campos, Cruz, Carniello, muitos que depois formariam a fabirca de quadrinhos. A Ficção sempre caminhou em paralelo ao quadrinho nacional independente.

E recentemente isso tem voltado, tem o Astronauta – Magnetar do Danilo Beyruth que com o sucesso já tem uma sequência… E quando nos encontramos pensamos: a gente gosta de ficção científica, vamos fazer algo com esse tema e a gente viu que tem o potencial. E hoje essa volta acontece em outras mídias, principalmente em cinema e animação. Tem Star Wars voltando, Mad Max, Guardiões da Galáxia, a ficção está voltando a se rmainstream

Aluísio Cervelle: HQs de ficção aqui no Brasil não teve muita produção.

Eduardo Schaal: Até teve, mas foi sazonal. Hoje tem a V.I.S.H.N.U. do Cobiaco, uma antologia chamada Mundo Paralelo, tem muita coisa sendo feita, mas talvez ainda não estejam na mídia. Até o São Paulo dos Mortos, a Máquina Zero, de certo modo tem uma saída grande desse gênero, talvez o que a gente fez foi ter dado uma roupagem diferente, um acabamento mais trabalhado, sair um pouco daquele formato “marginal”…

Quad_2_Pagina_2

Quadrim: Já falando do Quad 2, vocês criaram um site onde vocês publicam histórias curtas baseadas no universo que vocês criaram, como surgiu a ideia do site?

Diego Sanches: A ideia do site foi minha, na verdade eu montei o site, mostrei pro pessoal e disse “agora tem site, pessoal”

Aluísio Cervelle: Uma coisa que nos preocupamos depois do Quad 1 foi que não podíamos “sumir” antes de lançar o Quad 2, não perder o engajamento do leitor. Então o site permitia a gente agrupar tudo.

Diego Sanches: A minha ideia inicial era expandir a nossa presença online, que era só Facebook. Mas lá fica escondido, é muito imediato, então o site tem essa função de mostrar o que que é o Quad, novidades, falando sobre os autores… Isso foi ampliando, a ideia de explorar mídias diferentes, histórias que não precisam ser impressas, coisas curtas pra ampliar o universo. Issoq ue o Aluísio falou, manter a nossa presença.

Aluísio Cervelle: E a gente tem uma demonstração pras pessoas, se a pessoa não conhece o Quad pode ir no site e ver como é o nosso trabalho.

Quadrim: O Quad 2 já está financiado, pra ser lançado na CCXP. quais as expectativas de vocês pro evento e pro lançamento do Quad 2?

Diego Sanches: Eu sinto que o CCXP vai ser diferente do FIQ. Um evento muito maior, não só sobre quadrinhos, pros quadrinistas independentes a visibilidade vai ser menor do que um FIQ. Mas eu acho que vai ser legal, a gente sempre espera que seja bom.

Eduardo Schaal: Acho que o foco vai ser essa questão da novidade, de um evento Comic Con… Imagino uma quantidade absurda de cosplays por exemplo, os eventos com artistas de Hollywood… O Quadrinho independente tem de marcar presença, mas ele não é o foco. Pra nós vai ser o trabalho de formiguinha, depois da comic con fazer uma turnê pelas comic shops, em outras cidades.

Aluísio Cervelle: Uma coisa interessante que o Ivan (Freitas da Costa, um dos organizadores da CCXP) está fazendo, tentar reproduzir um pouco desse ar de comic con, é oferecer uma área grande pros quadrinistas. A gente ainda não sabe o tamanho real, mas são várias meses e provavelmente vai ser maior do que o FIQ. Resta saber se o público vai ser interessado em quadrinhos, na CCXP vai ter gente de todos os gostos enquanto o FIQ é um público focado em quadrinhos.

Quad_2_Pagina

Quadrim: Falando um pouco mais do Quad 2, o que quem já apoiou pode esperar dessa obra, se vai ser só sequência das histórias do Quad 1, se vai ter coisas novas…

Aluísio Cervelle: 2 histórias são com personagens que voltam (ESP-Trent e Terah), mas não necessariamente uma sequência. Um personagem do Diego também volta, mas numa dessas histórias. Mas as histórias são independentes, você consegue ler as histórias do 2 sem ter lido o 1. Talvez perca algo na introdução dos personagens, mas não é imprescindível. Cada autor vai explorar um novo tópico.

Diego Sanches: A minha história é completamente nova. Acho que quem gostou do primeiro vai gostar do segundo, tem um pouco do que aconteceu nesse universo, mas bem de leve, nosso foco ainda são contar histórias dos personagens. No Quad 1 tiveram pessoas perguntando se as histórias eram no mesmo universo, nesse volume a gente deixa isso um pouco mais claro.

Eduardo Schaal: Talvez fique mais claro pela questão do crossover que acontece na minha história e a história se baseia nesse encontro de dois personagens. A gente pôde discutir mais as histórias junto. No primeiro a gente fez meio isoladamente, nesse
nós já conversamos o que funciona pra todos, criar mais camadas dos personagens.

Aluísio Cervelle: Fomos um o editor do outro, um de vez em quando trazia uma referência bacana.

Eduardo Schaal: Nós vamos manter uma galeria de arte, como foi no Quad 1, o mesmo formato, mas com mais páginas, uma capa bem atraente que faz você reconhecer os personagens que já existiam e conhecer os novos.

Quadrim: E quem ainda está indeciso se deveria apoiar ou não, o que vocês diriam a eles?

Diego Sanches: O que eu diria: visitem o site, leiam as historinhas, vejam as amostras do nosso trabalho… Se você gostar do clima, do traço, você não tem motivo pra não apoiar.

Eduardo Schaal: No site e no Face nós mostramos artes, novidades… E quem se interessar, temos opção de comprar os volumes 1 e 2 juntos… E depois da Comic Con faremos um lançamento pra quem não puder ir, na Monkix no dia 13 e lançamentos em outras cidades…

Diego Sanches: Uma coisa que a gente percebeu esses dias, é que nosso estoque do volume 1 está acabando, então quem quiser não pode perder muito tempo, já temos poucos exemplares… E pelo Catarse além de um frete incluso ainda sai um desconto.

É isso aí, leitores e leitoras, quem quiser conferir o projeto dessa turma, basta clicar na imagem abaixo e contribuir! A partir de R$ 40,00 você já garante o seu exemplar impresso, sendo que o projeto vai arrecadar dinheiro até dia 07 de novembro de 2014 (sexta!), então corra pra garantir a sua!

Quad_2_Capa

Equipe Quadrim

Nerds e Apaixonados por cinema, séries de TV, animação, games e, especialmente, quadrinhos; os membros da Quadrim se reúnem aqui pra dar sua opinião, mesmo sem ninguém pedir, sobre todos os assuntos que fazem parte desse maravilhoso mundo.

Facebook Twitter 

Comentários

comentários


Esse espaço é destinado aos visitantes da Quadrim para interagir entre si e com os membros da equipe. Não é necessário realizar login, basta informar nome e e-mail. Pedimos a todos que se expressem com respeito e cordialidade, evitando ofensas gratuitas e palavras de baixo calão.

A Quadrim não se responsabiliza pelas opiniões postadas nesse espaço por seus visitantes, mas solicita a todos que se utilizem de sua liberdade de expressão com a devida atenção às regras normais de convívio social. Os comentários estão sujeitos a moderação no caso de descumprimento dessas instruções.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.



Konami Easter Egg by Adrian3.com