Quadrim Comenta - A Bíblia Segundo o Gato

You are here: Home » Quadrim Comenta » Quadrim Comenta – A Bíblia Segundo o Gato

00

Título: A Bíblia segundo o Gato
Autor: Philippe Geluck
Editora: Nemo
Tradução: Fernando Scheibeúmero
Número de páginas: 200
Formato: 25 × 16 cm
Preço: R$ 49,00

Sobre o Álbum

Provocativa. Instigante. Sarcástica. Cômica. Crítica. Reflexiva. São inúmeros os adjetivos que podem ser usados para qualificar a HQ A Bíblia segundo o Gato, do belga Philippe Geluck, lançamento da Editora Nemo no Brasil.

O álbum não poupa ninguém com seu humor ferino, nem mesmo o próprio autor. Temas considerados tabus como o aborto, o casamento homo afetivo, a subserviência do homem à religião, a exploração e a violência são alguns assuntos que polemizam as 200 páginas de quadrinhos, que buscam responder a todas as perguntas dos homens desde o início dos tempos, tendo como única pretensão fazer rir. “Eis aqui a verdadeira história da criação do mundo por Deus e Pascoal, o carneiro. Recuse falsificações. Só esta versão tem a garantia de Deus e de Philippe Geluck”, anunciam dois anjos logo à primeira página.

01

De acordo com o diretor executivo da Editora Nemo, Arnaud Vin, “este álbum diverte justamente por sua postura politicamente incorreta”. Segundo ele, “Philippe Geluck, internacionalmente reconhecido como um dos grandes humoristas europeus, leva o humor aos últimos limites”, avalia.

Vários temas bíblicos aparecem no decorrer da obra, como a criação do mundo, de Adão e de Eva, sua expulsão do paraíso, o dilúvio e a Arca de Noé, e tantos outros, sempre em tom avassalador para provocar a reflexão dos leitores até o surpreendente final da história. Outro diferencial da HQ é a adaptação do texto, traduzido por Fernando Scheibe, à realidade do leitor brasileiro, com seus ditados populares, trocadilhos, músicas e palavras de ordem.

02

Nossa opinião

A primeira coisa a se dizer sobre essa publicação é que o título engana. Você imagina uma história onde temos Deus com características felinas, mas isso não acontece. Temos Deus que, por acaso, tem uma feição felina. Isso pode quebrar a expectativa do leitor.

Quanto à história em si, a intenção é realmente ser polêmica. A começar pelo excesso de foco na relação colorida entre Deus e o carneiro Pascoal. A história começa bem humorada, mostrando a criação do mundo de forma divertida, mas depois o autor recria livremente o início da Bíblia, sem se prender aos acontecimentos narrados, inserindo algumas boas piadas, outras nem tanto. Temos boas sacadas, como Deus ser casado com a Morte, uma visão interessante da relação vida e morte, ou a proibição de Adão em comer a maçã, pois caiu em um monte delas quando nasceu.

003

No geral, o autor busca principalmente polemizar, utilizando o humor como ferramenta. Pessoalmente, prefiro quadrinhos onde a visão de Deus e da religião de forma geral são tratadas com um humor mais leve, não menos crítico. Nesse sentido, o nosso Carlos Ruas, com Um Sábado Qualquer, é mais bem sucedido.

Ricardo Sorvillo

Ricardo Sorvillo é membro do Quadrimcast e mora na Terra Média, sempre passeia por uma galáxia muito distante e salva o mundo de invasões alienígenas às terças, mas sempre é trazido de volta por sua esposa e filho, com quem sempre entra em disputa pelo controle do vídeo-game.

Facebook Twitter 

Comentários

comentários


Esse espaço é destinado aos visitantes da Quadrim para interagir entre si e com os membros da equipe. Não é necessário realizar login, basta informar nome e e-mail. Pedimos a todos que se expressem com respeito e cordialidade, evitando ofensas gratuitas e palavras de baixo calão.

A Quadrim não se responsabiliza pelas opiniões postadas nesse espaço por seus visitantes, mas solicita a todos que se utilizem de sua liberdade de expressão com a devida atenção às regras normais de convívio social. Os comentários estão sujeitos a moderação no caso de descumprimento dessas instruções.


2 Thoughts on “Quadrim Comenta - A Bíblia Segundo o Gato

  1. leandro alves|

    taí um livro que vou procurar nas livrarias, só pela versão de Deus ser um gato e seu ponto de vista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.



Konami Easter Egg by Adrian3.com