Quadrim Comenta - Quem é o Pantera Negra?

You are here: Home » Quadrim Comenta » Quadrim Comenta – Quem é o Pantera Negra?

Em 2005 a revista do Pantera Negra ganhou seu quarto volume, cujo arco inicial recontou sua origem e nos apresentou quem é o Pantera Negra. A resenha de hoje será sobre essa fase, que acabou de sair na Coleção de Graphic Novels Marvel da Salvat!

A história começa nos mostrando algumas tentativas ao longo dos anos de invasão à Wakanda, o reino do Pantera Negra que fica localizado na África. E em todas elas vemos o fracasso dos invasores, sempre surpreendidos por um poderio superior por parte dos exércitos e armamentos wakandanos.

Chegando ao presente, a história nos mostra como os líderes do ocidente se incomodam com o isolamento de Wakanda, uma nação detentora de vários avanços tecnológicos e possuidora de grandes riquezas naturais inexploradas. Ao mesmo tempo, vemos como T’Challa conseguiu chegar ao trono, por meio de um tradicional sistema de disputa do poder real.

A trama começa de verdade quando Ulysses Klaw, o Garra Sônica, é convocado para liderar uma equipe de invasão à Wakanda. Motivado principalmente por uma vingança pessoal, Klaw reúne os mercenários Batroc, Rino, Homem Radioativo, Canibal e até mesmo o Cavaleiro Negro, dando início ao cerco à Wakanda. O que eles descobrem na prática, é que esse não é um feito simples de se realizar.

Sugestao de Imagem - Pantera

O arco gira basicamente em torno de como o Pantera Negra, em um de seus primeiros atos como o mais novo rei de Wakanda, terá que lidar com esse ataque ao seu povo. Ao longo da invasão, o escritor Reginald Hudlin mostra que o Pantera não é a única força de Wakanda. Eles são uma nação de guerreiros leais ao seu povo e a grande maioria faz o que está ao seu alcance para defender sua nação, mesmo que para isso sacrifícios devam ser feitos.

Isso foi algo que me agradou bastante, pois mostra que o Pantera é a figura central de poder de um reino que já é poderoso por si só. Wakanda não depende apenas do Pantera para se defender, mas com com ele no comando eles se tornam praticamente imbatíveis e até mesmo invulneráveis à invasores.

Sobre a arte do John Romita Jr, ela não compromete, embora esta HQ não seja um de seus melhores trabalhos, ao meu ver. Sei que muitos leitores já torcem o nariz só de ler seu nome, mas aqui essa preocupação pode ser deixada dele lado. Até porque a história é envolvente e, mesmo que você não curta o trabalho do Romitinha aqui, certamente o enredo suprirá esse ponto baixo.

Por se tratar de uma origem recontada (e que é a oficial até o momento), esta HQ é recomendada como um ponto de partida para qualquer leitor que queira começar a ler as histórias do Pantera Negra. Além de apresentar quem ele é, é possível conhecer a força de seu reino, seus principais inimigos, seus dilemas e ver como uma nação isolada do mundo moderno começa a se relacionar politicamente com o ocidente. Por vários momentos, tive a impressão de que esta trama caberia perfeitamente em uma adaptação cinematográfica, com alguns ajustes necessários à essa mídia. Não me surpreenderei se o filme do Pantera Negra, previsto para 2017, retirar daqui vários elementos para compor seu enredo.

Equipe Criativa:
– Roteiro: Reginald Hudlin – Arte: John Romita Jr
Onde Encontrar:
Em Português: edições #29 a #34 da revista mensal do Demolidor, publicada pela Panini ou no encadernado da Salvat
Em Inglês: Encadernado “Black Panther: Who is the Black Panther?”

Postado originalmente por: Rodolfo Graciliano (HQs S/A)
Link do post original: https://facebook.com/permalink.php?story_fbid=755080431208058&id=721718954544206

Uma parceria do site Quadrim e o grupo HQs S/A!

Comentários

comentários


Esse espaço é destinado aos visitantes da Quadrim para interagir entre si e com os membros da equipe. Não é necessário realizar login, basta informar nome e e-mail. Pedimos a todos que se expressem com respeito e cordialidade, evitando ofensas gratuitas e palavras de baixo calão.

A Quadrim não se responsabiliza pelas opiniões postadas nesse espaço por seus visitantes, mas solicita a todos que se utilizem de sua liberdade de expressão com a devida atenção às regras normais de convívio social. Os comentários estão sujeitos a moderação no caso de descumprimento dessas instruções.


One thought on “Quadrim Comenta - Quem é o Pantera Negra?

  1. leandro alves|

    Procurarei esse encardenado, para pelo menos me situar no futuro filme do rei de wakanda. Mas essa seria primeira edição própria dele devido ao filme ou já teve outros quadrinhos? Ele tinha uma revista mensal?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.



Konami Easter Egg by Adrian3.com