Quadrim Comenta - A Última História do Punho de Ferro

You are here: Home » Quadrim Comenta » Quadrim Comenta – A Última História do Punho de Ferro

O Punho de Ferro é um daqueles personagens que nunca esteve nos holofotes dos quadrinhos da Marvel. Desde sua criação, ele teve algumas poucas histórias relevantes, sendo relegado na maioria das vezes a um papel de coadjuvante em outras revistas. Pensando em mudar esse cenário e visando um aprofundamento na mitologia de um personagem com um grande potencial, a Marvel iniciou em 2007 a publicação do título “O Imortal Punho de Ferro”, numa tentativa de revitalizá-lo. O foco desta resenha será o início dessa fase.

Ainda sob os efeitos recentes da Guerra Civil, Daniel Rand tenta se virar numa cidade em que o governo não distingue mais quem é vilão ou herói, desde que você esteja registrado. Tentando conciliar sua vida sob o manto do Punho de Ferro, a Arma Viva, com seus trabalhos como empresário na Corporação Rand, herança de seu pai, Daniel busca encontrar seu lugar nesse novo mundo. Porém, sua vida começa a virar de cabeça para baixo, quando ele se vê envolvido numa trama cheia de segredos relacionados ao seu legado como Punho de Ferro. Tudo o que ele sabia sobre seu passado e sobre seus poderes estava prestes a mudar.

A história começa com uma excelente narrativa não-linear executada por Ed Brubaker e Matt Fraction. Somos apresentados ao conceito do que é ser um Punho de Ferro. Algo muito mais além do que um nome, mais além do que um simples manto. Brubaker e Fraction utilizam elementos provenientes da mitologia chinesa e os incorporam ao passado de Daniel Rand. Eles criam um novo conceito na história do personagem, onde descobrimos que o Punho de Ferro na verdade é um legado, um título que é repassado aos seus escolhidos através das eras. Tudo isso acaba enriquecendo mais a história desse personagem que até então não tinha uma atenção merecida.

punho ferro

Com o auxílio de Orson Randall, o Punho de Ferro que o antecedeu, Daniel começará a ter uma dimensão maior de seus poderes e de suas habilidades. Enquanto vai descobrindo mais sobre seu passado e sobre seu legado, ele irá combater terroristas da Hidra, enfrentará rivais corporativos e tentará se adaptar à vida como um fugitivo não registrado. É notável a influência do estilo narrativo do Brubaker aqui. Para quem acompanhou sua excelente fase à frente das revistas do Capitão América e do Demolidor, vai se sentir familiarizado com vários elementos presentes nessa história. Segredos do passado vindo à tona, diversos momentos com uma grande carga dramática, a exploração dos limites físicos e mentais que o protagonista pode suportar, são alguns desses elementos presentes nessas duas revistas citadas e que se fazem presentes aqui também.

A arte do David Aja também é outro ponto forte deste arco. Com seu traço estilizado, ele consegue transpor todo o clima sombrio e pesado que permeia a história a todo momento. É um daqueles casos em que a arte casa perfeitamente com o tom da história, tonando-a ainda melhor e mais agradável para os leitores.

Com uma equipe criativa de peso, o resultado final dessa revitalização superou suas expectativas e já se tornou a fase mais memorável do Punho de Ferro em toda sua história. Convenhamos que o Punho de Ferro carecia de boas histórias e dizer que essa fase é a mais memorável dele, pode soar como algo óbvio. Mas não é pra qualquer um pegar um personagem do baixo escalão e entregar um resultado tão bom, tão digno de seu potencial. Com diversos conceitos que podem e devem ser explorados na vindoura série produzida pela Netflix, esta história é a ideal para qualquer leitor que queira conhecer mais sobre o Punho de Ferro e sua mitologia. O arco “A Última História do Punho de Ferro”, diferente do que seu nome propõe, foi só o começo dessa fase. Não é por acaso que a série rendeu a Ed Brubaker um prêmio Eisner em 2008.

Equipe Criativa:

– Roteiro: Ed Brubaker & Matt Fraction – Arte: David Aja

Onde Encontrar:

– Em Português: Edição #35 da revista “Marvel Apresenta”, publicada pela Panini em 2008.
– Em Inglês: TPB “Immortal Iron Fist: The Complete Collection, Vol. 1”

Postado originalmente por Rodolfo Graciliano em: https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=761844283865006&id=721718954544206

 

 

Uma parceria do site Quadrim e o grupo HQs S/A!

Comentários

comentários


Esse espaço é destinado aos visitantes da Quadrim para interagir entre si e com os membros da equipe. Não é necessário realizar login, basta informar nome e e-mail. Pedimos a todos que se expressem com respeito e cordialidade, evitando ofensas gratuitas e palavras de baixo calão.

A Quadrim não se responsabiliza pelas opiniões postadas nesse espaço por seus visitantes, mas solicita a todos que se utilizem de sua liberdade de expressão com a devida atenção às regras normais de convívio social. Os comentários estão sujeitos a moderação no caso de descumprimento dessas instruções.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.



Konami Easter Egg by Adrian3.com