Caixa do Jogo 10 - A Batalha dos Cinco Exércitos

You are here: Home » Colunas » Caixa do Jogo » Caixa do Jogo 10 – A Batalha dos Cinco Exércitos

A Batalha dos Cinco Exércitos (The Battle of Five Armies)
EUA, 2014
Designers: Roberto Di Meglio, Marco Maggi e Francesco Nepitello
Editora: Ares Games / Devir
Tempo: 01h30
2 jogadores
A partir de 12 anos

No fim de 2014, além do término da trilogia do Hobbit nos cinemas, chegou ao Brasil o jogo de mesmo título, A Batalha dos Cinco Exércitos. Mérito da Devir, que trouxe este jogo monstruoso menos de um ano depois do lançamento. Monstruoso sim, porque é gigante!

Com a árdua tarefa de reproduzir no tabuleiro a batalha épica do terceiro filme do Hobbit, os criadores Roberto Di Meglio, Marco Maggi e Francesco Nepitello, responsáveis pelo também monstruoso jogo A Guerra do Anel, atingiram o objetivo. Quem é fã da mitologia de J. R. R. Tolkien vai se sentir no meio dos acontecimentos, entre os Povos Livres e o exército da Sombra. Humanos, elfos e anões estão em menor número, porém recebem o reforço de Gandalf, Bilbo e Thorin, entre outros personagens com poderes especiais, além das famosas Águias das Montanhas Sombrias. No outro lado, orcs, goblins e wargs contam também com os Morcegos Gigantes e o terrível Bolg, filho de Azog.

maxresdefault-1

O jogo se desenrola através de decisões influenciadas pela sorte dos jogadores. Os Povos Livres precisam escolher, a cada turno, quais generais vão ser ativados e a quantidade deles dá igual oportunidade para que a Sombra tente retardar a Trilha do Destino. A medida que este “relógio” vai avançando, personagens especias dos Povos Livres vão entrando na batalha e o fim do jogo vai se aproximando. Também na base da sorte, os jogadores rolam os dados de ação que dão uma série de opções para movimentação, recrutamento e ataques com suas tropas. A estratégia é formada a partir do resultado dos dados e o uso das cartas de eventos.

maxresdefault2-1

Alguns jogadores acham o jogo desbalanceado para um lado ou para outro, mas a diferença entre os dois exércitos é tão grande que equilibra o combate. Os objetivos para vencer também são diferentes. Os Povos Livres possuem maior poder de fogo com seus arqueiros com ataques à distância e Gandalf atirando sua Explosão Mágica, mas o Exército da Sombra recruta cada vez mais tropas e avança em grande quantidade em busca de pontos determinados no mapa. Em resumo, os Povos Livres se defendem esperando a Trilha do Destino avançar e a Sombra precisa ser rápida para dominar regiões importantes.

A Batalha dos Cinco Exércitos é o jogo essencial para os fãs de Tolkien que gostam de desafiar um amigo. Um pouco mais complexo do que a média de jogos e bem demorado, pelo menos nas primeiras partidas, A Batalha pode assustar à primeira vista (o preço é bem salgado, acima dos 300 reais!). Porém, compensa em todos os aspectos: muitas miniaturas bem produzidas, um mapa tão grande que você vai precisar de uma mesa maior, dados diferenciados e muita estratégia. Muita. Até o terreno da região pode dar vantagem durante o combate.

batalha_dos_cinco_ex_rcitos_pt-1

Leo Spy

Leo Spy é colecionador antigo de quadrinhos, mas nem tanto quanto certos velhos do Quadrimcast, fã de cinema desde sempre e de vez em nunca escreve contos que um dia alguém vai ler. Edita podcasts em troca de encadernados pra viver.

Twitter 

Comentários

comentários


Esse espaço é destinado aos visitantes da Quadrim para interagir entre si e com os membros da equipe. Não é necessário realizar login, basta informar nome e e-mail. Pedimos a todos que se expressem com respeito e cordialidade, evitando ofensas gratuitas e palavras de baixo calão.

A Quadrim não se responsabiliza pelas opiniões postadas nesse espaço por seus visitantes, mas solicita a todos que se utilizem de sua liberdade de expressão com a devida atenção às regras normais de convívio social. Os comentários estão sujeitos a moderação no caso de descumprimento dessas instruções.


One thought on “Caixa do Jogo 10 - A Batalha dos Cinco Exércitos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.



Konami Easter Egg by Adrian3.com