Quadrim Entrevista - Rafael Marçal

You are here: Home » Quadrim Entrevista (Post) » Quadrim Divulga - Catarse » Quadrim Entrevista – Rafael Marçal

E chega mais um QUADRIM ENTREVISTA, novamente abrindo espaço para autores que estejam com obras em andamento lá no Catarse! A entrevista de hoje é com o colega podcaster RAFAEL MARÇAL, que está lançando sua obra… (pausa para fôlego) SAMIRA E PAULITO NUM RELACIONAMENTO GOZADO!

Quadrim_Entrevista_Rafael_Marcal_projeto-capa

Quadrim: Rafael, a pergunta básica que fazemos aos entrevistados: como você começou a ler quadrinhos? Quais são seus artistas/personagens/histórias preferidas?
Rafael: Eu comecei a ler quadrinhos criança ainda. Aquela coisa de ir na cidade com a mãe, ver na banca e se encantar… aos poucos fui criando o hábito, colecionei um tempo e tudo. Mas sempre tive fascínio pelas tiras: Garfield, Calvin, Snoopy, Piratas, pra mim elas são atemporais, coisas que lia com 15 e me divertia ainda me divertem hoje, com 33 anos. São camadas e camadas de humor nelas.

Meus artistas favoritos variam muito, hoje acompanho muito pouco do mainstream, mas ainda curto Hellboy, Wildcats, Deadpool e Batman. Mas no independente nacional é onde eu me esbaldo, curto desde Cafaggi até Medeiros, de Quadrinhos A2 a Ryot, de Werneck a Bianca Pinheiro… tipo, leio tudo mesmo hahahaha.

Quadrim: Antes de falarmos de “Samira e Paulito num relacionamento gozado”, você já faz sucesso com seu site Proféticos, que está no ar desde 2009. O que mudou na sua arte/carreira nesses 6 anos?
Rafael: Nossa, muita coisa. Acho que a abordagem foi o principal. Quando eu comecei em 2009 eu fazia um quadrinho preguiçoso, com texto rápido e humor mais óbvio. Gosto dessa fase, mas acho que era algo mais pra blog do que pra quadrinhos, então em 2011, depois do FIQ, eu vi que precisava escolher entre ser blogueiro ou quadrinista. Comecei a desenhar todas as tiras, que eram bonecos palitinho e tal, foi uma transição difícil, mudou muito o ritmo do meu trabalho, perdi leitores, ganhei outros, mas o mais importante é que eu me senti mais a vontade com meu trabalho, desenvolvendo minhas personagens de um jeito mais honesto com o que eu pensava, com o que eu queria contar de histórias.

Recomendo muito essa transição para todos, quando você se desprende de fazer o que acha que vai agradar e começa a fazer o que você QUER CONTAR a história flui, as expectativas baixam e o sucesso é quase certo, pois não depende de número de cliques e essas coisas. Vemos hoje muito quadrinho pasteurizado, as mesmas histórias, contos e piadas girando por aí, sendo recicladas e adaptadas… Por isso eu gosto do que eu faço, pois são fatos, é uma história viva, crescendo, cheia de percalços e tal. Não é algo perfeito, mas não pretende ser.

Eu poderia estar fazendo piadas do Darth Vader com o Demolidor e recebendo milhares de likes no facebook, mas amanhã eu estaria de novo buscando o novo hype. Não é isso que eu quero mais. Quero contar a história dos meus personagens, quero que eles evoluam e representem o público… assim como me representam.

Quadrim_Entrevista_Rafael_Marcal_tira1

Quadrim: Até 2011 os personagens eram no estilo “palito”, mas nesse ano você começou a desenhá-los de outra forma. Como foi essa mudança?
Rafael: Acho que acabei respondendo isso na última, hahahaha. Foi o FIQ de 2011 e todo o desejo de ser quadrinista e contar histórias ao invés de ficar contando piadas óbvias sobre a referência nerd da semana. Foram vários motivos, mas acho que esse foi o principal.

Quadrim_Entrevista_Rafael_Marcal_Tira_Humorista

Quadrim: Além do seu site, você também colabora para os podcasts do Café com HQ, um podcast criado por artistas das webcomics… Quem teve e como foi criada a ideia do Café com HQ?
Rafael: O Café foi uma ideia do Leonardo Maciel, que já ouvia um podcast assim na gringa, mas não tinha nada no Brasil. Então ele me chamou, chamou mais uns 2, esses 4 chamaram mais uns 4 e assim formamos a panela. Hoje o Café com HQ tem uma personalidade própria, moldada por esses anos de parceria.

Abordamos temas como produção de quadrinhos, dicas para eventos, entrevistamos autores, indicamos HQs… falamos borracha pra caramba também. Grande parte da minha evolução como autor eu devo ao trabalho no Café, amizades e parcerias que se concretizaram ali me enchem de orgulho e gratidão.

Quadrim: Falando mais sobre webcomics… Já tivemos vários casos de artistas bancando seus trabalhos impressos via crowdfunding. Você acha que o crowdfunding hoje é essencial a um artista de webcomics?
Rafael: Eu acho que é uma ferramenta muito útil. Viveríamos sem ela? Não sei. Além do fato dela ter toda essa coisa de engajamento, de envolver o público no projeto e de diluir o custo disso com os leitores, temos também a grande vantagem da pré-venda.

O financiamento coletivo, na minha opinião, não é só uma coisa ou outra, é um coletivo de vantagens. Mesmo artistas que tem a grana podem fazer algo por lá para dar essa oportunidade ao público de ganhar recompensas, colaborar com o projeto e ter descontos e tal.

Acho que o que falta é ter mais sites dessa ferramenta, popularizar a coisa de financiamento coletivo… disso entrar definitivamente na cultura do público.

Quadrim: Bom, entrando agora no projeto “Samira e Paulito num relacionamento gozado”… Para quem não conhece, do que se tratam as tiras desses personagens?
Rafael: Acho que o termo Relacionamento Gozado resume bem o caso da Samira com o . É um casal vivendo um cotidiano cheio de humor de duplo sentido e cretino e infame e tudo isso, mas ainda assim são grandes apaixonados. Ao invés deles lutarem contra os defeitos, preferem rir deles.

O Paulito é um cara imaturo, muito machista e… enfim, um homem eternamente adolescente. A Samira já é mais intensa, com personalidade forte, decidida e cheia de contradições, pode ser insegura e implacável ao mesmo tempo… Enfim, uma mulher que abriga várias mulheres.

Tem uma citação de George Carlin que me ajuda sempre: “Aqui está tudo que você precisa saber sobre homens e mulheres: Mulheres são doidas, Homens são estúpidos. E a principal razão para as mulheres serem doidas é que os homens são estúpidos

Quadrim_Entrevista_Rafael_Marcal_tira_divulga

Quadrim: Quando começou a pensar em trazê-los para o mundo impresso? Já era um projeto antigo ou surgiu recentemente?
Rafael: Então, esse é meu terceiro projeto impresso. Já lancei duas coletâneas antes e sempre com todos os personagens. Samira e Paulito é meu primeiro núcleo, sempre foram os que tiveram mais ênfase, mas nunca tiveram um livro só deles.

O que fiz dessa vez foi tratar os dois como merecem, um livro exclusivo para eles. Com tiras, histórias e tudo o que um relacionamento gozado pode proporcionar de prazer e diversão. Hahahaha.

Quadrim: O que os leitores que já colaboraram podem esperar de “Samira e Paulito num relacionamento gozado”?
Rafael: São sete histórias, por enquanto, incluindo sátiras de histórias clássicas como Rapunzel e Branca de Neve. Gosto dessa coisa de quebrar o estereótipo da mulher e do homem que vemos nesses contos-de-fadas.

Falando nisso tem também a sátira do conto-de-fodas 50 tons de cinza. Dependendo da arrecadação no Catarse pode aumentar esse número de histórias, assim como as tiras que “costuram” o livro, fazendo a transição entre uma história e outra.

Quadrim_Entrevista_Rafael_Marcal_50_tons

Quadrim: Pra finalizar, que recado você daria aos leitores que possam estar indecisos se devem investir no projeto?
Rafael: O projeto tá lindo, caprichado e muito barato. Se ainda assim existir alguma dúvida eu apelo: O projeto é coletivo, depende de pessoas mesmo. Eu, como autor fiz algo muito completo, tem livros, tem cards, caricaturas e tudo isso num preço abaixo do mercado, bem abaixo.

A campanha está bombando com novidades de autores convidados mandando artes e trocadilhos infames e muita orientação sobre o que é e como apoiar o projeto. Mas eu sozinho não gozo, temos que fazer algo surubístico aqui, cada um dar a sua contribuição para batermos a meta. Não é clichê, o projeto depende literalmente de pessoas.

Você pode apoiar porque eu sou legal, porque você quer dar uma moral pro meu trabalho, porque o livro tá bacana (e tá mesmo, coisa fina), porque tem recompensas gozadas legais, porque está muito barato pra quem apoiar (tipo, 20 reais um livro na tua casa, formato luxo americano) ou ainda por TUDO ISSO JUNTO. Só escolher =)

Aproveito, inclusive, pra agradecer aos mais de 100 apoiadores até agora, amarei vocês foréver. Muuuuito obrigadiones de coração.

É isso aí Tropa, quem curtiu e quiser conferir o projeto do Marçal e ser “amado por ele foréver“, basta clicar na imagem abaixo e contribuir! A partir de R$ 20,00 você pode ter seu exemplar impresso (se o projeto atingir a meta, claro) e o projeto vai arrecadar dinheiro até dia 08 de maio de 2015!

Quadrim_Entrevista_Rafael_Marcal_relacionamento-gozado

Equipe Quadrim

Nerds e Apaixonados por cinema, séries de TV, animação, games e, especialmente, quadrinhos; os membros da Quadrim se reúnem aqui pra dar sua opinião, mesmo sem ninguém pedir, sobre todos os assuntos que fazem parte desse maravilhoso mundo.

Facebook Twitter 

Comentários

comentários


Esse espaço é destinado aos visitantes da Quadrim para interagir entre si e com os membros da equipe. Não é necessário realizar login, basta informar nome e e-mail. Pedimos a todos que se expressem com respeito e cordialidade, evitando ofensas gratuitas e palavras de baixo calão.

A Quadrim não se responsabiliza pelas opiniões postadas nesse espaço por seus visitantes, mas solicita a todos que se utilizem de sua liberdade de expressão com a devida atenção às regras normais de convívio social. Os comentários estão sujeitos a moderação no caso de descumprimento dessas instruções.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.



Konami Easter Egg by Adrian3.com