Quadrim Entrevista - Felipe Cagno

You are here: Home » Quadrim Entrevista (Post) » Quadrim Divulga - Catarse » Quadrim Entrevista – Felipe Cagno

Olá, #TropaQuadrimcast! Hoje tem? Hoje tem! Tem Quadrim Entrevista! E com um “veterano” de entrevistas aqui do site. Falamos com FELIPE CAGNO e seu 321 FAST COMICS VOLUME 2!

Quadrim_Entrevista_Felipe_Cagno_321V2_Pinup2

Quadrim: Felipe, como já fizemos uma entrevista contigo na época do Volume 1, vamos falar diretamente sobre o 321 Fast Comics Volume 2: Você já tinha a ideia de fazer vários volumes quando lançou o primeiro volume no Catarse?
Felipe: Sendo bem sincero, não, não tinha ideia não.

Mas também não demorou muito para eu imaginar um segundo volume, logo no primeiro lançamento que fiz com o 321: Fast Comics Volume 1, o livro mal tinha saído da gráfica, me peguei conversando com o Joe Prado que veio me cobrar para estar em um segundo livro.

E quando o Joe Prado te dá uma letra dessas, você vai na onda dele e não olha para trás. A ideia agora é fazer três livros e encerrar a série no terceiro.

Quadrim: A receptividade do Volume 1 foi muito grande, não só pelo projeto financiado no Catarse mas também por ter sido financiado no Kickstarter, recebido indicações ao HQMix e rendendo até mesmo um prêmio Ângelo Agostini de melhor roteirista a você. Como foi receber essa enxurrada de aclamações de público e crítica?
Felipe: Eu queria ter uma resposta melhor, mas foi (e está sendo!) indescritível. Quando tive a ideia do 321: Fast Comics era para ser um quadrinho para poder levar nos eventos a um preço mais acessível e fazer companhia ao Lost Kids, um livro enorme de 300 páginas e caro. Não demorou muito para ele se tornar o projeto pelo qual sou reconhecido e que me abriu tantas portas e oportunidades, demais!

É sensacional ver como são os caminhos de Deus e as surpresas que vão acontecendo sem planejamento para elas.

Quadrim_Entrevista_Felipe_Cagno_321V2_Pagina2

Quadrim: 321 Volume 2 será “melhor e maior” que o Volume 1? Quem adquiriu pode esperar o quê do Volume 2?
Felipe: Não sei se será melhor, mas com certeza maior (risos). Todos os artistas envolvidos estão entregando histórias incríveis, e procurei ouvir as críticas em cima do primeiro volume para entregar um novo livro melhor sim, mas aí deixo em aberto se tive sucesso na empreitada ou não, só descobriremos isso juntos quando o livro for lançado.

Maior com certeza vai ser porque aumentamos o número de histórias, eram 21 e passam a ser 31, e aumentamos também o número de pin-ups e outras surpresas. O que posso garantir é que quem adquiriu (ou vai adquirir) o Volume 2 no Catarse vai receber um livro belíssimo, com arte de primeira de alguns dos maiores nomes do quadrinho nacional, e uma edição exclusiva e numerada, um verdadeiro item de colecionador.

Os exemplares que irão para bancas e livrarias do Brasil todo através de um acordo com a EdiCase e Tambor Digital não terão alguns dos mimos reservados aos apoiadores do projeto no Catarse.

Quadrim_Entrevista_Felipe_Cagno_321V2_Pinup1

Quadrim: O Volume 2 tem uma peculiaridade: vai abrir espaço para 3 histórias e 3 pin-ups de criadores. Você considera que o 321 pode se tornar uma plataforma pra também lançar novos talentos?
Felipe: Eu espero que seja! A ideia do concurso foi essa, abrir um espaço para artistas mais desconhecidos porém talentosos para publicar seu material junto de grandes nomes já estabelecidos. Eu adoro descobrir novos artistas e trabalhar com eles, foi assim no Lost Kids e com esse novo 321 tive a oportunidade de repetir a experiência.

Até aqui o concurso foi um sucesso, muito material bom entrando e será difícil escolher apenas 3 histórias e 3 pin-ups. Espero poder repetir o concurso no próximo projeto.

Aliás, quem quiser se inscrever e concorrer aos R$1.500 em prêmios além de ser publicado, só clicar no link.

Quadrim_Entrevista_Felipe_Cagno_321V2_Pagina3

Quadrim: O Volume 2 tem uma gama de artistas de renome, artistas de fama nacional e internacional, como foi chamar essa equipe?
Felipe: Foi empolgante e um teste para cardíacos (risos). Para cada convite que enviava eram alguns minutos, horas ou até dias esperando vir uma resposta independente qual fosse. Acho que nada pior do que ficar naquela antecipação monstro de um email. Mas ao mesmo tempo é divertido demais porque artistas de quadrinhos, não importa o quão famoso(a), são geralmente muito solicitos, são pessoas do bem, gente boa mesmo, sabe?

Eles até podem não topar participar do projeto, mas quase todos respondem, são educados, e só por isso já vale a pena, abrir essa ponte e começar um relacionamento profissional. Espero continuar trabalhando com artistas dos mais variados estilos e backgrounds, é sempre uma experiência muito bacana.

Quadrim: O projeto já superou e muito os 100% e já está na 3a meta estendida, buscando a quarta… Como é pensada a criação das metas?
Felipe: Eu já dou uma pensada nas primeiras metas antes de lançar o projeto no Catarse porque se você pegar o histórico dos projetos bem sucedidos na categoria, a grande maioria passa bem dos 100%. É prudente então você já saber quais são as duas primeiras metas estendidas e já ter elas orçadas.
Conforme o projeto vai andando aí sim dá para ir pensando em outras.

Eu sempre penso nas metas me colocando no lugar do apoiador, e não só o apoiador dos maiores valores. Acho que todo apoiador tem que participar das metas estendidas, aqui não cola (para mim) essa história da meta estendida abranger só uma ou duas categorias de recompensas, afinal de contas, todo apoio e todo apoiador é importante de maneira uniforme.

Aí eu vou pensando: “Tá, o que EU gostaria de ganhar como meta estendida?” e “O que eu posso oferecer para o maior número de apoiadores?

Respondendo essas duas perguntas, vou bolando as metas estendidas. Tem que ser algo bom para o teu apoiador, isso é imperativo, o cara tem que querer muito aquela meta para te ajudar a alcançar ela.

Quadrim_Entrevista_Felipe_Cagno_321V2_Pagina4

Quadrim: Gostaríamos que você desse algumas dicas a quem está pensando em lançar um projeto via crowdfunding. O que a pessoa tem de pensar antes, durante e depois do projeto?
Felipe: O principal pensamento é “O que eu posso oferecer de novo, diferente e EXCLUSIVO para o apoiador?

O Catarse já virou uma ferramenta de pré-venda, você tem que colocar o melhor produto possível online. Não tem muito essa do fã comum apoiar porque quer ajudar o projeto, ele vai apoiar porque curtiu o seu livro, o seu quadrinho, e quer uma cópia para ele, e principalmente, ele quer uma cópia exclusiva.

A experiência para o apoiador precisa ser VIP, não adianta oferecer apenas o livro que ele vai poder comprar num evento depois pelo mesmo preço. Tem que dar algo a mais, algo exclusivo. Essa é a minha principal dica: incentive o seu fã a adquirir o seu produto de forma diferenciada e única. Se não apoiar no Catarse, vai perder algo especial e que não vai ter mais.

Quadrim: Pra finalizar, que recado você daria aos leitores que possam estar indecisos se devem investir no projeto?
Felipe: Não perca a oportunidade de receber um “321: Fast Comics Volume 2” exclusivo. Mimos como a sobrecapa em gloss, o livro vir numerado e autografado estarão disponíveis apenas para quem contribuir no Catarse e garantir o seu exemplar.

Como eu disse aí em cima, os meus apoiadores no Catarse são VIP porque são eles que tornam os meus projetos uma realidade e eu sou muito grato por isso, o mínimo que posso oferecer em troca é um tratamento especial.

Quadrim_Entrevista_Felipe_Cagno_321V2_Pagina1

E então Tropa, prontos para histórias surpreendentes e craques das HQs? Basta clicar na imagem abaixo e contribuir! A partir de R$ 40,00 você pode ter um exemplar garantido (projeto já financiado!) sendo que o projeto vai arrecadar dinheiro até dia 04 de julho de 2015! Corre que vai acabar!

Quadrim_Entrevista_Felipe_Cagno_321V2_Destaque

Equipe Quadrim

Nerds e Apaixonados por cinema, séries de TV, animação, games e, especialmente, quadrinhos; os membros da Quadrim se reúnem aqui pra dar sua opinião, mesmo sem ninguém pedir, sobre todos os assuntos que fazem parte desse maravilhoso mundo.

Facebook Twitter 

Comentários

comentários


Esse espaço é destinado aos visitantes da Quadrim para interagir entre si e com os membros da equipe. Não é necessário realizar login, basta informar nome e e-mail. Pedimos a todos que se expressem com respeito e cordialidade, evitando ofensas gratuitas e palavras de baixo calão.

A Quadrim não se responsabiliza pelas opiniões postadas nesse espaço por seus visitantes, mas solicita a todos que se utilizem de sua liberdade de expressão com a devida atenção às regras normais de convívio social. Os comentários estão sujeitos a moderação no caso de descumprimento dessas instruções.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.



Konami Easter Egg by Adrian3.com