Nós Fomos! - Brasil Comic Con 2015 11 e 12/07

You are here: Home » Colunas » Matérias » Nós Fomos! – Brasil Comic Con 2015 11 e 12/07

Pois é pessoal, nos dias 11 e 12 de Julho de 2015, São Paulo teve mais uma edição do festival Anime Friends que voltou a incluir a Brasil Comic Con, uma “convenção dentro da convenção”, dedicada a quadrinhos, após um ano de tentativa de fazer um evento separado! E estivemos lá nesse fim de semana para cobrir o evento.

Infelizmente precisamos salientar que a BCC desse ano foi um baita retrocesso em comparação com a BCC de 2013 e a Comic Fair de 2014 (ambas dentro do Anime Friends). 2013 o foco do palco BCC foi muitos quadrinhos, com gente do porte de Bá e Moon e Mike Deodato. 2014 a Comic Fair ocupava o dia todo, com palestras das 11 às 19 horas e trouxe os irmãos Cafaggi e Chris Claremont.

Porém em 2015, além de um tempo bem inferior de palestras (das 13 às 18hs), nos dois dias em que estivemos presentes observamos diversos problemas:

  • Auditório montado sem “teto”, o que deixava vazar muito som exterior. Em alguns momentos a gritaria do lado de fora era mais audível que o microfone do palestrante, sendo que anos anteriores a estrutura foi montada corretamente, com teto, e embora não dava pra evitar em alguns momentos, esse problema não era “gritante”.
  • Planejamento mal feito. De 5 palestras diárias, 3 eram de quadrinhos e 2 eram de outros assuntos… Só que as mesmas misturavam-se e fãs de quadrinhos tinham de dividir cadeiras (poucas) com tietes de youtubers e escritores de literatura, mas de uma forma tão mal feita que antes de uma palestra foi preciso pedir a quem ia assistir a palestra seguinte (que era de dois famosos escritores) saísse do auditório pois pessoas não tinham mais onde sentar. Uma simples organização, aglutinando as palestras de quadrinhos numa mesma faixa de horário evitaria problemas.
  • Equipe mal treinada, na palestra de Quadrinhos A2 simplesmente não havia ninguém pra cuidar do som e do computador, a ponto do Paulo Crumbim ter de ir mexer nos slides.
  • Falta de organização e desrespeito ao público. No domingo, antes da palestra da JBC, houve a palestra de um famoso youtuber, que pelo visto lotou o auditório. Qual foi a surpresa ao terminar a dita palestra, entrar para acompanhar a da JBC e descobrir que o público agora teria de sentar no chão pois tinham removido as cadeiras pra palestra anterior!

Enfim, a impressão que fica é que a organizadora do Anime Friends está relegando a porção Brasil Comic Con pra uma sub-sub-atração. O que é uma pena, pois é um evento onde os fãs de mangá podem ter um contato mais próximo com artistas/editoras.

Torcemos pra que em 2016 a BCC volte a ter um foco maior em quadrinhos e que os problemas encontrados sejam analisados e corrigidos.

SÁBADO 11/07

A primeira palestra do dia foi com a editora Nova Sampa, que falou sobre suas obras em publicação, algumas dificuldades que estavam passando com títulos em hiato e as novidades!

Logo em seguida à Nova Sampa, a “palestra” de Carlos Ruas… Ou na verdade a primeira Missa Batatista em solo paulistano! Uma palestra feita com muito humor.

Finalizando as palestras do sábado, a Draco fez o lançamento de seu site Dracomics, que terá séries lançadas semanalmente. Além das já anunciadas Quack e Zikas, haverá a série Starmind (uma das ganhadoras do Brazil Manga Awards), todas com “capítulos” de 10 páginas lançados em semanas alternadas. Estavam presentes o editor/roteirista Raphael Fernandes, o roteirista Alessio Esteves e os artistas Kaji Pato e Júnior Ferreira.

DOMINGO 12/07

A palestra da HQM na verdade foi um bate-papo com as autoras Soni e Shirubana (Vitral, O Príncipe do Best-Seller) que falaram como começaram a fazer seus mangás e no que o apoio da HQM ajudou a consolidar o nome delas no mercado.

Na sequência, Cristina Eiko e Paulo Crumbim (Quadrinhos A2, Vida) bateram um papo sobre suas obras, o trabalho na Graphic MSP e dicas para quem pensa em fazer quadrinhos.

Fechando o fim de semana, Cassius Medauar e Marcelo Del Greco falaram sobre os títulos da JBC, anunciando 2 novos títulos: Savanna Game e Parasyte!

Apesar dos problemas, sempre é bacana ver um espaço onde as editoras de mangás podem ter um contato mais direto com o público e poder mostrar as novidades. Torcemos pra que em 2016 a Brasil Comic Con ocorra de forma melhor e maior!

Equipe Quadrim

Nerds e Apaixonados por cinema, séries de TV, animação, games e, especialmente, quadrinhos; os membros da Quadrim se reúnem aqui pra dar sua opinião, mesmo sem ninguém pedir, sobre todos os assuntos que fazem parte desse maravilhoso mundo.

Facebook Twitter 

Comentários

comentários


Esse espaço é destinado aos visitantes da Quadrim para interagir entre si e com os membros da equipe. Não é necessário realizar login, basta informar nome e e-mail. Pedimos a todos que se expressem com respeito e cordialidade, evitando ofensas gratuitas e palavras de baixo calão.

A Quadrim não se responsabiliza pelas opiniões postadas nesse espaço por seus visitantes, mas solicita a todos que se utilizem de sua liberdade de expressão com a devida atenção às regras normais de convívio social. Os comentários estão sujeitos a moderação no caso de descumprimento dessas instruções.


2 Thoughts on “Nós Fomos! - Brasil Comic Con 2015 11 e 12/07

  1. leandro alves|

    Que decepção esse evento. Além de ser caro, faz os participantes passarem por vexame. Mas valeu a matéria

  2. Pingback

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.



Konami Easter Egg by Adrian3.com