Quadrim Entrevista - Rafael Koff

You are here: Home » Quadrim Entrevista (Post) » Quadrim Divulga - Catarse » Quadrim Entrevista – Rafael Koff

Olá, #TropaQuadrimcast! semana começando, e nós iniciamos os trabalhos com mais um… QUADRIM ENTREVISTA, falando com autores que buscam financiamento para seus projetos pelo Catarse… Hoje falando com um cara que já falou de horóscopo, monstros, Jesus e agora vai falar de super-heróis! Conversamos com RAFAEL KOFF sobre seu livro JUSTICEIROS!

QUadrim_Entrevista_Rafael_Koff_Zumbis

Quadrim: Rafael, a pergunta básica que fazemos aos entrevistados: como você começou a ler quadrinhos? Quais são seus artistas/personagens/histórias preferidas?
Rafael: Comecei lendo quadrinhos do Batman quando eu era bem novo. Era o único herói que gostava, principalmente por causa do filme do Tim Burton. Adorava os clássicos como A Piada Mortal, O Cavaleiro das Trevas e também a série mensal A Queda do Morcego – virei fã do Azrael.

Com o tempo fui descobrindo o trabalho do Alan Moore (Watchmen é minha história preferida de todos os tempos), do Frank Miller e a ler outros heróis também, principalmente o Demolidor. Sempre curti muito as tiras do Charlie Brown, Mafalda, Hagar, entre outros. Acho que por isso acabei indo para esse lado de narrativas rápidas de tirinha e em alguns projetos misturei minha paixão por heróis com esse tipo de linguagem.

Quadrim: Podemos dizer que você “estourou” na cena quadrinística na sua parceria com Pedro Leite, as famosas Tirinhas do Zodíaco. Qual aprendizado você tirou dessa fase?
Rafael: Acho que esses quadrinhos foram legais para entender que existe um público lá fora para basicamente qualquer coisa que você tenha interesse em produzir. As Tirinhas do Zodíaco foi um projeto voltado para um público muito específico e mesmo assim conseguiu chamar a atenção de milhares de fãs.

Foi o primeiro projeto que fiz que se sustentou basicamente pela internet e aprendi também que o público conquistado em um projeto pode seguir com você para os próximos.

Quadrim: Além do TdZ, você já lançou vários álbuns através do Catarse: Blue, Freddy and Jason Have Fun, Dúvidas Cruéis e Cuecas por Cima das Calças (até recentemente o campeão de arrecadação proporcional no site). Você considera que o Catarse se tornou uma via preferencial para publicação de projetos de quadrinhos?
Rafael: O crowdfunding é um instrumento poderoso para viabilizar ideias e dá o poder de realização para os autores menos conhecidos, que não dependem exclusivamente da boa vontade de editoras mais. É também ótimo para se comunicar com leitores, que participam do projeto de uma forma muito mais interessante que apenas consumidores – eles opinam, acompanham o andamento dos projetos e se sentem responsáveis pela realização junto com o autor.

É uma plataforma que estimula o diálogo e isso é ótimo! Acredito que o financiamento coletivo só vá crescer com o tempo e o que estamos presenciando uma revolução cultural.

Quadrim: Além desses títulos você também publicou de forma independente Tirinhas de Jesus e Questionamentos para Machos Convictos. Quais as principais diferenças entre fazer um projeto no Catarse e via independente?
Rafael: O que muda bastante é o risco envolvido. Ao publicar trabalhos tirando os recursos do próprio bolso, sempre existe a possibilidade de não se recuperar o dinheiro investido tão cedo. Ou de que o público ache difícil adquirir eles. Acho que perdi muitas vendas no início por ser apenas com depósito direto em conta e por não ter um sistema de cobrança mais efetivo, por exemplo.

São essas pequenas coisas que as plataformas de financiamento coletivo fornecem que facilitam a vida dos autores e leitores. Elas também estimulam o apoio como uma forma de viabilização de uma ideia e não apenas uma compra e venda, o que deixa os leitores mais animados em apoiar o seu trabalho.

Quadrim: O seu novo projeto, Justiceiros, é sobre heróis que querem voltar aos holofotes da mídia. De onde surgiu a inspiração para criar essa obra?
Rafael: A premissa foi criada quando eu tinha uns 14 anos de idade. Foi a primeira história em quadrinhos que fiz, na verdade. Na época pensei em como seria engraçado se uma equipe de heróis fosse composta por pessoas egocêntricas e o que elas fariam se não tivesse nenhum crime real para combater. É uma história de frustração profissional dentro do mundo dos super-heróis. É mais sobre marketing e problemas de relações públicas que qualquer outra coisa. E tudo com um humor bem escrachado.

QUadrim_Entrevista_Rafael_Koff_Imagem1

Quadrim: O projeto já atingiu (e suplantou em muito) a meta pretendida, então quem já contribuiu o que pode esperar?
Rafael: Eu adicionei metas estendidas que deixaram o livro mais legal em termos de produção. Já atingi 2 delas e a última que coloquei foi a promessa de uma continuação do livro. Isso porque assim que fechei a última das mini-histórias do livrinho, muitas outras ideias continuaram surgindo. Seria algo muito legal expandir a história da equipe e ver para onde ela vai depois do volume 1.

Quadrim: Só de bater o olho, já se nota que os personagens são inspirados em super heróis icônicos. Por que usar esses arquétipos?
Rafael: Os Justiceiros são uma paródia clara da Liga da Justiça, com certeza. Vários dos meus projetos são paródias e é um gênero onde eu me sinto confortável trabalhando. Acho que quanto mais rapidamente as pessoas identificam do que estou tirando sarro, melhor. Ao ver os desenhos dos personagens, você já cria uma ideia de quem eles são e a quebra de expectativa é maior quando percebe o quanto eles são diferentes dos heróis nobres que estamos acostumados.

Quadrim: Uma das metas planejadas é a continuação da história, podemos imaginar que veremos outros personagens surgindo?
Rafael: Meu plano é manter o núcleo original como foco, mas vamos ter uns coadjuvantes legais, com certeza! Tanto a primeira história quanto a continuação (se sair) tem muitos elementos de cultura pop, ficção científica e quadrinhos de heróis. É uma grande mistura de referências. Acho que quem gostou dos meus livrinhos anteriores, tem tudo para gostar desse também.

Quadrim: Pra finalizar, que recado você daria aos leitores que possam estar indecisos se devem investir no projeto?
Rafael: Acho que é um projeto bem divertido. Ele não se leva muito a sério e acho que vai render algumas risadas! Cada apoio que recebo também é um incentivo para continuar criando esses livrinhos de humor experimentais que tanto curto fazer. Então apoiem lá para conhecer essa história e para me ajudar a continuar colocando esses projetos esquisitos na rua.

Ah, e é só 20 reais! Se for ruim, dá pra usar o livrinho pra equilibrar uma mesa que esteja bamba, pra alimentar a sua lareira ou praticar origami. Fica a dica!

Origami, calço e serve também como forro de gaiola, tá uma pechincha, Tropa! Basta clicar na imagem abaixo e contribuir! A partir de R$ 20,00 você pode ter um exemplar garantido (o projeto já está financiado!) sendo que o projeto vai arrecadar dinheiro até dia 26 de setembro de 2015! Corre que dá tempo!

QUadrim_Entrevista_Rafael_Koff_Destaque

Equipe Quadrim

Nerds e Apaixonados por cinema, séries de TV, animação, games e, especialmente, quadrinhos; os membros da Quadrim se reúnem aqui pra dar sua opinião, mesmo sem ninguém pedir, sobre todos os assuntos que fazem parte desse maravilhoso mundo.

Facebook Twitter 

Comentários

comentários


Esse espaço é destinado aos visitantes da Quadrim para interagir entre si e com os membros da equipe. Não é necessário realizar login, basta informar nome e e-mail. Pedimos a todos que se expressem com respeito e cordialidade, evitando ofensas gratuitas e palavras de baixo calão.

A Quadrim não se responsabiliza pelas opiniões postadas nesse espaço por seus visitantes, mas solicita a todos que se utilizem de sua liberdade de expressão com a devida atenção às regras normais de convívio social. Os comentários estão sujeitos a moderação no caso de descumprimento dessas instruções.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.



Konami Easter Egg by Adrian3.com