Quadrim Entrevista - Caravana Jurássica

You are here: Home » Quadrim Entrevista (Post) » Quadrim Divulga - Catarse » Quadrim Entrevista – Caravana Jurássica

E dá-lhe dinossauros, #TropaQuadrimcast! Hoje o QUADRIM ENTREVISTA fala de lagartos gigantes, viagem no tempo, super-heróis… E uma tartaruga! Leia nossa papo com JP DA SILVA sobre seu projeto CARAVANA JURÁSSICA!

quadrim_entrevista_coletivo_jp_silva_caravana_jurassica_logo

Quadrim: JP, queremos agradecer pela disponibilidade em nos dar uma entrevista. A primeira pergunta é a nossa pergunta básica: como você se tornou um fã de quadrinhos?
João Paulo: Como todo fã de quadrinhos, eu me tornei um, lá na década de 90, precisamente 1994, quando comecei a adquirir minhas primeiras HQs de super-heróis, influenciado pelos desenhos dos X-men, que, de certo modo, foram o que me impulsionou a conhecer a nona arte, me tornando um colecionador de quadrinhos e desenhista, também.

Quadrim: Falando agora de “Caravana Jurássica”, é um projeto que segundo você se iniciou em 1999. O que o influenciou a criar essa obra?
João Paulo: Caravana Jurássica surgiu nas páginas de uma outra revista, intitulada como “Turtle em equipe” (2000), que era um grupo de super-heróis, caçadores de relíquias egípcias, liderado pela arqueóloga, Lisa Crowen, disposta a desvendar alguns mistérios egípcios. Como em 1999, eu e meus primos Marciano e Marcelo Holanda (desenhistas) estávamos criando diversos personagens e começando a escrever nossas próprias histórias em quadrinhos, eu criei também este grupo de super-heróis. Mas, o que mais influenciou, foi a vontade de contar uma história em quadrinhos, que unisse super-heróis, relíquias egípcias, viagem no tempo e dinossauros, temas que me atrai muito.

quadrim_entrevista_coletivo_jp_silva_caravana_jurassica_pagina_1999

Quadrim: Você contou ainda que em 2003 teve uma “parada” na obra o que houve?
João Paulo: Sim, em 2003, havia parado na terceira edição de Turtle em equipe, com uma “continuação”, porém, sem uma conclusão até então, porque no início de 2004, havia ingressado na Universidade, ao mesmo tempo em que começava a trabalhar com animação 2d e 3d, para um estúdio local e os quadrinhos acabaram ficando em segundo plano. Porém, sempre tinha em mente em retomar, e com Turtle, na consciência, dizendo: “nos desenha de novo”, hehehe. Mas, foi só depois de desenhar e editar o livro “Nas Terras Ipuarana”, com meu irmão José Eudes, que decidi reaver o grupo, com o título da Caravana Jurássica.

Quadrim: Dentre os heróis, temos personagens interessantes, como o Turtle. Como eles surgiram?
João Paulo: O trio principal, com Turtle, Lisa e Johnny, surgiu em 1999, quando fiz uma arte com os três, uma garota arqueóloga, apaixonada pela sua profissão e pelo mutante esverdeado, Turtle, que tinha problemas com sua aparência, e um garoto brincalhão e especialista em computação.
Na época, havia, inicialmente, apenas criado os personagens e anexado num livro de sketchbook, sem nenhuma descrição, e guardados numa gaveta, como base para estudos de personagens, mas não demorou muito, e logo comecei a escrever e a desenhar as primeiras páginas, o que deu origem a três livros (não publicados) do grupo, com a capa do quarto livro, que hoje é a Caravana Jurássica (publicado e lançado no Catarse).

Quadrim: A história envolve alguns “super-heróis” na era dos dinossauros mas, como você explica no projeto, é uma paródia. Porque decidiu fazer dessa forma?
João Paulo: Há momentos críticos e outros, em que eles mesmos ironizam o fato de terem habilidades especiais, mesmo sendo um grupo de super-heróis, e se sentirem como apenas seres humanos normais, diante das grandes dificuldades de sobreviver num mundo hostil, ou seja, como o dia a dia de qualquer um de nós, porém, com dinossauros, risos.

Além de possuir muitos alívios cômicos, mesmo diante das situações, como o fato do único meio que eles tem para voltar no tempo e escapar da extinção, seja um misterioso pilar, há poucos quilômetros deles, porém, no meio do mar.

A essência de serem super-heróis, ainda permanece no grupo, que vem desde 2003. Quando decidir retomar o projeto, ano passado, depois de 12 anos, queria, não só, resgatar o herói clássico, altruísta em Turtle, mas também, por diversos alívios cômicos e situações vividas por mim, retratados na história da caravana. Procurei também, encaixar algumas personalidades, tanto minha quanto de pessoas com que trabalhei ou estudei, nos meus personagens, de um modo cômico, porém, sutil.

Quadrim: Uma coisa que torna esse projeto diferente é a presença de um print relacionado às Paralimpíadas. Qual a inspiração pra fazer essa recompensa?
João Paulo: Como Lisa, foi uma das minhas primeiras personagens e meu projeto de conclusão de curso universitário, foi justamente, o desenvolvimento de uma cadeira de rodas, realizado com pessoas com necessidades especiais, então, decidi criar está arte, onde seria um encontro de Lisa e seu dinossauro, Othi (mascote do grupo), com uma pequena fã da heroína, além de ser, também, uma forma de dar uma pequena visibilidade as várias crianças, fãs de quadrinhos ou não, que possuem alguma necessidade especial.

quadrim_entrevista_coletivo_jp_silva_caravana_jurassica_print

Quadrim: Quem já apoiou, o que pode esperar do livro?
João Paulo: Para quem já apoiou o livro, pode contar com uma fantástica aventura nos momentos finais do cretáceo.

Quadrim: Pra finalizar, que recado você daria aos leitores que possam estar indecisos se devem investir no projeto?
João Paulo: Para aqueles que ainda estão indecisos, vale apena conferir a saga de sobrevivência, do casal, Lisa & Turtle, para tentar levar, de volta no tempo, a sua Caravana Jurássica!, Bem como perceber os valores intrínsecos da amizade, aventura e sobrevivência num contexto de adversidades. Não deixe de nos apoiar neste mais novo projeto.

quadrim_entrevista_coletivo_jp_silva_caravana_jurassica_turtle

Quer ter um dinossauro de estimação, Tropa? Basta clicar na imagem abaixo e contribuir! A partir de R$ 10,00 (sim, só 10 reais!) você receberá um exemplar caso o projeto atinja os 100% e o prazo para contribuir é até 27 de setembro de 2016! Corre lá!

quadrim_entrevista_coletivo_jp_silva_caravana_jurassica_catarse

Equipe Quadrim

Nerds e Apaixonados por cinema, séries de TV, animação, games e, especialmente, quadrinhos; os membros da Quadrim se reúnem aqui pra dar sua opinião, mesmo sem ninguém pedir, sobre todos os assuntos que fazem parte desse maravilhoso mundo.

Facebook Twitter 

Comentários

comentários


Esse espaço é destinado aos visitantes da Quadrim para interagir entre si e com os membros da equipe. Não é necessário realizar login, basta informar nome e e-mail. Pedimos a todos que se expressem com respeito e cordialidade, evitando ofensas gratuitas e palavras de baixo calão.

A Quadrim não se responsabiliza pelas opiniões postadas nesse espaço por seus visitantes, mas solicita a todos que se utilizem de sua liberdade de expressão com a devida atenção às regras normais de convívio social. Os comentários estão sujeitos a moderação no caso de descumprimento dessas instruções.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.



Konami Easter Egg by Adrian3.com