Quadrim Entrevista - São Paulo dos Mortos 3

You are here: Home » Quadrim Entrevista (Post) » Quadrim Divulga - Catarse » Quadrim Entrevista – São Paulo dos Mortos 3

MIOOOOOLOS… É isso mesmo que vocês estão pensando (ou não), #TropaQuadrimcast! É mais um QUADRIM ENTREVISTA falando de um projeto no Catarse e dessa vez de um cara super conhecido! Ninguém menos que DANIEL ESTEVES e seu projeto SÃO PAULO DOS MORTOS 3!

quadrim_entrevista_daniel_esteves_spm3_banner

Quadrim: Daniel, antes de começar, queremos agradecer pela entrevista. Como já te entrevistamos anteriormente, vamos falar direto sobre seu projeto “São Paulo dos Mortos 3”: Após 2 edições, o que o motivou a criar uma terceira?
Daniel: O universo a ser explorado a partir da premissa “Zumbis em São Paulo” é muito grande. Os leitores curtem e dá pra tratar de muitos temas dentro deste mundo proposto. Infelizmente não podemos produzir com maior regularidade, devido a dificuldades do mercado e também a outros projetos. A motivação principal é ter algo a dizer ainda, se utilizando desse universo pós-apocalíptico.

Quadrim: O uso de São Paulo como pano de fundo de suas histórias é bem comum. No que você acha que a cidade te auxilia em criar histórias?
Daniel: São Paulo é o meu mundo. Nada mais justo do que aparecer em minhas histórias. De forma mais intensa São Paulo esteve retratada na minha série Nanquim Descartável, no álbum KM Blues e em São Paulo dos Mortos. Mesmo quando não é diretamente citada, a cidade está de alguma forma dentro do meu trabalho, pois faz parte do que sou. Ao falar do meu mundo, acredito que consiga atingir mais profundamente as pessoas, mesmo que elas não vivam nesse mesmo mundo.

quadrim_entrevista_daniel_esteves_spm3_luta

Quadrim: E já pensou em criar uma edição “dos Mortos” em algum outro lugar além de Sampa?
Daniel: Há tempos venho pensando em expandir o universo de São Paulo dos Mortos para outras cidades do Estado, convidando artistas locais para participar. Desenhistas da grande São Paulo, do interior, do litoral, para desenhar HQs ambientadas em suas respectivas cidades natais. Ainda não deu tempo de fazer isso. Quem sabe num futuro próximo.

Quadrim: Uma das características do teu trabalho em “São Paulo dos Mortos” é usar de situações atuais, principalmente da política. Teremos isso em SPM3?
Daniel: Sim! Não quero dar muitos detalhes por enquanto, mas em pelo menos duas das histórias isso estará bem evidente. Mas de uma forma ou de outra todas vão refletir certos temas da atualidade. O cenário de uma das histórias será o Templo de Salomão, aquela edificação grandiosa dos mercadores da fé no bairro do Brás.

quadrim_entrevista_daniel_esteves_spm3_zoo

Quadrim: E a equipe de desenhistas é de primeira linha, com vários parceiros de outros projetos e nomes novos. Qual seu critério pra selecionar um artista pra trabalhar em uma obra sua?
Daniel: Alguns artistas eu fui formando parceria durante toda a minha história nos quadrinhos. Alex Rodrigues, Al Stefano e Samuel Bono são os mais próximos, pois trabalham (ou já trabalharam) comigo também noutras coisas, como na própria HQ em FOCO, a minha escola de arte. Com os três já fiz diversas coisas, temos um grande entrosamento e muitos projetos em mente.

O Omar Viñole volta nessa edição para fazer arte-final do Samuel Bono. Ibraim Roberson também retorna, após participar da primeira edição, um artista fantástico que conheci durante eventos de quadrinhos e com quem formei grande amizade.

A estreia nesta edição fica por conta da Sueli Mendes, faz tempo que queria ter uma mulher desenhando uma das HQs, e sempre pensei em trabalhar com ela, desde épocas da Nanquim Descartável. Desta vez rolou o contato e ela topou fazer.
O principal critério para fazer parceria com alguém, pra além da óbvia qualidade do artista, o que temos em grande quantidade no momento atual dos quadrinhos, é a afinidade. Vivemos num mercado ainda muito instável e um bom relacionamento é essencial para o sucesso das empreitadas.

quadrim_entrevista_daniel_esteves_spm3_capa

Quadrim: Você é um roteirista de longa carreira e nos últimos meses vemos cada vez mais talentos surgindo no mercado e conquistando espaço. Como você vê esse crescimento dos quadrinhos nacionais?
Daniel: É impressionante. Lógico que ainda temos muitos problemas a resolver, mas se comparar, por exemplo, com 2002, ano que publiquei minha primeira HQ, dá pra notar muito claramente o quanto avançamos. Eu me perco em meio a tanto quadrinista surgindo. Deve ser algo na água, sei lá. Será que o volume morto pode ter causado alguma mutação?

E o mais interessante é que temos um cenário não só com o surgimento de novos artistas, mas com muitos talentos que trabalhavam (ou trabalham) pra fora do Brasil e começaram também a investir em produções locais. Além de muitos ilustradores que sempre atuaram noutras áreas e que agora tão produzindo quadrinhos. Há 15 anos atrás, publicar uma HQ solo, um álbum, uma história maior, era impensável para um artista novo, as vezes até mesmo para alguns profissionais que estavam há anos no mercado. Agora você vê a obra de estreia de vários quadrinistas e fica espantado “Porra, esse é teu primeiro trabalho?”.

Quadrim: E após “SPM3”, quais os planos da Zapata Edições?
Daniel: Estou desenvolvendo algumas ideias para séries no próximo ano, quem sabe para publicar primeiro via Social Comics e depois ir para o papel. Nada ainda que dê para comentar de forma mais concreta, mas penso também em publicar o próprio universo de São Paulo dos Mortos neste formato digital.

quadrim_entrevista_daniel_esteves_spm3_personagem

Quadrim: Quem já apoiou, o que pode esperar do livro?
Daniel: Em questão de formato e conteúdo uma edição mais próxima do primeiro volume. Porém, com a volta do protagonista do segundo volume. Além da apresentação de dois novos personagens que quero explorar noutras histórias, o que não era tanto a tônica do primeiro volume. Espero que consigamos entregar um livro a altura das expectativas dos leitores.

Quadrim: Pra finalizar, que recado você daria aos leitores que possam estar indecisos se devem investir no projeto?
Daniel: Em meio a tantos retrocessos na política nacional, difícil não imaginar um futuro tenebroso para o Brasil. São Paulo dos Mortos de uma certa forma reflete isso, com HQs nesse universo de zumbis. E, afinal, teremos Zumbis, a cidade de São Paulo, artistas fodas! Querem o que mais? =D

quadrim_entrevista_daniel_esteves_spm3_zumbi

Zumbis, Sampa, “ô loco”, Tropa! Se quiser conferir o trabalho do Daniel, basta clicar na imagem abaixo e contribuir! A partir de R$ 30,00 (R$ 20,00 se você for à CCXP)você receberá um exemplar caso o projeto atinja os 100% e o prazo para contribuir é até 28 de outubro de 2016! Corra antes que os zumbis te peguem…

quadrim_entrevista_daniel_esteves_spm3_catarse

Equipe Quadrim

Nerds e Apaixonados por cinema, séries de TV, animação, games e, especialmente, quadrinhos; os membros da Quadrim se reúnem aqui pra dar sua opinião, mesmo sem ninguém pedir, sobre todos os assuntos que fazem parte desse maravilhoso mundo.

Facebook Twitter 

Comentários

comentários


Esse espaço é destinado aos visitantes da Quadrim para interagir entre si e com os membros da equipe. Não é necessário realizar login, basta informar nome e e-mail. Pedimos a todos que se expressem com respeito e cordialidade, evitando ofensas gratuitas e palavras de baixo calão.

A Quadrim não se responsabiliza pelas opiniões postadas nesse espaço por seus visitantes, mas solicita a todos que se utilizem de sua liberdade de expressão com a devida atenção às regras normais de convívio social. Os comentários estão sujeitos a moderação no caso de descumprimento dessas instruções.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.



Konami Easter Egg by Adrian3.com