Quadrim Entrevista - Saint Alamo

You are here: Home » Quadrim Entrevista (Post) » Quadrim Divulga - Catarse » Quadrim Entrevista – Saint Alamo

Seja o apoiador mais rápido deste lado do rio (não Rio de janeiro, rio mesmo!), #TropaQuadrimcast! Em mais um QUADRIM ENTREVISTA falando de um projeto no Catarse vamos adentrar um mundo de bichos que trocam tiros em pleno Velho Oeste! Falamos com JONATHAN NUNES e RAFAEL CONTE sobre o projeto SAINT ALAMO!

quadrim_entrevista_jonathan_rafael_poster

Quadrim: Jonathan e Rafael, obrigado por nos concederem esta entrevista. Começamos da nossa forma habitual: como vocês se tornaram fãs de quadrinhos?
Jonathan: Eu sempre tive um fascínio pela leitura. Desde que me lembro por gente. Porém creio que assim como todos comecei lendo títulos infantis ainda moleque (Mônica, Zé Carioca, Pato Donald, etc..). Foi só na minha pré-adolescência que conheci as Hq’s de super-heróis, a partir de então quadrinhos se transformaram num vício para mim. Um que eu não faço a mínima questão de perder.

Rafael: Sempre desenhava desde pequeno, então tudo que achava de legal eu copiava pro papel, portanto quando conheci quadrinhos foi um prato cheio para fazer o que sempre gostei. Porém não apenas copiava, sempre ficava interessado em conhecer o personagem e a história, por isso a leitura vinha sempre junto. Como moro bem no interior, pouquíssima coisa chegava/chega por aqui, então era bem complicado acompanhar algo. Só tive essa chance quando veio o mangá de Dragon Ball Z (pela Conrad), que era minha paixão e era febre naquela época. Foi aí que começou a ficar mais sério essa paixão pela arte sequencial.

quadrim_entrevista_jonathan_rafael_capa

Quadrim: “Saint Alamo”, seu projeto no Catarse, se passa num universo bem diferente: um ambiente de faroeste mas com animais antropomorfizados. De onde veio a inspiração?
Jonathan: Na verdade a ideia surgiu bem naturalmente numa conversa entre mim e o Rafael. Inclusive foi ele que sugeriu um velho oeste com animais. A princípio a ideia era fazer algo bem cartoon, mas com o tempo a história foi se moldando meio que por conta própria e percebemos que era melhor usarmos uma abordagem mais adulta. Apesar de se passar totalmente com animais, o universo de Saint Alamo segue os mesmos eventos históricos do velho oeste real, por isso foi necessária uma vasta pesquisa sobre o assunto.

Quadrim: O faroeste era um tema que fazia muito sucesso anteriormente, mas perdeu muito disso. O que falta para ele voltar à velha glória?
Jonathan: Bem, acho que vou ter que discordar um pouco nessa. Não acho que o velho oeste tenha perdido sua velha glória, apenas creio que no momento as mídias (principalmente o cinema) estão dando mais atenção a outros tipos de obras que estão em voga no momento. Creio também que o gênero tenha seu público fiel já há muitos anos (Tex está aí para provar isso) e para eles o faroeste é e sempre será especial. Para mim, o velho oeste é uma época fascinante. Um lugar perigoso com certeza, mas repleto de lendas nos dois lados da lei. E é isso que nós tentamos mostrar nesse primeiro arco de Saint Alamo.

quadrim_entrevista_jonathan_rafael_castle

Quadrim: A arte do Rafael casa muito bem com a proposta. Quais influências ele tem pra criar o traço nesse estilo?
Rafael: Bom, devo dizer que tenho várias influências, gosto muito do traço do Guarnido (Blacksad), Toriyama (DragonBall), Inoue (Vagabond), Gustavo Duarte (Có!), Santolouco (TMNT), quadrinhos do Tex e também de diversas animações. Curto muito esse traço mais solto desses artistas para seus personagens, onde são bem expressivos e cativantes, outra coisa que gosto bastante, e acho que talvez seja meu ponto forte, são os detalhes dos cenários, mesmo as vezes não sendo tão importante para a história.

Quadrim: Além da arte, há também duas capas variantes, ilustradas pelo Eduardo Vieira e o Gabriel Andrade Jr., como foi o processo para obter essas capas variantes?
Jonathan e Rafael: Nós queríamos fazer algo que atraísse a atenção dos financiadores e passasse confiança ao trabalho. O Rafael já conhecia o Gabriel e havia conversado algumas vezes com ele via redes sociais. Quando apresentamos o projeto ele curtiu na hora e concordou em elaborar uma arte para a revista. O Eduardo era um artista ao qual já admirávamos o trabalho há muito tempo, por isso ficamos muito contentes quando ele aceitou participar após apresentarmos para ele algumas páginas e a trama da história. Pra nós é uma honra contar com dois artistas tão espetaculares desenvolvendo as capas variantes da nossa revista.

quadrim_entrevista_jonathan_rafael_variante

Quadrim: A ideia é fazer duas edições (sendo que o projeto atual visa financiar a primeira). Por que decidiram lançar separado e não tentar lançar um encadernado maior?
Jonathan e Rafael: Custo. Essa primeira parte conta com os três primeiros capítulos do arco e contará com 80 páginas coloridas. Caso fizéssemos um volume fechado o volume de páginas passaria de 160, isso acarretaria num valor muito alto para conseguirmos financiar de uma vez só. Esse foi o principal motivo de dividirmos o projeto em duas partes.

Quadrim: Uma das recompensas diferentes é transformar o pet de um financiador em personagem. Como tiveram essa ideia?
Jonathan e Rafael: Vimos que outros projetos tinham como recompensa retratar o apoiador como figurante da HQ. No nosso caso isso não seria possível, mas achamos interessante fazer algo do tipo. Por isso implementamos a ilustração do pet do apoiador, além de um número bem limitado de recompensas onde o apoiador pode ter o pet retratado como figurante em um dos painéis da Hq.

quadrim_entrevista_jonathan_rafael_painel2

Quadrim: Quem já apoiou, o que pode esperar do livro?
Jonathan e Rafael: Mais do que uma história sobre a cidade, Saint Alamo é uma crônica sobre as vidas de seus habitantes. Seus segredos e seus desejos obscuros. Apesar de Castle (o protagonista da história) ser o Xerife da cidade, é bem difícil defini-lo como mocinho ou bandido. Há uma linha muito tênue entre as facetas do personagem. Quem apoiar a Hq pode esperar uma história de ação bem típica do gênero, mas também encontrará uma boa reflexão sobre o que atitudes fazem de nós o herói ou o vilão.

Quadrim: Pra finalizar, que recado vocês dariam aos leitores que possam estar indecisos se devem investir no projeto?
Jonathan: Posso dizer que como autor, estou muito contente com o resultado do trabalho. Apesar de sermos artistas novos no mercado, Saint Alamo é uma Hq bastante competente e que eu aposto que nenhum fã de quadrinhos se arrependeria de ter na estante. Mas, mais do que isso, gostaria de pedir que todos que leem essa entrevista pudessem dar um pouco mais de atenção ao mercado de quadrinhos nacional, principalmente o independente. Além do nosso, há mais diversos projetos bacanas no catarse que merecem muito ser financiados. Sempre que possível, deem uma olhadinha e ajudem. Não irão se arrepender.

Rafael: Bom, estamos trabalhando muito no projeto e posso afirmar que estamos dando nosso melhor nele para trazer algo de qualidade ao leitor, onde eles não irão se arrepender e com certeza indicarão para outros fãs de quadrinhos. Então peço para acessem o catarse e vejam nosso projeto, lá tem muitas informações que farão com que não fiquem mais indecisos. hehe Peço também que deem mais atenção para esses novos artistas que estão surgindo no Brasil, o pessoal tá cheio de ideias bem legais, apoiando eles, estarão contribuindo para que esse mercado independente cresça cada vez mais.

quadrim_entrevista_jonathan_rafael_painel

BANG BANG, Tropa! Se quiser conferir o trabalho desses dois caras, basta clicar na imagem abaixo e contribuir! A partir de R$ 30,00 você receberá um exemplar caso o projeto atinja os 100% e o prazo para contribuir é até 30 de outubro de 2016! Seja rápido no gatilho e garanta o seu!

quadrim_entrevista_jonathan_rafael_catarse

Equipe Quadrim

Nerds e Apaixonados por cinema, séries de TV, animação, games e, especialmente, quadrinhos; os membros da Quadrim se reúnem aqui pra dar sua opinião, mesmo sem ninguém pedir, sobre todos os assuntos que fazem parte desse maravilhoso mundo.

Facebook Twitter 

Comentários

comentários


Esse espaço é destinado aos visitantes da Quadrim para interagir entre si e com os membros da equipe. Não é necessário realizar login, basta informar nome e e-mail. Pedimos a todos que se expressem com respeito e cordialidade, evitando ofensas gratuitas e palavras de baixo calão.

A Quadrim não se responsabiliza pelas opiniões postadas nesse espaço por seus visitantes, mas solicita a todos que se utilizem de sua liberdade de expressão com a devida atenção às regras normais de convívio social. Os comentários estão sujeitos a moderação no caso de descumprimento dessas instruções.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.



Konami Easter Egg by Adrian3.com