Quadrim Entrevista - Em Busca de Ganga Zumba

You are here: Home » Quadrim Entrevista (Post) » Quadrim Divulga - Catarse » Quadrim Entrevista – Em Busca de Ganga Zumba

Um herói da época da escravidão retratado como um super-herói! isso é o que teremos, hoje, amigos da #TropaQuadrimcast, num QUADRIM ENTREVISTA com EMERSON COSTA que explica isso melhor ao contar sobre seu projeto EM BUSCA DE GANGA ZUMBA!

quadrim_entrevista_emerson_costa_em_busca_de_gangazumba_processo

Quadrim: Emerson, primeiramente obrigado por nos conceder esta entrevista. Começamos como é de praxe: como você se tornou um fã de quadrinhos?
Emerson: Eu que agradeço essa oportunidade.

Na minha infância fui muito influenciado pelos desenhos animados dos anos 70.

O que eu mais gostava é de passar as férias na casa de meu avô que era dono de uma banca de revistas. Eu adorava ver meus personagens da TV no papel.

Ai comecei a fazer meus próprios gibis com um detalhe interessante…” sem texto!…assim eu lia “na mente” um novo diálogo toda vez que revia meu HQ. (legal lembrar dessa época)

Quadrim: Falando sobre seu projeto, “Em Busca de Ganga Zumba”. Ganga Zumba é um personagem histórico, de onde veio a inspiração de usá-lo como um super herói?
Emerson: Ao ler sobre Zumbi (o mais popular), descobri que na realidade o fundador dos quilombos foi seu tio Ganga Zumba e quanto mais busquei conhecê-lo mais fiquei fascinado.

Então imaginei que dá mesma forma poderia ter sido com pessoas da época. Daí veio a ideia de um grupo de pessoas saírem em busca de se juntar a ele, saírem em busca de aventura, em busca de ação… “Em Busca de Ganga Zumba”.

quadrim_entrevista_emerson_costa_em_busca_de_gangazumba_capa

Quadrim: Você cita em seu projeto que chegou a desenvolver a obra em forma de animação e que também pensa em expandí-la pra outros formatos. Quais formatos você já teria algo engatilhado?
Emerson: Próximo tentarei no formato Livro.

Não sei se o formato HQ é o ideal… Talvez livro fosse o mais adequado, mas eu tinha que começar.

Animação que fiz tem um minuto, um teste na qual serviu pra eu calcular o tempo e custo de produção. (sozinho não dá)

O livro, acredito que precise de um escritor como parceiro (gostaria apenas de ficar com a parte da arte).

Opções eliminadas, fui para o HQ primeiro.

Quadrim: A história utiliza um personagem conhecido de uma época que não é descrita em muitas obras de quadrinhos: a escravidão. Quais influências você teve pra criar a história?
Emerson: A época da escravidão…foi um período triste e pesado…saber que um ser humano era visto como inferior e tratado como se fosse um “animal de estimação” realmente pode parecer pesado. Daí minha ideia de não ter pretensões de passar ao leitor uma obra histórica e sim algo mais divertido…e pensei em conseguir deixar o período no HQ mais leve com a ajuda dos personagens:

Primeiro que todos viviam numa Fazenda abolicionista… Ou seja não se fazia uso de chicotes ou correntes. Lá os escravos muito bem tratados (até demais) no caso do Bikila ( o nome significa homem grande ), é até obeso por ter uma vida muito tranquila naquele lugar, é é o primeiro a decidir partir em busca de Ganga Zumba pra sair do “ostracismo” que vivia. Na medida que o leitor vai conhecendo os personagens, acredito que seus carismas vai deixando a saga mais leve e divertida.

quadrim_entrevista_emerson_costa_em_busca_de_gangazumba_sketch2

Quadrim: No projeto você ainda cita a vontade de desenvolver super heróis nacionais. Quais tipo de outros herois que gostaria de ver nas grandes mídias?
Emerson: Acho que o sucesso de heróis internacionais se deve a liberdade de trabalhar com a fantasia do autor.

Infelizmente quando se fala em super heróis nacional automaticamente se espera que fale de algum assunto ligado a natureza, meio ambinte, sustentabilidade…

Ao meu ver não tem nada a ver… O Hulk ou o Homem de Ferro ou o Batman poderia ser brasileiro…pois o fantástico não tem nacionalidade, a nacionalidade é do criador não dá obra.

Então caso eu venha apresentar outro projeto, a base de minha criação será a diversão…vou tentar criar algo que me agrade e consequentemente agradará um outro assim acontecerá uma Catarse como foi com os heróis de Stan Lee, aonde vi em uma entrevista ele contando como criou os “Fantastic Four” que foram os personagens que deram início ao sucesso de hoje.

Quadrim: Quem já apoiou, o que pode esperar do livro?
Emerson: Para mim o Catarse é novidade, e como todo novo desafio está me servindo como aprendizado.

Certamente vou pegar o jeito de como fazer pra no próximo fazer melhor e com certeza vai acontecer direito.

Quadrim: Pra finalizar, que recado você daria aos leitores que possam estar indecisos se devem investir no projeto?
Emerson: Bom se tem indecisão é porque tem dúvidas…então façam um contato vem falar conosco, faremos o possível pra esclarecer sobre qualquer ponto.

Queremos que esse projeto além de passar alguma informação histórica, seja principalmente uma fonte de diversão.

Ajude a esses aventureiros a partirem nessa emocionante aventura… ” Em Busca de Ganga Zumba”.

quadrim_entrevista_emerson_costa_em_busca_de_gangazumba_sketch

O antecessor de Zumbi, pronto pra ser encontrado, #Tropa! Caso queira partir nessa busca, basta clicar na imagem abaixo e contribuir! A partir de R$ 20,00 você receberá um exemplar caso o projeto atinja os 100% e o prazo para contribuir é até 31 de outubro de 2016!

quadrim_entrevista_emerson_costa_em_busca_de_gangazumba_logo

Equipe Quadrim

Nerds e Apaixonados por cinema, séries de TV, animação, games e, especialmente, quadrinhos; os membros da Quadrim se reúnem aqui pra dar sua opinião, mesmo sem ninguém pedir, sobre todos os assuntos que fazem parte desse maravilhoso mundo.

Facebook Twitter 

Comentários

comentários


Esse espaço é destinado aos visitantes da Quadrim para interagir entre si e com os membros da equipe. Não é necessário realizar login, basta informar nome e e-mail. Pedimos a todos que se expressem com respeito e cordialidade, evitando ofensas gratuitas e palavras de baixo calão.

A Quadrim não se responsabiliza pelas opiniões postadas nesse espaço por seus visitantes, mas solicita a todos que se utilizem de sua liberdade de expressão com a devida atenção às regras normais de convívio social. Os comentários estão sujeitos a moderação no caso de descumprimento dessas instruções.


One thought on “Quadrim Entrevista - Em Busca de Ganga Zumba

  1. Ariane Motta|

    Muito bom projeto
    Parabéns
    Gostei demais. Que esse projeto abra a porta para muitos outros no mesmo formato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.



Konami Easter Egg by Adrian3.com