Quadrim Entrevista - Exu o Guardião

You are here: Home » Quadrim Entrevista (Post) » Quadrim Divulga - Catarse » Quadrim Entrevista – Exu o Guardião

Super-heróis brasileiros tem futuro, #TropaQuadrimcast? A discussão é enorme e passa por pré-conceitos, complexos, posturas firmes… Mas neste QUADRIM ENTREVISTA descobrimos um novo super-herói com caraterísticas bem brasileiras! Batemos um papo com FLAVIO GIMENES, autor do projeto EXU – O GUARDIÃO!

Quadrim: Flavio, somos gratos por nos conceder esta entrevista. A gente sempre começa uma entrevista com um “estreante” no site com a famosa pergunta: como você se tornou fã de quadrinhos?
Flavio: Tenho 44 anos, então meu contato com quadrinhos se deu na década de 90, principalmente com os X-Men de Chris Claremont. Tive também outras revistas preferidas, como Hulk e Homem-Aranha. Sempre Marvel. Havia também um RPG chamado “Marvel Super Heroes“, e foram inúmeros os heróis que criamos para jogar.

Quadrim: E no seu caso, essa paixão o levou a ser roteirista de uma HQ. Que tipo de preparação você fez pra escrever o roteiro de “Exú – O Guardião”?
Flavio: Nunca tinha pensado em ser roteirista, muito menos de quadrinhos. Mas histórias novas sempre vem às nossas cabeças, faz parte da humanidade criar roteiros, mesmo que eles não se tornem realidade. Quando a ideia de transformar um exu guardião em super-herói me ocorreu já comecei a imaginar uma história, ambiente, personagens etc. Senti que seria uma ótima oportunidade de explicar o verdadeiro trabalho dos exus para uma audiência não familiarizada com os livros espíritas que tratam do tema. Seria uma maneira lúdica apresentar entidades que, por um sincretismo errado com o diabo cristão, hoje são temidas ao invés de admiradas.

Quadrim: Para essa obra você conta com a arte de Nando Motta, como surgiu a parceria?
Flavio: Conheci o Nando há algum tempo atrás através de outros amigos, mas como músico. Quando perguntei quem conhecia um bom ilustrador seu nome veio, e foi uma surpresa conhecer seu trabalho, pois é muito bom. O Nando consegue fazer vários estilos, e não foi difícil encontrar um que encaixasse no personagem.

Quadrim: Uma das características que você cita no projeto é a inspiração nos traços do Mike Mignola, porque você considera esse estilo o mais indicado para a obra?
Flavio: Não queríamos o estilo clássico de super-herói, como o traço do Jim Lee. Adoro o trabalho dele, mas a temática me parecia muito diferente para ser tratada da mesma maneira que tantos outros heróis. Gosto muito do trabalho do John Romita Jr, com o Demolidor e o Kick-Ass, e claro do Mike Mignola com o Hellboy. São dois gênios, conseguem colocar uma personalidade única nos desenhos, trazem algo diferente para a mesa.

Quadrim: “Exu – O Guardião” tem um ar de “super herói” mas mesclado à crença da Umbanda e Espiritismo. Como conciliar tudo isso?
Flavio: A pergunta na verdade deveria ser invertida, pois os exus existem, pelas minhas crenças. São seres como nós, só que desencarnados, que exercem um trabalho de proteção no plano astral, como policiais. A questão é por que apresentá-los como um super-herói, e esta me pareceu a melhor maneira de atrair o olhar para a história. Mas tem que ser trabalhado com cuidado, de maneira que apresente o trabalho deles envolvendo o leitor, sem modificar a essência do que eles fazem.

Quadrim: Mexer com religiões, seja qual a forma de arte, sempre incorre em algum risco. O que você levou em consideração antes de decidir por adentrar esses temas na história?
Flavio: É uma responsabilidade grande falar de um tema delicado. Por isso estudo e tento conhecer ao máximo sobre o tema, de forma a representar o melhor possível os exus e alcançar o objetivo de desmistificá-los, de tirá-los das nossas sombras.

Quadrim: Uma das suas recompensas é interessante, tornar o apoiador sócio do personagem, com direito a royalties. Como teve essa ideia?
Flavio: Trabalhei na área de licenciamento e vi a força financeira que pode ter um personagem. Como disse, meu objetivo principal é apresentar o trabalho dos exus, e começa com a concretização da revista. Sem ela não há personagem. Então nada mais justo que alguém que realmente faça a diferença nesta construção inicial se torne sócio.

Quadrim: Quem já apoiou, o que pode esperar do álbum?
Flavio: Uma história completamente diferente do que conhecemos como um super-herói. Estamos trabalhando com duas dimensões, mundo físico e mundo astral. Temos muitos um universo rico para mostrar.

Quadrim: Pra finalizar, que recado você daria aos leitores que possam estar indecisos se devem investir no projeto?
Flavio: Que tentem vencer seus preconceitos. Estamos em uma época de aprender a ver o outro além da forma, de olhar para suas ações, que é o mais importante. É isto que quero ensinar sobre os exus, que suas ações para o bem importam mais do que a maneira que eles se apresentam.

Uma ideia muito interessante que vale a pena ser publicada, Tropa! Se quiser ter essa obra em suas mãos, basta clicar na imagem abaixo e contribuir! A partir de R$ 15,00 (bem barato) você receberá um exemplar caso o projeto atinja os 100% e o prazo para contribuir é até 10 de março de 2017! Ajude o personagem do Flavio a combater o mal!

Equipe Quadrim

Nerds e Apaixonados por cinema, séries de TV, animação, games e, especialmente, quadrinhos; os membros da Quadrim se reúnem aqui pra dar sua opinião, mesmo sem ninguém pedir, sobre todos os assuntos que fazem parte desse maravilhoso mundo.

Facebook Twitter 

Comentários

comentários


Esse espaço é destinado aos visitantes da Quadrim para interagir entre si e com os membros da equipe. Não é necessário realizar login, basta informar nome e e-mail. Pedimos a todos que se expressem com respeito e cordialidade, evitando ofensas gratuitas e palavras de baixo calão.

A Quadrim não se responsabiliza pelas opiniões postadas nesse espaço por seus visitantes, mas solicita a todos que se utilizem de sua liberdade de expressão com a devida atenção às regras normais de convívio social. Os comentários estão sujeitos a moderação no caso de descumprimento dessas instruções.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.



Konami Easter Egg by Adrian3.com