Quadrim Entrevista - Histórias em Quadrinhos na Educação

You are here: Home » Quadrim Entrevista (Post) » Quadrim Divulga - Catarse » Quadrim Entrevista – Histórias em Quadrinhos na Educação

Hora de aprender, #TropaQuadrimcast! Num QUADRIM ENTREVISTA especial, falamos sobre um projeto no Catarse que é educativo, mas fortemente calcado na nona arte! Conversamos com FÁBIO PAIVA, que fala mais sobre sua obra HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA EDUCAÇÃO!

Quadrim: Fábio, em primeiro lugar agradecemos a você por nos conceder esta entrevista. Como é sua “estreia” aqui no Quadrim, começamos com a nossa pergunta de praxe: como você se tornou um fã de quadrinhos?
Fábio: Eu que agradeço pelo convite!

Quando criança eu lia os quadrinhos do meu irmão mais velho, os formatinhos da Marvel. Gostava muito das lutas entre Hulk e Coisa! Quando comecei a trabalhar (aos 13 anos) eu comprei minha primeira revista mensal: Batman. E não parei mais.

Quadrim: O seu projeto “Histórias em Quadrinhos na Educação” na verdade é uma mistura de um livro teórico como quadrinhos. Como surgiu a ideia de fazer esse livro?
Fábio: Esse será meu segundo livro sobre o tema (também já escrevi “Educação e Violência nas HQs de Batman“, em 2013 e que será relançado na CCXP), além de participar de algumas coletâneas escrevendo sobre Quadrinhos e Educação. Eu estudo essa relação há mais de 8 anos e foi o tema tanto do meu mestrado quanto do meu doutorado. Esse novo livro reunirá parte da minha tese de doutorado e materiais inéditos.

A ideia de colocar HQs para dentro de um livro teórico não é nova, já existem alguns como o Scott McCloud e também o pesquisador Nick Sousanis. É algo que chama atenção e que facilita muito a comunicação, espero que dê certo e também espero poder usar mais vezes dessa estratégia.

Quadrim: Você é professor da UFPE e pesquisa sobre o assunto há 8 anos. Quais peculiaridades você já viu nesse tempo no uso de HQs na educação?
Fábio: Eu uso a estratégia de aplicar os quadrinhos na educação há mais de 10 anos, no último semestre utilizei com minhas turmas da graduação em Pedagogia da UFPE e foi bem legal. O que tenho visto é a confirmação de muitas pesquisas, pois realmente os resultados nas práticas educativas são muito mais interessantes. Quem é que não gosta de Quadrinhos, né?

Quadrim: O livro contará com o manual “Como Usar HQs na Educação”, que será a parte do livro em quadrinhos. Quem vai participar desse manual?
Fábio: O “manual” terá 10 dicas básicas para se usar Quadrinhos em sala de aula. Eu fiz os roteiros e as ilustrações estão sendo feitas por vários e várias artistas. Além disso o livro terá um Prólogo contando minha trajetória no doutorado até terminar a pesquisa e também um prefácio em quadrinhos (feito pelo professor Bruno Alves).

Quadrim: A obra sairá sob o selo da editora Quadro a Quadro, como foi o contato com eles?
Fábio: A editora Quadro a Quadro já realizou muitos trabalhos em Quadrinhos, inclusive ganhando o HQMix. O Lucas e o Guido são amigos dos Quadrinhos e já haviam sinalizado a intenção de fazer algo na área de educação, aí foi só juntar a fome com a vontade de comer! Será o primeiro trabalho teórico da QaQ e eu terei esse privilégio.

Quadrim: O objetivo é publicar o livro a tempo pra CCXP Tour. No que você considera que um evento desses pode influenciar o uso das Hqs na educação?
Fábio: O objetivo é esse mesmo! Vamos estar na CCXP os 4 dias para alcançar o maior número de pessoas. Estou com uma mesa no Artist Alley e pretendo ficar a disposição para conversa e trocar experiências, além de vender livros!

Acho que o evento potencializa o alcance das ideias, promove o encontro de muita gente interessada no tema e isso ajuda bastante.

Quadrim: Quem já apoiou, o que pode esperar do livro?
Fábio: Pode esperar muita informação sobre o tema, novidades em um livro leve e que pode ajudar na prática.

Quadrim: Pra finalizar, que recado vocês dariam aos leitores que possam estar indecisos se devem investir no projeto?
Fábio: Acredito que a Educação está na vida de todos e se os Quadrinhos também estão na sua vida, você certamente gostará da ideia de juntar os dois.

E aí, membros da Tropa que são educadores (ou gostam do assunto), curtiram? Se quiser ter essa obra em suas mãos, basta clicar na imagem abaixo e contribuir! A partir de R$ 30,00 você receberá um exemplar caso o projeto atinja os 100% e o prazo para contribuir é até 30 de março de 2017!

Equipe Quadrim

Nerds e Apaixonados por cinema, séries de TV, animação, games e, especialmente, quadrinhos; os membros da Quadrim se reúnem aqui pra dar sua opinião, mesmo sem ninguém pedir, sobre todos os assuntos que fazem parte desse maravilhoso mundo.

Facebook Twitter 

Comentários

comentários


Esse espaço é destinado aos visitantes da Quadrim para interagir entre si e com os membros da equipe. Não é necessário realizar login, basta informar nome e e-mail. Pedimos a todos que se expressem com respeito e cordialidade, evitando ofensas gratuitas e palavras de baixo calão.

A Quadrim não se responsabiliza pelas opiniões postadas nesse espaço por seus visitantes, mas solicita a todos que se utilizem de sua liberdade de expressão com a devida atenção às regras normais de convívio social. Os comentários estão sujeitos a moderação no caso de descumprimento dessas instruções.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.



Konami Easter Egg by Adrian3.com