Quadrim Entrevista - Educação para Abolição

You are here: Home » Quadrim Entrevista (Post) » Quadrim Divulga - Catarse » Quadrim Entrevista – Educação para Abolição

Saudações vindas diretamente do século XIX, #TropaQuadrimcast! No QUADRIM ENTREVISTA de hoje conversamos sobre um projeto no Catarse que levou mais de 100 anos pra ser feito… Ou quase isso! Falamos com THIAGO MODENESI, autor do projeto EDUCAÇÃO PARA ABOLIÇÃO: CHARGES E HQs NO 2º REINADO que está no Catarse!

Quadrim: Thiago, agradecemos a você por nos conceder esta entrevista. Como já entrevistamos você sobre o projeto Estudando Quadrinhos Peruanos, vamos pular as perguntas de praxe e falar sobre seu projeto anterior… Em sua opinião, o que fez o projeto não ser financiado?
Thiago: Eu que agradeço a oportunidade, veja só…o Catarse ainda não conseguiu ser um espaço consolidado para livros teóricos de quadrinhos, veja que esse segundo projeto nosso já se trata de um livro impresso, por isso obteve êxito. O primeiro é um material excelente, fruto da dissertação de Mestrado da professora Rosa Alicia Casella, o publicaremos de outra forma. Além disso, o mesmo foi ao ar ao mesmo tempo que outro projeto teórico de HQ, o que dificultou mais ainda.

Quadrim: Agora você está usando o Catarse para lançar uma segunda edição de sua obra que ganhou o HQMix, “Educação para abolição – charges e histórias em quadrinhos no Segundo Reinado do Brasil”. Por que se decidiu pelo uso do Catarse?
Thiago: Sou muito fã das possibilidades do Catarse, acho uma ferramenta extremamente participativa, até agora o nosso projeto já teve colaborações de mais de 10 estados brasileiros, permite divulgar por todo território nacional nossa pesquisa, amplia possibilidades e democratiza a publicação de novos projetos nas mais diversas áreas, ainda que não tenha se consolidado nos livros teóricos de HQs, como já comentei na resposta anterior.

Quadrim: Falemos um pouco de “Educação para Abolição”. Como citado a obra ganhou o HQMix 2012 de Melhor Dissertação de Mestrado, mas como surgiu a ideia de basear sua dissertação nesse assunto?
Thiago: Meu orientador na época, o professor Edilson Fernandes de Souza, queria que tratássemos da escravidão no Brasil, propus a ele o link com os trabalhos de Agostini, em particular a Revista Illustrada, ele não é da área e ficou encantado com as possibilidades ali contidas. Pensei em promover o debate em como os desenhos presentes na obra de Agostini teriam sido fundamentais para o enraizamento dos ideais abolicionistas numa sociedade em que a grande maioria era analfabeta, disso desdobrei para a análise das possibilidades educacionais da obra e de toda a evolução da Revista Illustrada no Segundo Reinado dialogando com os abolicionistas e liberais do período.

Quadrim: A obra fala dos quadrinhos da época do Segundo Reinado, em especial o autor Angelo Agostini. Quão difícil foi angariar informações dos quadrinhos dessa época?
Thiago: Quando escrevi a dissertação precisei recorrer a um arquivo digitalizado realizado pela Unicamp, ainda em CD nesse momento, não foi fácil. Além da pesquisa na Biblioteca Nacional e exemplares adquiridos via internet. Hoje tudo ficou mais simples, refiz na segunda edição do livro toda a digitalização das imagens. Destaco também o papel da Hemeroteca Nacional que digitalizou não só a Revista Illustrada mas também várias revistas clássicas do Brasil, uma fonte de pesquisa e de acesso diferenciada da memória do que o nosso país já editou.

Quadrim: A segunda edição de “Educação para Abolição” vem “revisada e ampliada”, quais as novidades em relação à primeira edição?
Thiago: Refizemos toda a digitalização das imagens, adicionamos várias ilustrações novas que não constaram na primeira edição reunidas como um apêndice que não existia na primeira, inclusive o texto publicado pela Revista no dia seguinte da abolição da escravatura no Brasil. Vários dos desenhos nunca haviam sido republicados até hoje.

Quadrim: Quem já apoiou e vai receber, o que pode esperar do livro?
Thiago: Uma obra feita com muita pesquisa, dedicação e carinho pela história do Brasil e pelas histórias em quadrinhos. Com Educação para Abolição junto minha área de estudo (a História e a Educação) com o meu vício, a pesquisa e leitura dos quadrinhos. Tivemos muito cuidado com essa edição, em breve vamos começar a trabalhar na publicação de minha tese de doutorado, essa discute a Revista Illustrada na República.

Quadrim: Pra finalizar, que recado você daria aos leitores que possam estar indecisos se devem investir no projeto?
Thiago: Contribua com a ampliação das publicações teóricas sobre HQs no Brasil! Saiba que apoiando nosso projeto você participa da consolidação da nona arte enquanto não só uma expressão artística, mas também como uma ciência. Também destaco que apoiando nosso projeto você terá acesso a todo um conjunto de materiais de Agostini nunca antes republicados e que nunca haviam sido analisados pelo viés da educação. Contribua nos quinze dias que nos restam.

Um tratado sobre o começo dos quadrinhos no Brasil, Tropa! Se quiser ter essa obra em suas mãos (garantido pois o projeto é do tipo Flexível), basta clicar na imagem abaixo e contribuir! A partir de R$ 35,00 você receberá um exemplar garantido e o prazo para contribuir é até 09 de julho de 2017!

Equipe Quadrim

Nerds e Apaixonados por cinema, séries de TV, animação, games e, especialmente, quadrinhos; os membros da Quadrim se reúnem aqui pra dar sua opinião, mesmo sem ninguém pedir, sobre todos os assuntos que fazem parte desse maravilhoso mundo.

Facebook Twitter 

Comentários

comentários


Esse espaço é destinado aos visitantes da Quadrim para interagir entre si e com os membros da equipe. Não é necessário realizar login, basta informar nome e e-mail. Pedimos a todos que se expressem com respeito e cordialidade, evitando ofensas gratuitas e palavras de baixo calão.

A Quadrim não se responsabiliza pelas opiniões postadas nesse espaço por seus visitantes, mas solicita a todos que se utilizem de sua liberdade de expressão com a devida atenção às regras normais de convívio social. Os comentários estão sujeitos a moderação no caso de descumprimento dessas instruções.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.



Konami Easter Egg by Adrian3.com