Quadrim Entrevista - Pelica+Felpudo

You are here: Home » Quadrim Entrevista (Post) » Quadrim Divulga - Catarse » Quadrim Entrevista – Pelica+Felpudo

Miau, #TropaQuadrimcast! Não, não é um dossiê da Mulher Gato, da Gata Negra ou do Garfield! O QUADRIM ENTREVISTA de hoje é sobre um projeto no catarse que tem como personagens dois felinos muito fofos e “aquarelados”! Pra conta mais deles, conversamos com CARLA PILLA, a dona de PELICA+FELPUDO!

Quadrim: Carla, primeiramente obrigado por nos conceder esta entrevista. Nós sempre começamos perguntando: como você se tornou fã de quadrinhos?
Carla: Eu é que agradeço de montão o convite da Equipe Quadrim!

Quando pequena, eu era uma devoradora de gibis da Turma da Mônica… Aprendi a ler com Mauricio de Sousa. Depois vieram Calvin e Haroldo, que até hoje são uma grande inspiração. E Asterix e Mafalda, que eu ainda não entendia muito bem mas já me encantavam. No final da adolescência, fui apresentada para os quadrinhos mais adultos de Neil Gaiman, Frank Miller, Manara, e me apaixonei também pelas ilustrações mais artísticas das páginas.

Na hora de criar, volto ao humor leve e inocente da minha infância.

Quadrim: E como essa paixão por HQs se tornou paixão por fazer HQs?
Carla: Eu já trabalhava como ilustradora de livros infantis há um tempo, e estava com uma coceirinha de criar minhas próprias histórias, experimentar o humor. Trabalhava em home-office com meus gatos, que eram assistentes muito preguiçosos… sempre mastigando os pincéis e deitando sobre o notebook. Como musos-inspiradores eles se tornaram bem mais úteis!

Foi um caminho natural buscar inspiração neles, que são meu dia-a-dia e paixão.

Quadrim: Você publicava suas tirinhas no site Filé de Gato mas resolveu concentrar a publicação no Face. Qual a razão para essa estratégia?
Carla: O Filé de Gato existe há sete anos, então já passou por várias etapas em sua vida online – blogs, twitter, site próprio… De uns dois anos para cá, vi que o Face do Filé estava sendo mais acessado que o site. Achei mais simples concentrar tudo em um só local em vez de replicar e acompanhar a mesma publicação em vários lugares, até porque já administro também meu próprio perfil, meu portfólio… estava ficando louca!

Mas recentemente, depois de muito resistir, nos rendemos ao instagram também. Nos achem lá! 🙂

Quadrim: Falando sobre “Pelica + Felpudo”, é o seu segundo livro de tirinhas (o primeiro é o “Filé de Gato”). Por que resolveu lançá-lo via Catarse?
Carla: O primeiro livro do Filé de Gato foi lançado em 2013, antes da crise das editoras. Hoje está um pouco mais difícil publicar pelo caminho editorial tradicional, e ao mesmo tempo o crowdfunding está mais popularizado. Gosto dessa proposta menos vertical e mais colaborativa, e há horas tinha vontade de testar o formato “financiamento coletivo”. Quero que as pessoas se envolvam com o projeto.

Quadrim: Caso a obra seja financiada, 10% do valor será revertido à uma instituição protetora dos animais. Como veio essa ideia?
Carla: Pelica e Felpudo foram adotados quando filhotes, com o auxílio de uma entidade de apoio aos animais em Porto Alegre. Já fazem alguns anos que colaboro com esta ONG e, mais recentemente, também com um abrigo de cavalos que sofreram maus tratos. As próprias tiras que faço buscam, de forma sutil, ajudar a conscientizar sobre adoção, preconceito e responsabilidades sobre nossos peludos. Com a doação de parte do valor do livro a uma instituição protetora de animais, quero poder ajudar um pouquinho mais!

Quadrim: no caso, a entidade será escolhida através de votação de apoiadores, por que decidiu por esse formato?
Carla: São tantas as entidades que precisam e merecem a nossa ajuda… vi que para mim seria impossível escolher. E como já falei acima, gosto de formatos colaborativos: quero que as pessoas se envolvam nessa escolha.

Quadrim: Após o fim da captação, o projeto sendo ou não financiado, quais os próximos planos?
Carla: Em paralelo com o novo livro Pelica+Felpudo, estou trabalhando em um jogo de cartas do Filé de Gato para crianças, com os personagens aprontando em diversos lugares do Brasil. Foi um convite muito bacana de uma empresa de jogos e brinquedos educativos que trabalha com a valorização da cultura e belezas naturais brasileiras. Em breve vou poder contar mais.

Quadrim: Quem já apoiou, o que pode esperar do livro?
Carla: Páginas e páginas de muita travessura felina em aquarelas caprichadas!!

Quadrim: Pra finalizar, que recado você daria aos leitores que possam estar indecisos se devem investir no projeto?
Carla: O projeto está na reta final e precisa do seu apoio para atingir a meta.

Se você apoiar, o livro tem mais chances de ser produzido, e você ainda vai receber o livro e recompensas bacanudas em primeira mão, no conforto do seu lar e por um valor abaixo do que será comercializado depois nas livrarias… além de estar ajudando animais de rua ou abrigos. E se por acaso não atingirmos a meta, no final da campanha o Catarse devolve todo seu dinheiro. Então…

Apoie os quadrinhos nacionais! Aprecie as artes! Ajude os animais! Ganhe uma vida mais ronronante!

Ajude este projeto a “ronronar” até suas mãos, Tropa! Se quiser ver este livro sendo produzido, basta clicar na imagem abaixo e contribuir! A partir de B$ 40,00 você receberá um exemplar caso o projeto atinja 100% e o prazo para contribuir é até 14 de julho de 2017!

Equipe Quadrim

Nerds e Apaixonados por cinema, séries de TV, animação, games e, especialmente, quadrinhos; os membros da Quadrim se reúnem aqui pra dar sua opinião, mesmo sem ninguém pedir, sobre todos os assuntos que fazem parte desse maravilhoso mundo.

Facebook Twitter 

Comentários

comentários


Esse espaço é destinado aos visitantes da Quadrim para interagir entre si e com os membros da equipe. Não é necessário realizar login, basta informar nome e e-mail. Pedimos a todos que se expressem com respeito e cordialidade, evitando ofensas gratuitas e palavras de baixo calão.

A Quadrim não se responsabiliza pelas opiniões postadas nesse espaço por seus visitantes, mas solicita a todos que se utilizem de sua liberdade de expressão com a devida atenção às regras normais de convívio social. Os comentários estão sujeitos a moderação no caso de descumprimento dessas instruções.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.



Konami Easter Egg by Adrian3.com