Quadrim Entrevista - O Monstro: A Casa no Fim da Rua

You are here: Home » Quadrim Entrevista (Post) » Quadrim Divulga - Catarse » Quadrim Entrevista – O Monstro: A Casa no Fim da Rua

Tem um Monstro embaixo das suas camas, #TropaQuadrimcast… Mas fiquem tranquilos, ele é bonzinho! E é sobre ele que vamos falar neste QUADRIM ENTREVISTA pois temos a ilustre presença de FÁBIO COALA, autor do projeto O MONSTRO: A CASA NO FIM DA RUA que está no Catarse!

Quadrim: Coala, primeiramente obrigado por nos conceder esta entrevista. Como é sua primeira vez no site, nós sempre começamos perguntando: como você se tornou fã de quadrinhos?
Coala: Acho que, como grande parte dos brasileiros, aprendendo a ler com a Turma da Mônica.

Quadrim: Apesar de ser sua primeira entrevista, podemos considerar você um “veterano” do Catarse, já que é seu 3o projeto (e todos bem-sucedidos). Quais lições dos dois projetos anteriores ajudaram a fazer este?
Coala: Financiar um projeto já trás uma base de possíveis apoiadores para o próximo, por isso a qualidade do livro e a entrega no prazo são tão importantes. Outra coisa é que você aprende a calcular melhor o custo produção/envio. detalhes como colocar um botão de R$ 3 pode aumentar o custo do envio absurdamente. Você também fica especialista em fazer embrulhos pra mandar pelos correios. Esse tempo que você ganha na parte chata é investido na parte divertida que é escrever e desenhar.

Quadrim: Um detalhe interessante é que você se preocupa em limitar as recompensas, mesmo as básicas, para priorizar a qualidade do trabalho. Poderia dizer o porquê dessa atitude?
Coala: Gosto muito do sistema de crowdfunding, já apoiei mais de 80 projetos. Um dos fatores primordiais pra que tudo dê certo é a confiança. Centenas de pessoas confiam que um cara, que elas nunca viram na vida, vai lhes entregar um livro lindo e no prazo prometido. Pra mim, isso é o mais importante. Faço um planejamento e sigo ele à risca.

Quadrim: O seu primeiro projeto (“O Monstro”) além da campanha no Catarse acabou sendo publicado também pela Marsupial (através do selo Jupati). Como foi o processo para ser publicado por eles?
Coala: Eles me procurar logo num evento após o prêmio do troféu HQMix e fizemos um acordo que fosse legal pra gente. Foi uma segunda edição com poucas alterações. Nunca tinha trabalhado com editora e queria ter a experiência. Depois trabalhamos em mais dois livros juntos.

Quadrim: Seu novo projeto “O Monstro – A casa no fim da rua” é com um dos seus personagens mais queridos, o Monstro. Qual foi a história do surgimento do personagem na sua mente?
Coala: Já fiz uma HQ que conta a história na qual me inspirei, mas, resumidamente, ele nasceu na época em que eu era do Corpo de Bombeiros. Na época eu tinha tanto tempo pra desenhar, então escrevia. A primeira história foi escrita em forma de livro e, anos depois, consegui transformá-la numa graphic novel.

Quadrim: Tanto o Monstro quanto seus outros personagens estão no seu site mentirinhas.com. Como tem sido alternar entre fazer webtiras e fazer obras impressas?
Coala: É bem corrido, mas como já faço isso há alguns anos, tenho uma rotina de trabalho pra manter as atualizações diárias e a produção de um livro por ano. Essa rotina e disciplina é imprescindível pra quem quer trabalhar “em casa”.

Quadrim: Após o fim da captação, já que o projeto está garantido, quais os próximos planos?
Coala: Ainda vai levar uns meses. É correria até o fim dos envios. Leio tudo assim que chega, mas só consigo curtir mesmo, algumas semanas depois, quando leio o livro novamente.

Quadrim: Quem já apoiou, o que pode esperar do livro?
Coala: Pra quem conhece O Monstro e as minhas HQs mais densas, sabe que tem bastante emoção envolvida. Apesar de ser a quarta história do Monstro, todas são bem diferentes. “A casa no fim da rua” conta a história de uma adolescente que não é muito sociável, as coisas mudam quando ela conhece dois monstros. Como de costume, abordo assuntos sérios de uma maneira leve. Tem muitas surpresas, diversão e, claro, algumas “lagriminhas”. Nessa história, em especial, tem até um pouquinho de terror, pra quem gosta.

Quadrim: Pra finalizar, que recado você daria aos leitores que possam estar indecisos se devem investir no projeto?
Coala: Vai lá no mentirinhas.com.br e procure as histórias do Monstro pra ter uma ideia. Pra quem gostou do primeiro livro, este é imperdível. É o meu terceiro projeto no catarse e tenho orgulho de ter entregue os outros dois no prazo, com uma ótima qualidade e com brindes extras pra todo mundo. Quanto a história em si, todo dando o meu melhor pra tocar o coração de quem ler.

Então ajude esse Monstro e contribua, Tropa! Se quiser ter essa obra em suas mãos, basta clicar na imagem abaixo e contribuir! A partir de B$ 38,00 você receberá um exemplar garantido (isso se as recompensas não acabarem!) e o prazo para contribuir é até 15 de julho de 2017!

Equipe Quadrim

Nerds e Apaixonados por cinema, séries de TV, animação, games e, especialmente, quadrinhos; os membros da Quadrim se reúnem aqui pra dar sua opinião, mesmo sem ninguém pedir, sobre todos os assuntos que fazem parte desse maravilhoso mundo.

Facebook Twitter 

Comentários

comentários


Esse espaço é destinado aos visitantes da Quadrim para interagir entre si e com os membros da equipe. Não é necessário realizar login, basta informar nome e e-mail. Pedimos a todos que se expressem com respeito e cordialidade, evitando ofensas gratuitas e palavras de baixo calão.

A Quadrim não se responsabiliza pelas opiniões postadas nesse espaço por seus visitantes, mas solicita a todos que se utilizem de sua liberdade de expressão com a devida atenção às regras normais de convívio social. Os comentários estão sujeitos a moderação no caso de descumprimento dessas instruções.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.



Konami Easter Egg by Adrian3.com