Quadrim Entrevista - Artbook 54

You are here: Home » Quadrim Entrevista (Post) » Quadrim Divulga - Catarse » Quadrim Entrevista – Artbook 54

Olá leitores e seguidores e membros da #TropaQuadrimcast! No QUADRIM ENTREVISTA de hoje conversamos com uma lenda dos quadrinhos, um veterano de mais de 30 anos de carreira com um baita projeto no Catarse… Leiam nosso bate-papo com OCTAVIO CARIELLO, autor do projeto ARTBOOK 54!

Quadrim: Octavio, estamos gratos por nos conceder esta entrevista. Como é sua primeira vez no site, vamos começar com a nossa pergunta padrão: como você se tornou fã de quadrinhos?
Octavio: Desde criança, ler era uma atividade comum lá em casa; tínhamos, eu e meu irmão, Sergio (que também desenha HQs), à disposição livros, revistas, dicionários e enciclopédias. Nossos pais nunca nos impediram de comprar e ler gibis, fechando o ciclo de possibilidades de leituras àquela época. Li de quase tudo e fiquei fã de muita coisa, inclusive HQs.

Quadrim: Falando sobre seu “Artbook 54”, por que decidiu lançá-lo via Catarse?
Octavio: Porque o Catarse me permite acesso a um público leitor especializado, gente que sabe exatamente o que quer.

Quadrim: Seu projeto anterior, “Miragem”, infelizmente não conseguiu atingir a meta, mas que lições da campanha anterior serviram para fazer esta nova?
Octavio: Nunca mais entrar num projeto “tudo ou nada”! Como apoiador de outros projetos de crowd-funding, posso afirmar que é muito frustrante receber o dinheiro de volta de uma campanha que tenha criado tanta expectativa.

Quadrim: Um dos detalhes do “Artbook 54” é q ele é uma campanha Flexível, garantido o retorno de quem colaborar. Por que optou por esse formato?
Octavio: Pra poder garantir que o livro saia, não importando quantos apoiadores ele venha a ter, diminuindo a ansiedade de quem financia e de quem é financiado.

Quadrim: Uma outra característica interessante é ele ser bilíngue. Você considera crucial para os autores nacionais pensarem em lançar suas obras também em outras línguas?
Octavio: Autores com obras compostas de imagens não precisam se preocupar com a língua usada nos poucos textos. Com trabalhos em que os textos são importantes à compreensão do contexto, acredito ser, sim, crucial o uso de pelo menos uma outra língua que permita atingir um público maior; inglês, minha segunda língua, me abre possibilidades de alcance inimagináveis. Dá um pouco mais de trabalho, mas vale o esforço.

Quadrim: O artbook mistura artes inéditas, antigas e “retrabalhos”. Com seus mais de 30 anos de carreira, como foi fazer a seleção do que entraria?
Octavio: Hahahahaha. Uma coisa muito caótica, mas muito baseada na ideia do gosto pessoal, da relevância histórica e do emprego da técnica, nesta ordem de prioridade.

Quadrim: Após o fim da captação, com o projeto sendo publicado, quais os planos futuros? Quais novas obras já estão “no forno”?
Octavio: Carlos Bizarro e eu temos a continuação de Portais (que foi desenhado por Pietro Antognioni e foi financiado em 2014) pra lançar no segundo semestre deste ano e já estou planejando um segundo volume de artbook (acho artbook menos pedante do que livro de arte, por isso em inglês, mesmo) pra 2018 ou 2019.

Quadrim: Quem já apoiou, o que pode esperar do livro?
Octavio: Eu espero que o livro valha cada centavo investido e que ele possa ser folheado e refolheado muitas e muitas vezes, sem envelhecer muito rapidamente.

Quadrim: Pra finalizar, que recado você daria aos leitores que possam estar indecisos se devem investir no projeto?
Octavio: Ô, tá esperando o quê, pra financiar um livro com 120 páginas em cores, cheio de descobertas bacanas pra serem feitas?! Vai lá no catarse!!

Curte o trabalho desse monstro das HQs, Tropa? Se sim (ou se quiser conhecer o trabalho dele) basta clicar na imagem abaixo e contribuir! A partir de R$ 40,00 (ou R$30,00 se você pegar em algum evento) você receberá um exemplar garantido (já que a campanha é FLEXÍVEL) e o prazo para contribuir é até 27 de julho de 2017!

Equipe Quadrim

Nerds e Apaixonados por cinema, séries de TV, animação, games e, especialmente, quadrinhos; os membros da Quadrim se reúnem aqui pra dar sua opinião, mesmo sem ninguém pedir, sobre todos os assuntos que fazem parte desse maravilhoso mundo.

Facebook Twitter 

Comentários

comentários


Esse espaço é destinado aos visitantes da Quadrim para interagir entre si e com os membros da equipe. Não é necessário realizar login, basta informar nome e e-mail. Pedimos a todos que se expressem com respeito e cordialidade, evitando ofensas gratuitas e palavras de baixo calão.

A Quadrim não se responsabiliza pelas opiniões postadas nesse espaço por seus visitantes, mas solicita a todos que se utilizem de sua liberdade de expressão com a devida atenção às regras normais de convívio social. Os comentários estão sujeitos a moderação no caso de descumprimento dessas instruções.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.



Konami Easter Egg by Adrian3.com