Quadrim Entrevista - Demetrius Dante

You are here: Home » Quadrim Entrevista (Post) » Quadrim Divulga - Catarse » Quadrim Entrevista – Demetrius Dante

Olá leitores e seguidores e membros da #TropaQuadrimcast! Estamos tentando voltar com o site (#reallifeisabitch) e nada melhor que um bom e velho QUADRIM ENTREVISTA! Hoje conversamos ele, uma lenda dos quadrinhos, um veterano da nona arte… Leiam nosso bate-papo com WILL SIDERALMAN, autor do projeto DEMETRIUS DANTE!

Quadrim: Will, obrigado por falar conosco novamente. Como já te entrevistamos, vamos falar sobre Demetrius Dante, o personagem do seu novo projeto. Ele completa 10 anos de existência, o que evoluiu nele nesse período?
Will: Eu que agradeço, é sempre bom estar por aqui e ser lembrado por vocês. Nestes 10 anos meu desenho mudou então isso reflete bastante no visual do personagem. Outra coisa que impactou também na aparência do DD, mas que não tem a ver com o estilo de desenho, é que eu abandonei o visual estereotipado do detetive, ele não usa mais sobretudo nem a blusa de gola alta (cacharrel), agora está mais “leve”, de camisa e calça jeans, bem apropriado ao clima paulistano, já que suas histórias, na maioria, se passam em São Paulo, e a própria cidade passou a ter presença mais forte nas últimas hqs, sendo outra evolução importante.

Quadrim: Você já teve uma outra campanha (juntamente com o Sam Hart, o 2×10!), o que de aprendizado dessa campanha ajudou a formar esta nova?
Will: Tanto a 2X10! quanto a Demetrius Dante é 10, tudo 10, (risos) são campanhas simples, sem muita complicação o objetivo é viabilizar o gibi. Toda campanha que você faz agrega informação e conhecimento que reflete na próxima, no entando, a principal característica nesta nova é que ela é toda minha. Sou eu que decido como as coisas vão caminhar. O Sam foi super parceiro, trabalhamos a campanha do 2×10! em total sintonia, mas quando as coisas estão no meu controle fico mais à vontade. É claro que tenho colaboradores me ajudando, dando opiniões e sugestões mas no final a direção é minha.

Quadrim: Além disso, você e o Cadu Simões tem uma parceria num projeto do Catarse Assinaturas. Como está sendo essa nova empreitada?
Will: Essa é uma ideia antiga do Cadu, juntar o Homem-Grilo dele, com o meu Sideralman. Quando o Catarse abriu esta nova modalidade acreditamos que seria uma boa solução para continuar produzindo as histórias. Por enquanto está devagar, rerere…

Quadrim: Falando agora sobre o volume 3 d’Os Arquivos dos Casos de Demetrius Dante, que é o seu projeto. Como surgiu a ideia desse novo tema, misturando mitologia egípcia ao clima de um detetive particular nos dias de hoje?
Will: Na verdade o tema, mitologia, está bem dentro da essencia primordial do personagem, que foi ampliada com o tempo, mas como as hqs do personagem não seguem exatamente uma ordem cronológica, voltar ao tema não é problema.

Esta hq em particular ficou um tempo de “molho”, ela junta dois elementos que precisavam ser incluídos no universo do personagem, o Derek, criação do Marcio Garcia, que no princípio foi a razão da existência do Demetrius, e Hatshepsut, criada pelo Cadu Simões, a rainha egípcia que ora está encarnada numa gata que mora no apê do DD. A história mostra como ela veio do Egito até Sampa e o elo de ligação é justamente o Derek tanto no passado como no presente da história.

Quadrim: Quais as principais mudanças que você implementou neste volume em relação aos dois primeiros?
Will: Tem duas principais, este gibi novo apresenta uma única hq, um pouco maior que a as publicadas nas edições passadas e nesta história o roteiro é só meu, diferente também das anteriores em que o desenho era meu mas tinham algumas histórias escritas pelos roteiristas que colaboram frequentemente comigo.

Quadrim: Parte desse projeto está disponível no site do Petisco (antes de ser migrado para o projeto do Catarse), porque houve essa mudança de publicação online para impressa?
Will: Esta história está parada no Petisco desde 2014, muito por conta do meu envolvimento com outros projetos, o 2X10!, o Verne & Mauá e o Blefe do Homem Morto, para citar os maiores. Quando decidi retomá-la percebi, ao reler, que algumas coisas precisavam ser ajustadas, principalmente porque o personagem “andou” em outras histórias e elementos mais interessantes apareceram. Não é nada que mude radicalmente, alguns quadros da parte publicada serão refeitos e 12 páginas inéditas entrarão no gibi.

Também uma pequena correção de rumo na trama foi implementada, principalmente por conta do novo final pensado. No meio disso tudo me flagrei dos 10 anos do personagem e pensei que seria um bom motivo para retomar tudo, só que materializando em algo palpável, algo que as pessoas pudessem ter como a marca desta comemoração.

Quadrim: E após o projeto finalizar, quais os próximos planos?
Will: Com certeza promover muito fortemente o gibi, fazendo lançamentos, bate-papos onde for possível, alguns já estão confirmados outros em negociação. Meu foco este ano será vivenciar os 10 anos do Demetrius Dante. Em paralelo, a campanha do Homem-Grilo & Sideralman decolando me ocuparei com isso também. Fora disso, tem uma hq que devo desenhar para ser publicada no segundo semestre, o roteiro não é meu e ainda não está pronto.

Quadrim: Quem já apoiou e vai receber a HQ (já que a campanha é do estilo Flexível), o que pode esperar do livro?
Will: Em termos de projeto gráfico o gibi segue o mesmo padrão dos anteriores, capa colorida (cartonada), miolo em papel couchê impresso na cor azul, grampeado, apesar das hqs serem independentes, eu resolvi deixar tudo padronizado. Quanto a história em si, é uma hq divertida, que é o que eu sempre tento fazer, com as mencionadas 12 páginas inéditas. Como atração extra temos artistas convidados, dois eu já posso revelar — Carlos Gritti e Marcel Bartholo — que já enviaram versões muito bacanas do DD.

Quadrim: Pra finalizar, que recado você daria aos leitores que possam estar indecisos se devem investir no projeto?
Will: Se você não me conhece nem o Demetrius Dante, pode ir no site do Petisco que tem 6 hqs on line para ler gratuitamente, se curtir pode apoiar porque vai encontrar a mesma pegada. Se não conhece, não quer ir ao site mas gostou da ideia e do desenho, como eu disse é divertido e pode apoiar sem medo que dá para ler esta história sem ter lido nada antes. É também uma boa opção de presente para jovens à partir de 16 anos, possibilitando o contato com um material, que por ser publicado de forma independente, não está circulando nos meios tradicionais como as bancas e as livrarias.

Quer ter esse exemplar, Tropa? Se sim basta clicar na imagem abaixo e contribuir! A partir de R$ 15,00 você receberá um exemplar garantido (já que a campanha é FLEXÍVEL) e o prazo para contribuir é até 15 de março de 2018!

Equipe Quadrim

Nerds e Apaixonados por cinema, séries de TV, animação, games e, especialmente, quadrinhos; os membros da Quadrim se reúnem aqui pra dar sua opinião, mesmo sem ninguém pedir, sobre todos os assuntos que fazem parte desse maravilhoso mundo.

Facebook Twitter 

Comentários

comentários


Esse espaço é destinado aos visitantes da Quadrim para interagir entre si e com os membros da equipe. Não é necessário realizar login, basta informar nome e e-mail. Pedimos a todos que se expressem com respeito e cordialidade, evitando ofensas gratuitas e palavras de baixo calão.

A Quadrim não se responsabiliza pelas opiniões postadas nesse espaço por seus visitantes, mas solicita a todos que se utilizem de sua liberdade de expressão com a devida atenção às regras normais de convívio social. Os comentários estão sujeitos a moderação no caso de descumprimento dessas instruções.


One thought on “Quadrim Entrevista - Demetrius Dante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.



Konami Easter Egg by Adrian3.com